Biblioteca

Teses

 

Teses e Dissertações recentemente incorporadas ao acervo

Atualizada em 22 de agosto de 2019.

TítuloAutorAnoÁrea de concentração
Grau
A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidadeAlves, Carmen Lucia Rodrigues2018Psicologia e EducaçãoDoutorado
Conversa ao pé do fogão: subsídios artístico-pedagógicos para a valorização da cultura afro-brasileira na escolaAlves, Luciano Ferreira2019Cultura, Filosofia e História da EducaçãoMestrado
Conhecimento e desejo nas formulações infantisAnacleto, Julia Maria Borges2018Psicologia da EducaçãoDoutorado
Coordenação pedagógica em instituições públicas de educação infantil de São Paulo: formação e profissãoAraujo, Janaina Cacia Cavalcante2018Didática, Teorias de Ensino e Práticas EscolaresDoutorado
"E a gente perguntava também não só quem era a gente, mas o que que a gente tava fazendo ali": a influência do coensino e diálogo cogerativo na formação de professores de línguas - um estudo de caso do PIBID - Inglês Campus X da UNEBAudi, Luciana Cristina da Costa2018Educação, Linguagem e PsicologiaDoutorado
Currículo e prática dos professores de Arte (Fundamental-Anos Finais e Ensino Médio) na rede estadual paulista: possibilidades e limitesBernardes Neto, Pedro2019Psicologia da EducaçãoMestrado
Cartografia da aprendizagem significativa e o ensino de Geografia: técnica de mapeamento conceitual e contribuições para as práticas avaliativasCampêlo, Leandro Fabrício2019Didática, Teorias de Ensino e Práticas EscolaresDoutorado
Perguntas como mediação: apropriação de conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamentalCarvalho, Mariana Sales de Araújo2019Educação Científica, Matemática e TecnológicaMestrado
A dimensão educativa da luta de mulheres por moradia no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de São PauloCarvalho-Silva, Hamilton Harley de2018Sociologia da EducaçãoDoutorado
Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil: a construção de um instrumento de apoio para professores(as) e gestores(as) de escolasCatalani, Érica Maria Toledo2019Estado, Sociedade e EducaçãoDoutorado
Análise da utilização do mapa conceitual com proposições incorretas como instrumento avaliativo em uma sala de aula invertidaCorrêa, Ronise Ribeiro2018Ensino de Ciências e MatemáticaDoutorado
A(r)riscar-se: o estilo na escrita de criançasCosta, Renata de Oliveira2019Educação, Linguagem e PsicologiaDoutorado
As escolas privadas da periferia de São Paulo: uma análise desde a colonialidade do poder à brasileiraDantas, Adriana Santiago2018Sociologia da EducaçãoDoutorado
O "desvio da rota" na política de Educação Profissional: uma análise do processo de construção e da oferta pública e privada do PronatecDrabach, Neila Pedrotti2018Estado, Sociedade e EducaçãoDoutorado
A psicologia, a educação e as homossexualidades: o Normal e o patológico nas produções discursivas das revistas Boletim de Psicologia, Revista Brasileira de Psicanálise e Cadernos de Pesquisa nas décadas de 1970 e 1980Eddine, Eder Ahmad Charaf2018Psicologia e EducaçãoDoutorado
Entre o Jardim Ângela e o Capão Redondo: um estudo sobre formação de consciência histórica e conflitosFarat Júnior, Luiz Carlos2018Didática, Teorias de Ensino e Práticas EscolaresMestrado
Milagre em Monte Santo: a fundação da Escola Agrícola do SertãoFazio, Denizart Busto de2019Filosofia e EducaçãoMestrado
A documentação pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico: o caso do Observatório da Cultura Infantil - OBECIFochi, Paulo Sergio2019Didática, Teorias de Ensino e Práticas EscolaresDoutorado
Alteridade e o ensino de MatemáticaGomes, Lígia Baptista2018Ensino de Ciências e MatemáticaMestrado
Do encontro entre as práticas teatrais e a educação: uma releitura da constituição do teatro infantil brasileiroGomes, Sidmar Silveira2018EducaçãoDoutorado
Políticas de cooperação intergovernamental e desigualdades na educação brasileiraGrinkraut, Ananda2019Estado, Sociedade e EducaçãoDoutorado
Literatura infantil e o politicamente correto: dimensões éticas, estéticas e mercadológicasIchilevici, Vita2019Educação, Linguagem e PsicologiaMestrado
Formação de professores especializados: avaliação, planejamento e acompanhamento do desenvolvimento educacional de estudantes com surdocegueiraIkonomidis, Vula Maria2019Educação e Ciências SociaisDoutorado
Crenças e expectativas sobre ensinar/aprender a ser professor de língua estrangeira (representações de graduandos, formadores e agentes governamentais: o caso da formação docente inicial na Unifesspa)Kinoshita, Luciana2018Educação, Linguagem e PsicologiaDoutorado
A interface entre educação especial e educação do campo em uma escola municipal do interior paulista: um estudo de casoLozano, Daniele2019Educação EspecialDoutorado
Escola que inclui, cidade que educa: apropriações do Programa Mais Educação em uma escola na periferia de São PauloManganotte, Marina Braguini2018Psicologia e EducaçãoMestrado
Movimentos sociais em defesa da infância: od Fóruns de Educação Infantil e suas incidências nas políticas públicas no BrasilMaudonnet, Janaina Vargas de Moraes2019Estado, Sociedade e EducaçãoDoutorado
Portfólios de produção textual na escola: relações sujeito-escrita e sujeito-instituiçãoMoraes, Luiza Guimarães de2019Educação, Linguagem e PsicologiaMestrado
Grupos que pesquisam sobre formação de professores e educação a distância no Brasil: um retratoNascimento, Jean Lopes Ordéas2019Didática, Teorias de Ensino e Práticas EscolaresMestrado
Caminhar, fotografar, desenhar: experiências com crianças na Praça da República (SP)Neiman, Lilith2019Estado, Sociedade e EducaçãoMestrado
Análise do planejamento de uma atividade educativa sobre a controvérsia da vacina contra o HPV a luz da Teoria Antropológica do DidáticoOliveira, Adriano Dias de2019Ensino de Ciências e MatemáticaDoutorado
Brincadeira dos bebês em contexto de creche: a explicitação de uma pedagogiaOliveira, Alessandra Giriboni de2019Formação, Currículo e Práticas PedagógicasMestrado
Pura alegria, acredita que acontece!: infância, identidades negras e educação na escola de samba Camisa Verde e Branco - SPPaula, Roberta Cristina de2019Cultura, Filosofia e História da EducaçãoDoutorado
A música, linguagem tradutora: a Nota Azul e outros matizesPereira, Fernanda Keli2018Psicologia e EducaçãoMestrado
Formação permanente freireana: análise de políticas e práticas de formação de professores de EJA na DRE Pirituba-Jaraguá (SP)Pinto, Fernanda Corrêa Quatorze Voltas Saul2019Estado, Sociedade e EducaçãoDoutorado
Do encontro arte-museu-educação: uma perspectiva arqueogenealógicaPrates, Adriana Pedrassa2019Cultura, Filosofia e História da EducaçãoDoutorado
Currículo do ensino médio integrado da IFMG: a partitura, a polifonia e os solos da Educação FísicaSá, Katia Regina de2019Didática, Teorias de Ensino e Práticas EscolaresDoutorado
E depois da escola? Desafios de jovens egressos do ensino médio público na cidade de São PauloSantos, Raquel Souza dos2018Sociologia da EducaçãoDoutorado
O retrato do rural e do urbano em filmes como aporte para fundamentos do trabalho pedagógico: 'a interface entre cinema e educação'Santos Neto, José Leite dos2019Cultura, Organização e Educação Doutorado
Valores éticos da cultura militar e sua inflência no desempenho dos alunos do Sistema Colégio Militar do BrasilSarkis, Socorro Maria de Jesus Seabra2019Educação Científica, Matemática e TecnológicaMestrado
Educação Matemática: equidade e legitimaçãoSilva, Daniel Romão da2019Ensino de Ciências e MatemáticaDoutorado
A contrução social do ensino de Sociologia em São Paulo entre 2009-2018Silva, Josefa Alexandrina2018Educação e Ciências SociaisDoutorado
A pedagogia hip hop e o ensino culturalmente relevante em História: novas estratégias didáticas para o ensino fundamental em escolas públicas de São PauloSiqueira Junior, Kleber Galvão de2018EducaçãoMestrado
História da formação de professores de educação física em regime especial na Universidade Estadual do Piauí: 1998-2006Sousa, José Carlos de2019Educação, História e HistoriografiaDoutorado
Habitantes das águas em descompasso: processos de aprendizagem social desencadeados por situação de desastreValdanha Neto, Diógenes2019Cultura, Filosofia e História da EducaçãoDoutorado
Processos identitários profissionais de professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo de casoValverde, Solema Sanches2019Educação, Linguagem e PsicologiaMestrado

Contato:
Serviço de Atendimento ao Usuário

Tel. (11) 3091-2360 – E-mail:spdfe@usp.br
________________________
Compartilhe esta página: