Biblioteca

Artigos inéditos da área de Educação

Lista de Artigos

Atualizada em 10/07/2018

Ser professor alfabetizador: a voz dos orientadores de estudos
Maria Elizabete Souza Couto, Alba Lúcia Gonçalves
Plures Humanidades, v. 19, n. 1, 2018

Como aprende o estudante com deficiência? Compreensões de acadêmicas de um curso de licenciatura em educação especial
Andrea Soares Wuo, Perla Torrens
Plures Humanidades, v. 19, n. 1, 2018

Distinções entre educação escolar e política no pensamento de Hannah Arendt
Jenerton Arlan Schutz, Paulo Evaldo Fensterseifer
Plures Humanidades, v. 19, n. 1, 2018

Da fala à língua: reflexões sobre o ensino do latim
Paulo Eduardo de Barros Veiga
Plures Humanidades, v. 19, n. 1, 2018

Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
Osvaldo Martins de Oliveira
Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, p. 573-590, jun. 2018.

Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia
Ricardo Gilson da Costa SILVA, Josélia Gomes Neves
Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, p. 635-655, jun. 2018.

Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
Janina Mirtha Gladys Moquillaza Sanchez
Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, p. 713-731, jun. 2018.

Desigualdades de gênero em tempo de trabalho pago e não pago no Brasil, 2013
Marcelo Medeiros, Luana Simões Pinheiro
Sociedade e Estado, v. 33, n.1, jan./abr. 2018

Políticas públicas para os assentamentos rurais e cooperativismo: entre o idealizado e as práticas possíveis
Thainara Granero de Melo, Rosemeire Aparecida Scopinho
Sociedade e Estado, v. 33, n.1, jan./abr. 2018

O fortalecimento da extensão no campo científico: uma análise dos editais ProExt/MEC
Lígia Maria de Mendonça Chaves Incrocci, Thales Haddad Novaes de Andrade
Sociedade e Estado, v. 33, n.1, jan./abr. 2018

Políticas do conhecimento e suas distintas narrativas
Fabrício Monteiro Neves, Joaze Bernardino-Costa, Luís Augusto Sarmento Cavalcanti de Gusmão
Sociedade e Estado, v. 33, n.1, jan./abr. 2018

Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral
Tânia de Freitas Resende et al.
Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 435-456, abr./jun. 2018

O Franciscano e o Jesuíta: tradições da educação brasileira
Luiz Fernando Conde Sangenis
Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 691-709, abr./jun. 2018

Massificar sem democratizar: o excesso que oprime
Kleber Vieira Pina
Educação & Sociedade, 2018 [ahead of print]

Infância e coleção: experiência e profanação em Walter Benjamin
Eduardo Oliveira Sanches, Divino José da Silva
Educação & Sociedade, 2018 [ahead of print]

O encontro da arte com a educação: o papel do saber psicológico
Fernando Luiz Zanetti
Educação em Revista, v. 34, jan. 2018

Banco de dados em pesquisa qualitativa: uma análise a partir da revista O Pequeno Luterano
Patrícia Weiduschadt, Beatriz Teresinha Daudt Fischer
Educação e Pesquisa, v. 44, mai. 2018

O reencontro dos sujeitos adultos com a escola: significados e tensões no âmbito do PROEJA
Monica Ribeiro Silva, Ceuli Mariano Jorge
Educação & Sociedade, 2018 [ahead of print]

Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers
Diana Vidal, Rafaela Rabelo
Educação e Pesquisa, v. 44, mai. 2018

(In)disciplina e violência escolar: um estudo de caso
Cláudio Marques da Silva Neto, Elba Siqueira de Sá Barretto
Educação e Pesquisa, v. 44, mai. 2018

O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de ciências para estudantes surdos
Ronaldo Santos Santana, Cássia Geciauskas Sofiato
Práxis Educativa, v. 13, n. 2, 2018.

“Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Avelino Aldo de Lima Neto, Terezinha Petrucia da Nóbrega
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

A Base Nacional Curricular Comum e a formação dos professores de arte
Rosa Iavelberg
Horizontes, v. 36, n. 1, p. 74-84, abr. 2018

Pedagogias das boas maneiras: formando cidadãos civilizados e higiênicos
Maria Angélica Zubaran, Juliana Ribeiro de Vargas
Revista História da Educação, v. 22, n. 54, p. 280-298, jan./abr. 2018.

Educación, racismo cultural y seguridad nacional: la escuela intercultural en contextos de violencia
Patricio Lepe-Carrión
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

Um olhar para o discurso da Base Nacional Comum Curricular em funcionamento na área de ciências da natureza
Cristhiane Carneiro Cunha Flôr, Guilherme Trópia
Horizontes, v. 36, n. 1, p. 144-157, abr. 2018

Niveles de conciencia del profesorado en su función orientadora: una tipología enmarcada en la lógica difusa
Alícia Villar Aguilés, Sonsoles San Román Gago, Francesc J. Hernàndez i Dobon
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

A leitura em inglês como proposta de aprendizagem significativa na escola pública brasileira
José Ronaldo Ribeiro da Silva, Juliane Vargas
Revista Entreideias, v. 7, n. 1, p. 23-40, jan./jun. 2018.

A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado
Marlene Cainelli, Isabel Barca
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

Quero um futuro melhor: trajetórias de jovens do Ensino Médio
Giselle Carino Lage, Ana Pires do Prado
Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, p. 203-221, abr. 2018.

Valente: a desconstrução dos estereótipos femininos em uma princesa Disney
Raquel Vitorelo, Christian Pelegrini
Revista Entreideias, v. 7, n. 1, p. 135-152, jan./jun. 2018.


Conselhos de classe: uma medida de justiça escolar?
Vanessa Petró
Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, p. 184-202, abr. 2018.

Quem tem medo de etnografia?
Amurabi Oliveira, Felipe Boin, Beatriz Demboski Búrigo
Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, p. 10-30, abr. 2018.

Benzer, orar e educar: percursos de uma curadora da Amazônia
Marcio Barradas Sousa e Maria Betânia Barbosa Albuquerque
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, abr. 2018

‘Ciência sem fronteiras’ como acontecimento discursivo e dispositivo de poder/saber
Carina Merkle Lingnau e Pedro Navarro
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, abr. 2018

Método de alfabetização global de contos e o papel da leitura como renovação das práticas e modernidade pedagógica (1918-1938)
Geisa Magela Veloso, Aparecida Paiva e Cynthia Greive Veiga
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, abr. 2018

Educação popular e ensino superior em Paulo Freire
Celso de Rui Beisiegel
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018 [Homenagem]

Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação
Elaine Conte e Maiane Liana Hatschbach Ourique
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

Desenvolvimento numérico de pré-escolares equatorianos: o papel do nível sócio econômico, da qualidade da educação matemática inicial e do tipo de escola
Gina Bojorque et al.
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

“Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Avelino Aldo de Lima Neto e Terezinha Petrucia da Nóbrega
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018