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Artigos inéditos da área de Educação

ARTIGOS RECENTES

Atualizada em 15/10/2018

Inclusão e aprendizagem como imperativos da governamentalidade neoliberal e a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil
Beatris Gattermann, Leandra Boer Possa
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 4, out./dez. 2018

Literatura juvenil contemporânea: representações de experiências homossexuais na escola
Caroline Amaral Amaral, Paula Regina Costa Ribeiro
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 4, out./dez. 2018

Por uma história da apreciação musical na escola brasileira: as ideias dispostas nos manuais didáticos do canto orfeônico
Paulo Constantino
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 4, out./dez. 2018

Caracterização da produção acadêmico-científica veiculada em periódicos nacionais sobre o assunto ensino médio
Kauana Martins Bonfada, Daniele Fialho Pelizzaro, Eduardo Adolfo Terrazzan
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 4, out./dez. 2018

Contra o silêncio racial nos dados universitários: desafios e propostas acerca da Lei de Cotas
Adriano Souza Senkevics
Educação e Pesquisa, v. 44, out. 2018.

Programa de Ensino Integral Paulista: problematizações sobre o trabalho docente
Viviane Cristina Dias
Educação e Pesquisa, v. 44, out. 2018.

Os comunistas e as práticas de educação física dos jovens na década de 1930 no Rio de Janeiro
Edivaldo Góis Junior, Carmen Lucia Soares
Educação e Pesquisa, v. 44, out. 2018.

Percepção de futuros docentes portugueses acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras científico-tecnológicas
Isabel M. B. Fernandes, Sofia Cardim
Educação e Pesquisa, v. 44, out. 2018.

Notas sobre o conceito de formação “Bildung” em Goethe e Rousseau
Siumara da Silveira Melo Quintella, Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória
Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 723-740, set./dez. 2018.

Habilidades sociais e público-alvo da educação especial: análise da produção científica brasileira
Tássia Lopes de Azevedo, Carolina Severino Lopes da Costa
Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 28, n. 58, p. 298-319, ago. 2018.

Relações intergovernamentais e a coordenação federativa no contexto do plano de ações articuladas
Rute Regis de Oliveira da Silva, Antônio Cabral Neto
Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 621-634, set./dez. 2018.

A relação universidade e classes populares
Ivanise Monfredini
Revista Lusófona de Educação, v. 39, n. 39, jul. 2018

Aproximaciones a la deserción universitaria en Chile
Rosa Arancibia Carvajal; Carmen Trigueros Cervantes
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

Formação continuada, regulação e prática pedagógica no Plano de ações articuladas
Arlete Maria Monte de Camargo, Maria Aparecida de Queiroz, Marcos Torres Carneiro
Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 671-683, set./dez. 2018.

O ensino de matemática aos alunos com deficiência intelectual: uma concepção dos professores
Ailton Barcelos da Costa, Grabriela Aniceto, Graziele Thomasinho de Aguiar
Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 28, n. 58, p. 262-279, ago. 2018.

A juventude estudantil moderna na confluência da contemporaneidade
Dorgival Gonçalves Fernandes
Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 776-791, set./dez. 2018.

¿Movilización selectiva del conocimiento a través de los blogs? el caso de las experiencias de aprendizaje-servicio en las universidades españolas
María R. Belando-Montoro, María Aranzazu Carrasco Temiño
Revista Lusófona de Educação, v. 39, n. 39, jul. 2018

Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos
Milena Yumi Ramos
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

Universidade e sociedade: diálogos silenciados
Maria Ivete Basniak, Antônio Charles Santiago Almeida, Sani de Carvalho Rutz da Silva
Revista Lusófona de Educação, v. 39, n. 39, jul. 2018

A violência na escola de educação básica em diálogo reflexivo com Benjamin, Adorno e Rosa
Bruno Pucci
Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 2, p. 489-508, ago. 2018

Políticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014
Jacques Wainer, Tatiana Melguizo
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

Jogos digitais para o desenvolvimento da habilidade espacial: uma revisão da literatura internacional
Marcus Vinicius Mendes Gomes et al.
Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 28, n. 58, p. 357-373, ago. 2018.

Efeito da Universidade Aberta à terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso
Keika Inouye et al.
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e política
Claudio Almir Dalbosco
Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 2, p. 449-470, ago. 2018

Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada
Lev Semionovich VIGOTSKI
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018. [tradução]

Violência, razão e cultura de paz
Paulo César Nodari
Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 2, p. 605-634, ago. 2018

La movilización del conocimiento en tres tiempos
Judith Naidorf, Mauro Alonso
Revista Lusófona de Educação, v. 39, n. 39, jul. 2018

Violência sistêmica e educação
Pedro Goergen
Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 2, p. 385-410, ago. 2018

Formação superior rizomática: flexibilidade curricular proposta pela UFABC
Allan Moreira Xavier, Leonardo José Steil
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

Sobre a pesquisa Educação e relações Étnico-raciais
Paulo Vinicius Baptista da Silva, Kátia Regis, Shirley Aparecida de Miranda
Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 9-16, mai./jun. 2018.

Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura
Flaviany Ribeiro da Silva, Simone Gonçalves Assis
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

Políticas afirmativas na pesquisa educacional
Paulo Vinicius Baptista da Silva e Carolina dos Anjos de Borba
Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 151-191, mai./jun. 2018.

Livro didático, educação e relações étnico-raciais: o estado da arte
Tania Mara Pedroso Muller
Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 77-95, mai./jun. 2018.

O desempenho dos estudantes no vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT
Douglas Ehle Nodari, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Carina Elisabeth Maciel
Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 312-329, out. 2018.

Sistema de autoavaliação de cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância
Zenilde Durli et al.
Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 350-371, out. 2018.

Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias
Marcelo Recktenvald, Lauro Mattei, Vilmar Alves Pereira
Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 405-426, out. 2018.

Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura ibero-americana
Adolfo Ignacio Calderón e Carlos Marshal França
Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 448-466, out. 2018.

Ser professor alfabetizador: a voz dos orientadores de estudos
Maria Elizabete Souza Couto e Alba Lúcia Gonçalves
Plures Humanidades, v. 19, n. 1, 2018.

Como aprende o estudante com deficiência? Compreensões de acadêmicas de um curso de licenciatura em educação especial
Andrea Soares Wuo, Perla Torrens
Plures Humanidades, v. 19, n. 1, 2018.

Distinções entre educação escolar e política no pensamento de Hannah Arendt
Jenerton Arlan Schutz, Paulo Evaldo Fensterseifer
Plures Humanidades, v. 19, n. 1, 2018.

Da fala à língua: reflexões sobre o ensino do latim
Paulo Eduardo de Barros Veiga
Plures Humanidades, v. 19, n. 1, 2018.

Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
Osvaldo Martins de Oliveira
Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, p. 573-590, jun. 2018.

Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia
Ricardo Gilson da Costa SILVA, Josélia Gomes Neves
Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, p. 635-655, jun. 2018.

Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
Janina Mirtha Gladys Moquillaza Sanchez
Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, p. 713-731, jun. 2018.

Desigualdades de gênero em tempo de trabalho pago e não pago no Brasil, 2013
Marcelo Medeiros, Luana Simões Pinheiro
Sociedade e Estado, v. 33, n.1, jan./abr. 2018.

Políticas públicas para os assentamentos rurais e cooperativismo: entre o idealizado e as práticas possíveis
Thainara Granero de Melo, Rosemeire Aparecida Scopinho
Sociedade e Estado, v. 33, n.1, jan./abr. 2018.

O fortalecimento da extensão no campo científico: uma análise dos editais ProExt/MEC
Lígia Maria de Mendonça Chaves Incrocci, Thales Haddad Novaes de Andrade
Sociedade e Estado, v. 33, n.1, jan./abr. 2018

Políticas do conhecimento e suas distintas narrativas
Fabrício Monteiro Neves, Joaze Bernardino-Costa, Luís Augusto Sarmento Cavalcanti de Gusmão
Sociedade e Estado, v. 33, n.1, jan./abr. 2018.

Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral
Tânia de Freitas Resende et al.
Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 435-456, abr./jun. 2018.

O Franciscano e o Jesuíta: tradições da educação brasileira
Luiz Fernando Conde Sangenis
Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 691-709, abr./jun. 2018.

Massificar sem democratizar: o excesso que oprime
Kleber Vieira Pina
Educação & Sociedade, 2018 [ahead of print].

Infância e coleção: experiência e profanação em Walter Benjamin
Eduardo Oliveira Sanches, Divino José da Silva
Educação & Sociedade, 2018 [ahead of print].

O encontro da arte com a educação: o papel do saber psicológico
Fernando Luiz Zanetti
Educação em Revista, v. 34, jan. 2018.

Banco de dados em pesquisa qualitativa: uma análise a partir da revista O Pequeno Luterano
Patrícia Weiduschadt, Beatriz Teresinha Daudt Fischer
Educação e Pesquisa, v. 44, mai. 2018

O reencontro dos sujeitos adultos com a escola: significados e tensões no âmbito do PROEJA
Monica Ribeiro Silva, Ceuli Mariano Jorge
Educação & Sociedade, 2018 [ahead of print]

Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers
Diana Vidal, Rafaela Rabelo
Educação e Pesquisa, v. 44, mai. 2018

(In)disciplina e violência escolar: um estudo de caso
Cláudio Marques da Silva Neto, Elba Siqueira de Sá Barretto
Educação e Pesquisa, v. 44, mai. 2018

O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de ciências para estudantes surdos
Ronaldo Santos Santana, Cássia Geciauskas Sofiato
Práxis Educativa, v. 13, n. 2, 2018.

“Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Avelino Aldo de Lima Neto, Terezinha Petrucia da Nóbrega
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

A Base Nacional Curricular Comum e a formação dos professores de arte
Rosa Iavelberg
Horizontes, v. 36, n. 1, p. 74-84, abr. 2018

Pedagogias das boas maneiras: formando cidadãos civilizados e higiênicos
Maria Angélica Zubaran, Juliana Ribeiro de Vargas
Revista História da Educação, v. 22, n. 54, p. 280-298, jan./abr. 2018.

Educación, racismo cultural y seguridad nacional: la escuela intercultural en contextos de violencia
Patricio Lepe-Carrión
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

Um olhar para o discurso da Base Nacional Comum Curricular em funcionamento na área de ciências da natureza
Cristhiane Carneiro Cunha Flôr, Guilherme Trópia
Horizontes, v. 36, n. 1, p. 144-157, abr. 2018

Niveles de conciencia del profesorado en su función orientadora: una tipología enmarcada en la lógica difusa
Alícia Villar Aguilés, Sonsoles San Román Gago, Francesc J. Hernàndez i Dobon
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

A leitura em inglês como proposta de aprendizagem significativa na escola pública brasileira
José Ronaldo Ribeiro da Silva, Juliane Vargas
Revista Entreideias, v. 7, n. 1, p. 23-40, jan./jun. 2018.

A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado
Marlene Cainelli, Isabel Barca
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.