Biblioteca

Artigos inéditos da área de Educação

Artigos inéditos em Educação

Massificar sem democratizar: o excesso que oprime
Kleber Vieira Pina
Educação & Sociedade, 2018 [ahead of print]

Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: estereótipos, silenciamento e invisibilização
Rodrigo Ednilson de Jesus
Educação em Revista, v. 34, jan. 2018

Infância e coleção: experiência e profanação em Walter Benjamin
Eduardo Oliveira Sanches, Divino José da Silva
Educação & Sociedade, 2018 [ahead of print]

O encontro da arte com a educação: o papel do saber psicológico
Fernando Luiz Zanetti
Educação em Revista, v. 34, jan. 2018

Banco de dados em pesquisa qualitativa: uma análise a partir da revista O Pequeno Luterano
Patrícia Weiduschadt, Beatriz Teresinha Daudt Fischer
Educação e Pesquisa, v. 44, mai. 2018

O reencontro dos sujeitos adultos com a escola: significados e tensões no âmbito do PROEJA
Monica Ribeiro Silva, Ceuli Mariano Jorge
Educação & Sociedade, 2018 [ahead of print]

Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers
Diana Vidal, Rafaela Rabelo
Educação e Pesquisa, v. 44, mai. 2018

(In)disciplina e violência escolar: um estudo de caso
Cláudio Marques da Silva Neto, Elba Siqueira de Sá Barretto
Educação e Pesquisa, v. 44, mai. 2018

O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de ciências para estudantes surdos
Ronaldo Santos Santana, Cássia Geciauskas Sofiato
Práxis Educativa, v. 13, n. 2, 2018.

“Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Avelino Aldo de Lima Neto, Terezinha Petrucia da Nóbrega
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

A Base Nacional Curricular Comum e a formação dos professores de arte
Rosa Iavelberg
Horizontes, v. 36, n. 1, p. 74-84, abr. 2018

Pedagogias das boas maneiras: formando cidadãos civilizados e higiênicos
Maria Angélica Zubaran, Juliana Ribeiro de Vargas
Revista História da Educação, v. 22, n. 54, p. 280-298, jan./abr. 2018.

Educación, racismo cultural y seguridad nacional: la escuela intercultural en contextos de violencia
Patricio Lepe-Carrión
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

Um olhar para o discurso da Base Nacional Comum Curricular em funcionamento na área de ciências da natureza
Cristhiane Carneiro Cunha Flôr, Guilherme Trópia
Horizontes, v. 36, n. 1, p. 144-157, abr. 2018

Niveles de conciencia del profesorado en su función orientadora: una tipología enmarcada en la lógica difusa
Alícia Villar Aguilés, Sonsoles San Román Gago, Francesc J. Hernàndez i Dobon
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

A leitura em inglês como proposta de aprendizagem significativa na escola pública brasileira
José Ronaldo Ribeiro da Silva, Juliane Vargas
Revista Entreideias, v. 7, n. 1, p. 23-40, jan./jun. 2018.

Legado, crítica y superación del ideario de la reforma universitaria de 1918: Julio V. González y la radicalización del pensamiento reformista
Claudio Suasnábar
Revista História da Educação, v. 22, n. 54, p. 174-189, jan./abr. 2018.

A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado
Marlene Cainelli, Isabel Barca
Educação e Pesquisa, v. 44, abr. 2018.

Quero um futuro melhor: trajetórias de jovens do Ensino Médio
Giselle Carino Lage, Ana Pires do Prado
Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, p. 203-221, abr. 2018.

Valente: a desconstrução dos estereótipos femininos em uma princesa Disney
Raquel Vitorelo, Christian Pelegrini
Revista Entreideias, v. 7, n. 1, p. 135-152, jan./jun. 2018.


Explicações no ensino de ciências: revisando o conceito a partir de três distinções básicas
Renato Felix Rodrigues e Alexsandro Pereira de Pereira
Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 1, p. 43-56, jan./mar. 2018


Conselhos de classe: uma medida de justiça escolar?
Vanessa Petró
Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, p. 184-202, abr. 2018.

Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
Thaís Gimenez da Silva Augusto e Leticia Vieira Basilio
Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 1, p. 71-93, jan./mar. 2018.

Quem tem medo de etnografia?
Amurabi Oliveira, Felipe Boin, Beatriz Demboski Búrigo
Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, p. 10-30, abr. 2018.

Possíveis confluências filosóficas e pedagógicas entre a educação ambiental crítica e a pedagogia histórico-crítica
Magno da Conceição Peneluc, Bárbara Carine Soares Pinheiro e Edilson Fortuna de Moradillo
Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 1, p. 71-93, p. 157-173, jan./mar. 2018.

Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências
Suzani Cassiani
Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 1, p. 225-244, jan./mar. 2018.

Benzer, orar e educar: percursos de uma curadora da Amazônia
Marcio Barradas Sousa e Maria Betânia Barbosa Albuquerque
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, abr. 2018

‘Ciência sem fronteiras’ como acontecimento discursivo e dispositivo de poder/saber
Carina Merkle Lingnau e Pedro Navarro
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, abr. 2018

Método de alfabetização global de contos e o papel da leitura como renovação das práticas e modernidade pedagógica (1918-1938)
Geisa Magela Veloso, Aparecida Paiva e Cynthia Greive Veiga
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, abr. 2018

Educação popular e ensino superior em Paulo Freire
Celso de Rui Beisiegel
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018 [Homenagem]

Celso de Rui Beisiegel: o legado de um intelectual em defesa da educação popular pública
Marilia Pontes Sposito
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018 [Homenagem]

Educação integral em pauta: “a escola de tempo integral ou que vise uma formação integral é uma possibilidade para a melhoria do ensino no Brasil”. Uma entrevista com Romualdo Portela de Oliveira
Camila Arelaro Caetano
Educação Teoria e Prática, v. 27, n. 56, 2017, p. 628-633, mar. 2018

A educação integral na perspectiva histórico-crítica: para além da ampliação do tempo escolar
Elaine Cristina Melo Duarte e Mara Regina Martins Jacomeli
Educação Teoria e Prática, v. 27, n. 56, 2017, p. 628-633, mar. 2018

Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos
Milena Yumi Ramos
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte – MUnA
Gustavo Cunha de Araújo
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação
Elaine Conte e Maiane Liana Hatschbach Ourique
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

Desenvolvimento numérico de pré-escolares equatorianos: o papel do nível sócio econômico, da qualidade da educação matemática inicial e do tipo de escola
Gina Bojorque et al.
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

“Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Avelino Aldo de Lima Neto e Terezinha Petrucia da Nóbrega
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral
Tânia de Freitas Resende et al.
Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 435-456, abr./jun. 2018

O Franciscano e o Jesuíta: tradições da educação brasileira
Luiz Fernando Conde Sangenis
Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 691-709, abr./jun. 2018

Benefícios da Intervenção Precoce para a Família de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
Anelise do Pinho Cossio, Ana Paula da Silva Pereira e Rita de Cássia Rodriguez
Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 60, jan./mar. 2018

A convivência entre crianças com e sem deficiência e o papel do professor na educação infantil
Marcelo Oliveira da Silva
Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 107-118, mar. 2018

O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de crise
Luís António Umbelino
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 192-202, jan./mar. 2018

Princípios organizadores, habitus e práticas familiares
Gabrielle Anny Poeschl, Raquel Ribeiro e Natércia Oliveira
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 70-99, jan./mar. 2018

Qualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugal
Mónica Dias Pereira, Nair Rios Azevedo e Ana Teresa Brito
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 330-355, jan./mar. 2018