Biblioteca

Artigos inéditos da área de Educação

Artigos inéditos em Educação

Explicações no ensino de ciências: revisando o conceito a partir de três distinções básicas
Renato Felix Rodrigues e Alexsandro Pereira de Pereira
Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 1, p. 43-56, jan./mar. 2018

Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
Thaís Gimenez da Silva Augusto e Leticia Vieira Basilio
Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 1, p. 71-93, jan./mar. 2018.

Possíveis confluências filosóficas e pedagógicas entre a educação ambiental crítica e a pedagogia histórico-crítica
Magno da Conceição Peneluc, Bárbara Carine Soares Pinheiro e Edilson Fortuna de Moradillo
Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 1, p. 71-93, p. 157-173, jan./mar. 2018.

Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências
Suzani Cassiani
Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 1, p. 225-244, jan./mar. 2018.

Benzer, orar e educar: percursos de uma curadora da Amazônia
Marcio Barradas Sousa e Maria Betânia Barbosa Albuquerque
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, abr. 2018

‘Ciência sem fronteiras’ como acontecimento discursivo e dispositivo de poder/saber
Carina Merkle Lingnau e Pedro Navarro
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, abr. 2018

Método de alfabetização global de contos e o papel da leitura como renovação das práticas e modernidade pedagógica (1918-1938)
Geisa Magela Veloso, Aparecida Paiva e Cynthia Greive Veiga
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, abr. 2018

Educação popular e ensino superior em Paulo Freire
Celso de Rui Beisiegel
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018 [Homenagem]

Celso de Rui Beisiegel: o legado de um intelectual em defesa da educação popular pública
Marilia Pontes Sposito
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018 [Homenagem]

Educação integral em pauta: “a escola de tempo integral ou que vise uma formação integral é uma possibilidade para a melhoria do ensino no Brasil”. Uma entrevista com Romualdo Portela de Oliveira
Camila Arelaro Caetano
Educação Teoria e Prática, v. 27, n. 56, 2017, p. 628-633, mar. 2018

A educação integral na perspectiva histórico-crítica: para além da ampliação do tempo escolar
Elaine Cristina Melo Duarte e Mara Regina Martins Jacomeli
Educação Teoria e Prática, v. 27, n. 56, 2017, p. 628-633, mar. 2018

Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos
Milena Yumi Ramos
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte – MUnA
Gustavo Cunha de Araújo
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação
Elaine Conte e Maiane Liana Hatschbach Ourique
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

Desenvolvimento numérico de pré-escolares equatorianos: o papel do nível sócio econômico, da qualidade da educação matemática inicial e do tipo de escola
Gina Bojorque et al.
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

“Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Avelino Aldo de Lima Neto e Terezinha Petrucia da Nóbrega
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018

Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral
Tânia de Freitas Resende et al.
Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 435-456, abr./jun. 2018

O Franciscano e o Jesuíta: tradições da educação brasileira
Luiz Fernando Conde Sangenis
Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 691-709, abr./jun. 2018

Benefícios da Intervenção Precoce para a Família de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
Anelise do Pinho Cossio, Ana Paula da Silva Pereira e Rita de Cássia Rodriguez
Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 60, jan./mar. 2018

A convivência entre crianças com e sem deficiência e o papel do professor na educação infantil
Marcelo Oliveira da Silva
Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 107-118, mar. 2018

O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de crise
Luís António Umbelino
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 192-202, jan./mar. 2018

Princípios organizadores, habitus e práticas familiares
Gabrielle Anny Poeschl, Raquel Ribeiro e Natércia Oliveira
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 70-99, jan./mar. 2018

Qualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugal
Mónica Dias Pereira, Nair Rios Azevedo e Ana Teresa Brito
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 330-355, jan./mar. 2018