MEB apresenta a exposição “Brincar ou Ensinar?”

Exposição do MEB - Brincar ou Ensinar?

Quais são os limites quanto ao uso entre brinquedos, jogos e objetos educativos no ambiente escolar? Para responder a essa questão, a exposição “Brincar ou Ensinar?” mostrará as experiências de estágio de alunas do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). A visitação está sendo realizada desde o dia 25 de abril, no segundo andar da Biblioteca da FEUSP.

Com coordenação das pesquisadoras do Museu da Educação e do Brinquedo (MEB), Martha Marandino e Ermelinda Pataca, os estágios foram realizados na Escola de Aplicação da FEUSP (EA), escola de ensino fundamental e médio vinculada à Faculdade e no Clube de Matemática, Ciências Naturais e Geografia, projeto de estágio da Instituição voltado para práticas de inovação no ensino e atende os alunos da EA. Os estágios estavam ligados à disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências.

De acordo com informações da coordenação, a exposição leva o visitante a se perguntar se os materiais, objetos e desenhos produzidos são para ensinar, para brincar ou para ambas as experiências. “Brinquedos educativos comercializados possuem regras, finalidades e intenções, influenciando as decisões da criança sobre o brincar. Os objetos de ensinar podem ser chamados de brinquedos? Desenhar é apenas brincar?”, indagam as idealizadoras da exposição.

A exposição é formada por textos, imagens e depoimentos referentes aos estágios. Por exemplo, Priscila Mantovani, que estagiou na EA, afirma que os brinquedos e brincadeiras deveriam ser utilizados como recursos na educação, já que permitem uma aquisição de conhecimento a um número maior de alunos.

Da Escola de Aplicação da FEUSP, participou a professora Kamila Rumi, no 1° ano do Ensino Fundamental I, que recebeu duas estagiárias, as alunas Sidiane Borges e Priscila Mantovani. Já do Clube de Matemática, Ciências Naturais e Geografia participaram seus coordenadores, o professor Zaqueu V. Oliveira e a professora Sueli Fanizzi que receberam as estagiárias Bruna K. Tisuchia, Claudia R. Braga, Luciana Tagomori e Denise Baptista.

Para mais informações acesse o Guia da Exposição.