Biblioteca

Espaços aos Usuários

Novos espaços, novos olhares: a concepção do novo prédio da Biblioteca da FEUSP

Lina Alves Flexa - Chefia Técnica Biblioteca FEUSP

Lina Flexa

Biblioteca, todos nós sabemos o que é. Mas, enganam-se aqueles que acham que biblioteca é apenas um espaço físico para se guardar livros. Assim, mesmo antes da elaboração do projeto definitivo de construção da nova Biblioteca da FEUSP, ficou decidido que faríamos uma biblioteca que atendesse a parâmetros modernos, com espaços físicos sem divisórias, com qualidade ambiental e estrutura para ambiente virtual, desassociado da biblioteca de modelo tradicional.

Seguindo essa nova tendência, a Biblioteca abriga espaços modernos que oferecem conforto numa atmosfera de harmonia que permite a interação do mundo real com o mundo virtual, assim como espaços esteticamente agradáveis, e com livre trânsito entre leituras impressas, digitais e virtuais. Oferece ainda acesso livre à rede e sistema ‘wireless’ por todos os seus ambientes.

Seus espaços promovem para além de uma biblioteca com seu acervo bibliográfico, encontros com autores, realizando exposições das mais variadas artes, sejam a literatura, a escultura, a pintura, etc., integrando assim, o mundo das imagens, palavras, hipertextos, livros, revistas e hipermídias no mesmo ambiente. Para atender a esse conceito não foi destinado um espaço fixo para exposições na Biblioteca, uma vez que por todos os seus espaços poderá haver exposições, de forma que os pesquisadores passeiem por entre obras de arte ao se dirigirem para pegar um livro ou a uma mesa para seus estudos, interagindo com as exposições. Dessa forma, a nova Biblioteca da FEUSP está pronta a oferecer seus serviços contextualizados com o atual momento histórico da sociedade e promover em seus espaços não só a transmissão, mas principalmente, a produção do conhecimento.

Biblioteca do Livro Didático e Coleções EspeciaisBiblioteca do Livro Didático (BLD) e Coleções Especiais Salas de Estudos em GrupoSalas de Estudos em grupo
Sala do Espaço Interativo (1º andar)Espaço Interativo de Aprendizagem Estúdio da bibliotecaEstúdio
Estantes com 250 mil volumes Acervo com 250 mil volumes Confortáveis áreas de convivência
Computadores disponíveis aos usuáriosComputadores disponíveis aos usuários 312 lugares com espaços diferenciados para estudos312 lugares com espaços diferenciados
Sala de DigitalizaçãoSala de Scanners (Autosserviço) Oficina de Conservação e RestauroOficina de Conservação e Restauro
Sala-Acessibilidade-bordasSala de Acessibilidade

Contatos:
Tel. (11) 3091-3433 – E-mail:saufe@usp.br
________________________
Compartilhe esta página