Alunos da Escola de Aplicação são medalhistas em Olimpíada de Astronomia

Sete alunos da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2016. São eles: Luvas Galvão de França (9º II) e Ricardo Chiquetto do Lago (9º II), que ganharam medalha de ouro; Gustavo Monteiro Santana Silva (9º I) e Patricia Yumi Kohara Saboia (9º I), que ganharam medalha de prata; e os alunos Amanda Barbosa da Silva (9º I), Luis Augusto Barbosa Barrantes (9º I) e Mariana Eiras da Silva Pinto (9º II), que ganharam medalha de bronze.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia é uma prova que, além de testar os conhecimentos dos alunos, visa fomentar a divulgação de temas de Astronomia e Astronáutica previstos nos parâmetros curriculares nacionais (PCN). De acordo com o professor de física e responsável por auxiliar os estudantes antes das provas, Nelson Barrelo, o tema Astronomia tem sido bastante desejado pelos alunos.

“Neste ano, promovemos uma oficina com dez encontros para alunos dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) com avaliação bastante positiva. Também abordamos tópicos de astronomia no 9º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio, de maneira curricular, e, em sua maioria, há demonstração de interesse”, frisa Barrelo.

O professor também ressalta que a premiação nesse tipo de prova indica que os alunos da EA, ao longo de sua escolarização, vão se preparando para transpor desafios. “Em anos anteriores também já fomos premiados, porém de maneira isolada, denotando apenas o esforço individual de alguns alunos”, finaliza.

Olimpíada de Astronomia

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, que visa “fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa”. Nesse ano, participaram cerca de 800 mil alunos do País inteiro, sendo 107 alunos da Escola de Aplicação.