XI Mostra de Estágios FEUSP debate os estágios na educação pública

Em abril de 2025, foi realizada a XI Mostra de Estágios no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O evento foi dividido em três mesas que ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de abril nos períodos vespertino e noturno. Como acontece anualmente, as/os estudantes das Licenciaturas que realizaram estágio no ano anterior têm a oportunidade de relatar suas experiências de estágio e de participarem de trocas e debates que acontecem durante as mesas com professoras convidadas e as mediadoras. O evento foi transmitido pelo Canal da FEUSP no YouTube, e a gravação das mesas também está disponível no mesmo Canal.

Professora Maria Letícia Nascimento comenta as apresentações da primeira Mesa.

A primeira Mesa da Mostra ocorreu no dia 8 de abril, no período noturno. Para a abertura, a educadora Marina Capusso retomou os objetivos da Mostra, destacando que o evento se tornou um momento de valorização da escola pública, por proporcionar um espaço de visibilização da qualidade do trabalho desenvolvido pelas profissionais das unidades escolares. Nessa Mesa, discutiram-se os estágios realizados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, com a participação da professora Maria Letícia Nascimento, docente da FEUSP, como debatedora.

Apresentação do material produzido pela estudante, resultado do estágio realizado em um CEI.
Professora Patrícia Prado traz questionamentos às participantes da Mesa.

A debatedora convidada, professora Maria Letícia Nascimento, comentou as falas das estudantes e propôs alguns questionamentos direcionados a elas. A docente observou que os três trabalhos apresentados demonstravam uma relação com o território. Na primeira fala, a relação entre os espaços de troca de fraldas, banheiro e salas das turmas de crianças; na segunda, a relação da escola com o bairro em que se encontra e o projeto de educação antirracista (que se expandiu para além dos muros da escola); e na terceira fala, na relação das crianças com a cidade. O debate levou a reflexões acerca das relações entre alunos/crianças no ambiente escolar e entre alunos-professora e estagiária-professora. A professora Maria Letícia Nascimento trouxe também a questão do estágio como vivência, sendo sempre única para cada estagiária(o). Por fim, ela destacou a importância das profissionais de educação escutarem as crianças, mesmo em uma sociedade tão centrada nos adultos, e a indissociabilidade entre cuidar e educar, principalmente no tratamento de crianças de 0 a 3 anos, público das creches.

Professora Lívia comenta as apresentações da segunda Mesa.
Professora Sabrina Paixão pergunta para as(os) participantes da Mesa.

A segunda mesa aconteceu no dia 9 de abril, no período vespertino. Nesse segundo dia de evento, a discussão se deu a partir dos estágios desenvolvidos para as disciplinas de Metodologia do Ensino de Línguas. A debatedora convidada, professora  Lívia de Araújo Donnini Rodrigues, docente da FEUSP, compôs a mesa e propôs algumas reflexões, com base nas apresentações das(os) estudantes. Ao tratar do ensino de línguas, foram destacados alguns aspectos relevantes, como a oposição barreira linguística versus língua como possibilidade de comunicação e a forma de adentrar a língua por meio da cultura. Foi abordada também a questão da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, a professora Lívia de Araújo comentou a importância que a(o) estagiária(o) pode vir a ter para a escola, ao se engajar nas atividades do cotidiano escolar.

Público assiste às apresentações na terceira Mesa da XI Mostra de Estágios FEUSP 2025.

No terceiro dia do evento, 10 de abril, os estágios apresentados estavam relacionados às disciplinas de gestão escolar, sendo que uma das estudantes realizou seu estágio em uma diretoria de ensino da cidade de São Paulo. Nessa terceira mesa, o debatedor foi o professor Fernando Cássio, docente da FEUSP. Ele ressaltou a importância do estágio na formação dos professores, destacando que um estágio significativo faz parte da construção do caminho formativo da/o profissional de educação. O professor argumentou que, durante o estágio, é possível que a/o estudante perceba aspectos das escalas macro, meso e micro da política educacional. Por meio das apresentações das estudantes, o tema da revisita da própria jornada escolar foi mencionado. No momento de abertura para questões da plateia, diversos elementos foram trazidos para a discussão, como a problematização dos contratos da prefeitura com os CEIs conveniados, a possibilidade do estágio como espaço de pesquisa, a intencionalidade do estágio e o sentido da escola e da profissão docente. Para finalizar, o professor Fernando Cássio mencionou a necessidade de apresentar uma crítica transformadora da escola pública, entendendo o contexto diverso desse ambiente escolar e a potência do estágio, que proporciona aos estudantes formas variadas de compreender, ver e analisar a educação pública.

 

Estudantes perguntam para as(os) participantes da Mesa.

Texto: Anna Clara Razvickas – educadora PFP-FE

Fotos: Anna Clara Razvickas, Jany Elizabeth Pereira e Marina Capusso – educadoras PFP-FE