Reabertura do MEB e inauguração da exposição: “Fabricar e construir sentidos com brinquedos e jogos”

Após três anos com as atividades fechadas ao público devido à pandemia de COVID-19, o Museu da Educação e do Brinquedo (MEB) lança uma nova exposição temporária em um cenário de múltiplos desafios na busca renovada de possibilidades para a educação em museus. O rico acervo de brinquedos, materiais didáticos, jogos e obras de arte do MEB tem sido explorado pela equipe do museu em pesquisas sobre os sentidos históricos e culturais dos objetos e em práticas de educação e comunicação em museus. A exposição apresenta os resultados dessas ações e parte de seu acervo, sob o olhar de bolsistas do museu e estudantes de história e pedagogia que realizaram seus estágios supervisionados no MEB em 2022. Ao construirmos a curadoria colaborativa e as ações educativas com os futuros professores, reafirmamos a missão do MEB de produção de conhecimento sobre educação em museus, desvendando sentidos econômicos, sociais, educacionais e lúdicos em diferentes processos de produção dos artefatos por fabricantes, artesãos, educadores e brincantes. Resgatamos as
memórias sobre brincar, jogar e educar impressas nos objetos, interpretando-as sob a perspectiva da história cultural e dos referenciais teóricos sobre infância, jogos e brincadeiras.
Evidenciamos a diversidade étnico-racial e de gênero da sociedade brasileira, essencial para a construção de uma educação inclusiva, decolonial e antirracista. Enfim, destacamos aspectos da vida e obra da professora Tizuko Kishimoto, a quem prestamos nossa singela homenagem e agradecimento pela criação e constituição do MEB.
Equipe do MEB
Catálogo da Exposição – clique aqui
frame