Nota de falecimento da professora Soyla, que trabalhava em uma das escolas campo da FEUSP

Nota de falecimento da professora Soyla

solya

Com enorme tristeza recebemos a notícia do falecimento da professora Soyla Mara de Oliveira Doy, que trabalhava em umas das escolas participantes do Projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo, tendo recebido e supervisionado estagiárias de diferentes disciplinas da FEUSP e contribuído muito para a formação dessas futuras professoras.

O professor Carlos Eduardo Fernandes Junior, coordenador da escola, nos relata que hoje já contam com trinta mortes de familiares das/os estudantes durante a pandemia e que essa é a segunda professora da escola que faleceu nesse período. Nos solidarizamos com todas pessoas que perderam entes queridos. Sobre a professora Soyla, ele nos diz:

“Como nos contou a querida Soyla, tudo em sua vida foi muito depressa! Na tristeza da noite que desabou sobre nós, perdemos uma pessoa absolutamente solidária, que lutou a cada dia para que todas e todos pudessem imaginar outra vida. Além da amizade, Soyla é uma das fundadoras das concepções que estamos a tecer no Espaço de Bitita! Foi dela a primeira adesão aos roteiros de aprendizagem. Foi ela que se pôs ao lado de todos e todas para ensinar e defender outra educação! Foi ela quem também fundou a EJA em nossa escola em 2019. Foi ela a professora homenageada pelos estudantes no término do ano. Ela acabou de falecer, deixando um filho de 5 anos e uma adolescente de 13 anos. Soyla era professora de matemática e tinha uma história muito bonita sobre como tornou-se professora. A Soyla nos contou que seu irmão morreu assassinado e ela ficou muito revoltada e quis se vingar. Investigou e foi até o local onde as pessoas que o mataram moravam. Era um cortiço, um lugar feio, sujo e muito pobre. Quando ela viu a situação de pobreza na qual viviam, perdeu o desejo de se vingar e decidiu ser professora. Antes disso ela trabalhava num banco.”

Fica aqui nossa modesta homenagem e agradecimento à professora Soyla e que possamos seguir seu exemplo de comprometimento com o que é público e da importância de cuidarmos uns dos outros.

Educadoras do Programa de Formação de Professores da FEUSP