Curso – História e Historiografia da Educação e Cultura Popular
Profa. Dra. Ana Luiza Jesus da Costa
O curso abordou a história da educação e da cultura popular do ponto de vista teórico e historiográfico, procurando refletir sobre os conceitos e a produção científica relacionada à cultura e educação popular em sua historicidade.
Na temática Educação Popular no Brasil, anos 1960, a ênfase foi na discussão de três obras de Paulo Freire: Educação Educação como prática da liberdade; Pedagogia do Oprimindo e Pedagogia da Esperança.
26 de Maio – Educação e cultura popular no Brasil, anos 1960
Bibliografia obrigatória
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 21ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 37-130.
Bibliografia complementar
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
02 de Junho – Educação e cultura popular no Brasil, anos 1960
Bibliografia obrigatória
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf
Bibliografia complementar
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
09 de Junho – Educação e cultura popular no Brasil, anos 1960
Bibliografia obrigatória
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 15-82; p. 105-181.
https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/10.-Pedagogia-da-Esperan%C3%A7a.pdf
Bibliografia complementar
HALL, Stuart. A identidade em questão & Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silve e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014, p. 9-16; p. 17-28.