FEUSP inicia cursos sobre PPP e Alfabetização dirigidos a docentes indígenas

Feusp inicia cursos online gratuitos sobre PPP e Alfabetização dirigidos a docentes indígenas do Amazonas

Dois cursos de extensão universitária voltados a profissionais e colaboradores de escolas indígenas do Amazonas serão realizados neste semestre. Um sobre criação e melhoria dos Projetos Político Pedagógicos das escolas medzeniako – como se autodenominam os povos também chamados Baniwa e Koripako, da região do alto rio Negro, extremo noroeste brasileiro – e outro sobre alfabetização, letramentos e plurilinguismo no território desses povos.

Os cursos oferecerão diplomas na modalidade “atualização” (para quem já tem graduação) e certificados de conclusão (para as pessoas sem diploma de curso superior). Seu público-alvo são os docentes, estudantes, lideranças ecomunitários ligados às escolas indígenas da REBK (Rede de Escolas Baniwa-Koripako), nos territórios medzeniakonai ampliados do Içana e de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel e Barcelos.

Imagem1
Oficina de comunicação escrita, realizada por pesquisadores do Ceunir com estudantes, docentes e lideranças indígenas da comunidade Cabari, rio Negro, São Gabriel da Cachoeira AM (Diana Pellegrini / Ceunir)

Essas iniciativas fazem parte do plano de trabalho intercultural elaborado colaborativamente no âmbito do Termo de Cooperação entre a Feusp e a Organização Nadzoeri, que articula 65 escolas municipais e duas estaduais da REBK nas comunidades da bacia do rio Içana, afluente do rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira. Esse município faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela e é considerado o mais indígena do Brasil.

Do lado da Feusp, a cooperação é operada pelo grupo de pesquisa Ceunir (Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional), liderado pelo professor Elie Ghanem. Os cursos são coordenados diretamente pelos pesquisadores do grupo Diana Pellegrini e Antônio Fernandes Góes Neto, e realizados por equipes interculturais que reúnem pesquisadores, estudantes, educadoras, e docentes da Feusp, junto a professores e lideranças indígenas da Nadzoeri, liderado pelo professor Juvêncio Cardoso.

Imagem2
Assessoria do Ceunir-Feusp a professores da Escola Indígena Baniwa Eeno Hiepole, comunidade Canadá, rio Ayari, São Gabriel da Cachoeira, AM (Antônio Fernandes Góes Neto/Ceunir)

Os temas escolhidos para as duas turmas constituem prioridades de atuação da Organização Nadzoeri junto às escolas do seu território. organização é uma coordenação regional da Foirn (a histórica Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro). No campo da realização de Projetos Político-Pedagógicos escolares, algumas unidades da REBK já acumulam densa experiência de debate comunitário e de elaboração de documentos, enquanto outras estão em fase muito incipiente. O curso dedicado a esse assunto combinará o chamado “ensino via pesquisa” com uma proposta de alternância, possibilitando que os participantes trabalhem com suas escolas e comunidades para produzir avanços concretos na redação desses documentos e no seu reconhecimento pelo poder público local e regional.

Imagem3
Atividades de assessoria do Ceunir-Feusp a professores da Escola Indígena Maádzero, comunidade Tunuí, rio Içana, São Gabriel da Cachoeira, AM (Diana Pellegrini/Ceunir)

O ensino via pesquisa vem sendo praticado há décadas em escolas da região e seus procedimentos associam aspectos de interesse de estudantes e comunidades com a produção de informação sistematizada, geralmente sobre a fauna, a flora e as tradições locais. A proposta de alternância combina aulas online com atividades nas escolas e comunidades. Assim, enquanto se aprende sobre normas legais referentes ao direito à educação indígena específica e diferenciada, são reunidas informações, elaborados e realizados planos de ação para criar ou reformular os projetos pedagógicos.

Imagem4
Estudante do ensino médio orienta a atividade de crianças menores durante oficina de assessoria do Ceunir-Feusp na Escola Indígena Baniwa Eeno Hiepole, comunidade Canadá, rio Ayari (Diana Pellegrini/Ceunir).

O outro curso, com os mesmos procedimentos de pesquisa e alternância, concentra-se no desafio da realidade plurilingue do território medzeniako, que torna mais complexos os trabalhos de alfabetização e letramento. As línguas indígenas são variadas e muitas não contam com uma versão escrita. Algumas vezes, inclusive, o português é a primeira língua. O curso deverá contribuir para gerar uma caracterização mais precisa dessa realidade e dos usos que se fazem das línguas em diversas situações.

O espírito das duas iniciativas de extensão universitária é o de produção conjunta de informações e aprendizado mútuo, fortalecendo a REBK como uma rede de autoformação. Além de fornecer elementos para a qualificação dos profissionais das escolas indígenas, seus resultados deverão também subsidiar decisões estratégicas das comunidades medzeniako no seu VI Encontro de Educação, previsto para o início de julho deste ano.

Em paralelo, serão produzidas e organizadas informações para a
pesquisa científica intercultural realizada no âmbito da cooperação Ceunir-Nadzoeri, hoje centrada neste problema: “Que visões as pessoas medzeniako têm sobre a qualidade e a autonomia das escolas em suas comunidades?”.

SERVIÇO:
Cursos de atualização para escolas indígenas baniwa-koripako
Aulas 100% online, com atividades de pesquisa e mobilização local
Período das aulas: março a junho de 2024
Público-alvo: Docentes, estudantes, lideranças e comunitários ligados às
escolas indígenas da Rede de Escolas Baniwa-Koripako, nos territórios
medzeniakonai (baniwa-koripako) ampliados do Içana e alto rio Negro
Previsão de inscrições: 19 a 26 de fevereiro de 2024
Links para inscrições:

Turma 1 “Criação e melhoria do PPP das escolas medzeniako”:

Turma 2 “Alfabetização, letramentos e plurilinguismo no território medzeniako”: