I Simpósio Arte/Educação e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas
Período: 12/09/2025 a 13/09/2025
Período: 12/09/2025 a 13/09/2025
Ementa | Resumo
O GPARTEDU: Grupo de Pesquisa Arte na Educação, na Formação de Professores e no Currículo Escolar, liderado pela Professora Sênior Rosa Iavelberg (EDM), e vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), convida estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Arte/Educação para o I Simpósio Arte/Educação e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas.
Este simpósio busca reunir pesquisas e práticas que contribuam para a formação inicial e continuada de professores de Arte, abordando tanto questões teóricas e metodológicas quanto as diretrizes curriculares que norteiam o ensino da arte no Brasil.
Diante de um sistema educacional cada vez mais influenciado por ideais mercadológicos, a formação docente no campo da Arte enfrenta novos desafios, que incluem a ampliação do escopo de conhecimentos dos professores. Questões emergentes tais como decolonialidade, racismo, LGBTfobia, inclusão, uso de tecnologias e processos criativos no ambiente educacional, são temas centrais que precisam ser discutidos pelos profissionais, pesquisadores e estudantes sobre o ensino e a. aprendizagem em Arte.
A formação de professores deve ser inicial e continuada para atualização e enfrentamento da diversidade de contextos sociais, reconhecendo a importância de incluir e representar diferentes culturas, práticas e vivências no ambiente escolar.
O evento visa criar um espaço de diálogo e troca de experiências, incentivando a criação de novas abordagens pedagógicas que respondam às demandas do século XXI. Reconhecemos que a formação crítica e abrangente de educadores de Arte é crucial para que possam atuar como agentes de transformação social, promovendo inclusão e valorização da diversidade cultural e identitária em sala de aula.
Com isso, propõe-se a ser um espaço de encontro para mestrandos, doutorandos e pesquisadores da área de Arte/Educação que desejam compartilhar suas experiências, saberes e investigações. Independentemente da linguagem artística (artes visuais, música, dança, teatro ou audiovisual), a formação de professores precisa incluir as dimensões contemporâneas da criação para que possamos formar jovens mais sensíveis, críticos e comprometidos com a transformação social.
Público-Alvo
● Estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em Arte e Educação.
● Professores da Educação Básica, tanto de escolas públicas quanto particulares que atuam no ensino da Arte (Música, Artes Visuais, Dança, Cênicas e Audiovisual).
● Pesquisadores e profissionais que atuam no ensino da Arte em contextos não formais.
● Educadores, artistas e mediadores culturais que desenvolvem práticas de ensino da Arte em museus, centros culturais, ONGs e outros espaços educativos.
● Coletivos e movimentos sociais ligados à Arte/Educação.
Este simpósio busca reunir pesquisas e práticas que contribuam para a formação inicial e continuada de professores de Arte, abordando tanto questões teóricas e metodológicas quanto as diretrizes curriculares que norteiam o ensino da arte no Brasil.
Diante de um sistema educacional cada vez mais influenciado por ideais mercadológicos, a formação docente no campo da Arte enfrenta novos desafios, que incluem a ampliação do escopo de conhecimentos dos professores. Questões emergentes tais como decolonialidade, racismo, LGBTfobia, inclusão, uso de tecnologias e processos criativos no ambiente educacional, são temas centrais que precisam ser discutidos pelos profissionais, pesquisadores e estudantes sobre o ensino e a. aprendizagem em Arte.
A formação de professores deve ser inicial e continuada para atualização e enfrentamento da diversidade de contextos sociais, reconhecendo a importância de incluir e representar diferentes culturas, práticas e vivências no ambiente escolar.
O evento visa criar um espaço de diálogo e troca de experiências, incentivando a criação de novas abordagens pedagógicas que respondam às demandas do século XXI. Reconhecemos que a formação crítica e abrangente de educadores de Arte é crucial para que possam atuar como agentes de transformação social, promovendo inclusão e valorização da diversidade cultural e identitária em sala de aula.
Com isso, propõe-se a ser um espaço de encontro para mestrandos, doutorandos e pesquisadores da área de Arte/Educação que desejam compartilhar suas experiências, saberes e investigações. Independentemente da linguagem artística (artes visuais, música, dança, teatro ou audiovisual), a formação de professores precisa incluir as dimensões contemporâneas da criação para que possamos formar jovens mais sensíveis, críticos e comprometidos com a transformação social.
Público-Alvo
● Estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em Arte e Educação.
● Professores da Educação Básica, tanto de escolas públicas quanto particulares que atuam no ensino da Arte (Música, Artes Visuais, Dança, Cênicas e Audiovisual).
● Pesquisadores e profissionais que atuam no ensino da Arte em contextos não formais.
● Educadores, artistas e mediadores culturais que desenvolvem práticas de ensino da Arte em museus, centros culturais, ONGs e outros espaços educativos.
● Coletivos e movimentos sociais ligados à Arte/Educação.
Programação
Horários e Locais:
12/09/2025 - 13:00 às 17:00 - Plataforma Online
13/09/2025 - 09:00 às 12:00 - Plataforma Online
12/09/2025 - 13:00 às 17:00 - Plataforma Online
13/09/2025 - 09:00 às 12:00 - Plataforma Online
Organização
Rosa Iavelberg - EDM
Comissão Organizadora
Aline Fátima da Silva Costa Magno
Isac dos Santos Pereira
Pedro Bernardes Neto
Walter Rodrigues Marques
Comissão Organizadora
Aline Fátima da Silva Costa Magno
Isac dos Santos Pereira
Pedro Bernardes Neto
Walter Rodrigues Marques
Inscrições de participação: somente on line
a partir de 20/02/2025 a 12/09/2025
Inscrições com submissão de trabalhos: a partir de 24/02/2025 a 10/05/2025
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br