Autogestão e Educação para além do capital na Europa e na América
Período: 09/04/2024 a 09/04/2024
Com o avanço da crise do capitalismo nos anos 1990, uma parcela dos trabalhadores e trabalhadoras lutou pela criação de cooperativas e associações, onde as decisões são tomadas de forma democrática, o excedente é repartido coletivamente e os meios de produção são coletivos. Mesmo inseridas no modo de produção capitalista, as experiências autogestionárias sinalizam a possibilidade de superação do trabalho explorado-alienado. Neste mesmo contexto, escolas de movimentos sociais que praticam a autogestão foram criadas e conteúdos críticos disseminados. São elas experiências de educação para além do capital? Podem se contrapor ao sistema de exploração do trabalho? Qual as positividades e limites dessas experiências?

Lançamento dos livros
O movimento autogestionário mundial: uma perspectiva marxista (Dario Azzellini)
Mundo do trabalho associado e embriões de educação para além do capital (Henrique Tahan Novaes)
Alunos de Graduação