Seminário Leituras de Michel Foucault em São Paulo: Tradução, Recepção e Usos
Período: 11/06/2024 a 13/06/2024
O seminário visa refletir sobre os continuados efeitos do trabalho de Michel Foucault sobre o pensamento social, na efeméride dos 40 anos de sua morte e também dos 20 anos da publicação de dois de seus cursos no Collège de France que tiveram um impacto fundamental para outras genealogias do Estado e para a compreensão dos neoliberalismos - Segurança, Território e População e Nascimento da biopolítica. Para isso, reuniremos diferentes gerações de estudiosos do trabalho de Michel Foucault.
Nosso intuito é reconhecer a importância central do trabalho de tradutores e de pesquisadores, tais como docentes e comentadores, que possibilitaram o acesso ao trabalho de Foucault em instituições paulistas e brasileiras. Também nos interessa lançar um olhar retrospectivo para compreender de que modo o efeito-Foucault se desdobrou nas reflexões sobre os dilemas do país, marcando presença em campos de investigação como Estado e governamentalidade, práticas neoliberais, trabalho, educação, saberes psi e usos do arquivo.

ATENÇÃO: por motivos de saúde, a sessão 3, que ocorreria no dia 12 de junho às 18h, está CANCELADA.
Pesquisadores
Fabiana Augusta Alves Jardim - EDF
Ana Lúcia Teixeira
Carla Bernava