O sofrimento docente: uma interlocução sobre o livro de Caroline Fanizzi
Período: 13/11/2023 a 13/11/2023
O livro O sofrimento docente: apenas aqueles que agem podem também sofrer, da autora Caroline Fanizzi, acrescenta uma nova camada interpretativa ao debate acerca da condição docente dos(as) professores(as) da educação básica em nosso país. Afastando-se de perspectivas que concebem o sofrimento docente como doença ou renúncia ao ofício, a autora examina-o como um fenômeno que diz do sujeito que sofre, mas sobretudo do sujeito que resiste. Resiste aos constrangimentos impostos pela precariedade - material e simbólica - de seu ofício. Resiste à crescente tentativa de decretar a sua superfluidade, a sua descartabilidade como um alguém singular, capaz de dizer, de agir e de contar sobre si e sobre o mundo uma história. Assim, a autora examina, de modo particular, as possíveis relações entre o sofrimento docente e o lugar precário hoje atribuído ao professor no tecido simbólico social. Coordenada por Thiago Moreira (FEUSP), a Mesa Redonda contará com a participação da autora do livro, da professora Carlota Boto (FEUSP) e dos professores Douglas Emiliano Batista (FEUSP) e José Sérgio Fonseca de Carvalho (FEUSP).
Psicanalistas, Filósofos, Psicólogos
Professores da Educação Básica