'Educação para qual desenvolvimento'
Período: 12/09/2023 a 17/10/2023
O seminário 'Educação para qual desenvolvimento' tem como objeto o diálogo a respeito da articulação entre educação e desenvolvimento no Brasil, a partir da discussão sobre a concepção e a aplicação desses dois elementos no Brasil contemporâneo. Busca-se debater no seminário qual o formato mais adequado de desenvolvimento para o Brasil, partindo especialmente das ideias de Celso Furtado, assim como de que modo a educação se articula a esse desenvolvimento, dialogando-se, primordialmente, com as concepções educacionais de Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Paulo Freire.
Frente a esse objetivo, o evento será composto por duas mesas. A primeira mesa denominada 'O Desenvolvimento e Celso Furtado hoje', em que se dará foco à compreensão do primeiro elemento - desenvolvimento; e a segunda mesa 'Educação e Desenvolvimento na concepção de Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Paulo Freire', em que se buscará articular a visão dos educadores a esse primeiro elemento.
Comunidades das Escolas de educação Básica
Professores da Educação Básica