O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo: educadores e cientistas sociais comprometidos com a emancipação das classes populares
Período: 26/06/2023 a 26/06/2023
No contexto dos anos de 1950-60, período da gestão de Anísio Teixeira no INEP, quando criou o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais e os Centros Regionais, dentre os quais o CRPE-SP, educadores e cientistas sociais comprometidos com as reformas de base e o projeto nacional-desenvolvimentista, dedicaram-se à pesquisa empírica, voltada à emancipação das classes populares, legando-nos fecundas contribuições que resultaram da investigação das questões regionais, das diferenças culturais entre os meios rural e urbano, da diversidade no processo de formação de nosso povo e seus modos de vida. Este celeiro de ideias férteis foi interrompido pelo golpe empresarial-militar de 1964. Florestan Fernandes, Antônio Cândido, Luiz Pereira, Celso Beisiegel e José Mário Azanha, dentre outros, protagonizaram a institucionalização da sociologia educacional no Brasil, em defesa da escola pública e da democratização de nossa sociedade. Intrinsecamente ligado à história da Faculdade de Educação da USP, torna-se mister manter viva a memória do CRPE- SP.
26/06/2023 - 19:30 às 22:00 - Auditório FEUSP
Carmen Sylvia Vidigal Moraes - EDA