Pedagogia interdisciplinar: música, tecnologia e educação
Período: 26/06/2023 a 26/06/2023
Resumo do evento:

A proposta desta oficina, ministrada por Yuri Behr, do Departamento de Música da ECA e Milan Puh, do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FE, prevê promover a integração e complementação dos conteúdos das artes, no caso em questão a música, com o ensino das línguas. Essa prática enseja possibilitar ao aluno, em primeiro lugar, o contato com idiomas e elementos culturais diversos e ademais facilitar o aprendizado da fonética, pois facilita a compreensão efetiva e a experiência. Isso será feito por meio da análise paradigmática como ação pedagógica nos contextos escolares. Essa ação pedagógica, tal como vimos propor, tem por objetivo fornecer subsídios para que se possa aplicar de maneira prática e direta as ferramentas apresentadas em diversos contextos curriculares, tendo como foco sempre a interdisciplinaridade. Para tanto elencamos um programa de atividades e ações a serem desenvolvidas.

Organização da oficina:

1. Escutar uma música não cantada e procurar reconhecer nessa as partes análogas às de uma canção. Ex. verso, estrofe, refrão.

2. Procurar identificar se dentre os elementos menores se existe algum tipo de repetição, quer seja de elementos exatamente iguais ou com certo grau de proximidade. Para tanto recorre-se a fonética para estabelecer o conceito de semelhança.

3. Utilizar a análise paradigmática como ferramenta para analisar os elementos identificados anteriormente no sentido de verificar o surgimento de algum padrão.

Como resultado final quer se mostrar que entre a língua falada, sua estrutura textual, e a música, existe uma relação no princípio de organização; mas que, não necessariamente são coincidentes, permitindo que professores da Educação Básica utilizem as ferramentas para se aproximar, em sala de aula, de línguas e musicalidades consideradas distantes, permitindo lidar com diversidade cultural e linguística que está cada vez mais presente na escola brasileira.
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Professores da Educação Básica
26/06/2023 - 18:00 às 19:30 - Sala 23 (Reunião - Possui Webcam)