Francisco Ferrer y Guardia, a Pedagogia Libertária e o Arquivo João Penteado
Período: 11/10/2022 a 13/10/2022
Atualmente, podemos identificar a expressiva influência do pensamento pedagógico de Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909) junto à classe trabalhadora no Brasil durante as décadas de 1900 e 1910, apesar do apagamento histórico que as propostas anarquistas de educação sofreram, ao longo do século XX. A fundação das Escolas Modernas no Brasil, em especial as surgidas em São Paulo por atuação do Professor João Penteado, representa amostras da potência de tais práticas, de forma que a profusão dos documentos preservados no CME abre a possibilidade de novas abordagens e pesquisas sobre o tema. O presente seminário visa a apresentar novos olhares sobre a História da Educação Anarquista no Brasil e sobre o uso e análise das fontes documentais. O evento é fruto de uma parceria entre o Centro de Memória da Educação (CME/USP) e a Biblioteca Terra Livre (São Paulo) e faz parte das comemorações dos 30 anos do CME e de mais uma edição do Mês Ferrer, organizado há vários anos pela Biblioteca.
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação