Grupo de Pesquisa CNPq “Políticas de Educação Especial”

Breve descrição do grupo:

O grupo “Políticas de Educação Especial”, formado no ano de 2002, é coordenado pela Professora Dra. Rosângela Gavioli Prieto e tem como objetivos: 1) averiguar implicações de planos e programas de atendimento escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação implantados em redes públicas; 2) sistematizar e divulgar contribuições para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de políticas educacionais de inclusão escolar.

As pesquisas produzidas pelo grupo, se organizam em 05 (cinco) linhas temáticas, sendo elas:

Educação especial – táticas de resistência à produção de um não lugar para as diferenças na escola
Educação especial: infância, diversidade e lutas sociais
Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva/educação bilíngue
Gestão e financiamento da educação especial
Políticas municipais de educação especial

Os encontros são mensais com o objetivo de articular ações e realizar estudos sobre as temáticas da educação especial, políticas públicas, teorias sobre Estado e metodologias de pesquisa.

O grupo é responsável pela organização dos Seminários de Educação Especial, realizados na Feusp, atividade que articula ensino, pesquisa e extensão. Com início em 2017, os Seminários contam com quatro edições:

• I Seminário de Educação Especial

Data: 05 de junho de 2017

Participação: Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno (PUC/SP)

Título da conferência: “Políticas de educação especial: análises a partir de indicadores do Inep”

• II Seminário de Educação Especial

Data: 13 de novembro de 2017

Participação: Profa. Dra. Wilma Favorito (INES)

Título da conferência: Políticas linguísticas para surdos

• III Seminário de Educação Especial

Data: 05 de novembro de 2018

Participação: Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo (FE/USP)

Título da conferência: “Financiamento em Educação: o novo Fundeb”

• IV Seminário de Educação Especial: gênero e raça em articulação com a educação especial

Data: 10 de junho de 2019

Participação: Profa. Dra. Amélia Cristina Abreu Artes (FCC) e Profa. Dra. Marília Pinto de Carvalho (FE/USP).

Organização: parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), com o apoio da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Atualmente, o grupo “Políticas de Educação Especial” conta com o Instituto Federal de São Paulo (campus de Presidente Epitácio) como instituição parceira. Também agrega outros pesquisadores da FE/USP, USP/RP e UFABC.