A implementação de agrupamentos multietários na Educação Infantil no município de São Paulo é tema de diálogo entre a universidade e as escolas.

No primeiro semestre de 2022, a implementação dos agrupamentos multietários na educação infantil pela Prefeitura Municipal de São Paulo foi tema de atividades promovidas pelas educadoras do Programa de Formação de Professores (PFP) da FEUSP.

A EMEI Carolina Maria de Jesus, uma das escolas parceiras do Programa de Formação de Professores, que desde 2012 recebe estagiárias da FEUSP semestralmente e acolheu licenciandas inclusive durante o período de ensino remoto emergencial, havia começado a pensar em uma proposta pedagógica que permitisse maior interação entre crianças de diferentes idades ainda em 2017. A coordenadora da EMEI, Lucimara Camargo, conta que as professoras da unidade já apresentavam a demanda das crianças para que turmas diferentes se encontrassem, o que ocorria, em especial, nas sessões simultâneas de leitura.

Quando, em 2018, chegaram professoras para compor o quadro da escola e trouxeram a experiência de como se organizava a unidade na qual trabalhavam anteriormente, a equipe decidiu dar um segundo passo no sentido de atender essa demanda, organizando a linha do tempo para que as crianças se encontrassem nos parques, nas refeições e ampliando as sessões simultâneas para jogos e artes. Com essas atividades e os quintais, as crianças passaram a ter mais tempo de interação e autonomia.

Em 2019, após consulta à comunidade escolar sobre o tema, foram elaboradas pela equipe da EMEI e aprovadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) as mudanças no Projeto Político Pedagógico da unidade, prevendo as alterações na composição das salas de referência. No início de 2020, a EMEI Carolina realizou o acolhimento das crianças já no modelo com agrupamentos multietários e as crianças mais velhas apresentaram os espaços às famílias e colegas que estavam chegando. No entanto, com a pandemia de COVID-19, a implementação da proposta foi interrompida e o retorno às atividades presenciais em 2021, ainda que de forma multietária, contou com poucas crianças e teve que se pautar nas necessidades de cada uma e nas situações de maior vulnerabilidade.

Em 2022, com a retomada do projeto na unidade, concomitante com a implementação na rede como um todo dos agrupamentos multietários, por intermédio das educadoras da FEUSP, foi feito o convite  para a professora Patrícia Dias Prado contribuir com a unidade promovendo uma formação para toda a equipe em sua parada pedagógica de 25 de junho.

Formacao EMEI Carolina 1

Formacao EMEI Carolina 2
Atividade de formação no pátio da EMEI Carolina Maria de Jesus com a professora Patrícia Dias Prado, junho de 2022.

Após a visita da professora Patrícia à EMEI, foi a vez de profissionais das escolas públicas de educação infantil trazerem sua contribuição para a universidade.

Desde 2017, as educadoras do Programa de Formação de Professores têm organizado debates com profissionais das redes públicas de educação básica a respeito de questões que as afetam diretamente. Alguns dos temas tratados foram igualdade de gênero, ocupação nas escolas, organização curricular, trabalho docente e reforma do ensino médio.

Neste semestre, nas conversas com as unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo parceiras do PFP da FEUSP para realização dos estágios curriculares, foram recorrentes as  falas sobre questões enfrentadas devido à implementação obrigatória dos agrupamentos multietários, indicando a necessidade de debater esse tema a partir da escuta das profissionais que atuam no “chão” das escolas sobre a implementação dessa política educacional.

O debate aberto e on-line, realizado no dia 30/06, reuniu profissionais que atuam como coordenadoras, diretora e professora da sala de referência de CEIs e EMEIs, convidadas a apresentar a experiência de suas unidades neste primeiro semestre com a implementação pela SME dos agrupamentos multietários na educação infantil.Cartaz evento educacao infantilO evento priorizou a participação das estudantes e docentes das turmas da disciplina Projeto de Estágio em Docência em Educação Infantil na sala de videoconferência e teve transmissão pelo canal da FEUSP no Youtube, de forma que outras profissionais da rede municipal de São Paulo puderam interagir enviando suas perguntas, que foram respondidas e comentadas pelas convidadas e pela debatedora.

Promover debates dessa natureza, trazendo para dentro da universidade as vozes plurais e diversas que compõem as trajetórias e experiências de profissionais da educação básica pública, além de contribuir na formação das licenciandas dando materialidade para questões que são estudadas nas disciplinas, é uma forma de aproximar/estreitar laços entre esses dois espaços responsáveis pela formação de futuras professoras.

Com um número expressivo de visualizações, o vídeo do debate segue disponível no canal da FEUSP no Youtube.

Evento educacao infantil 1

image (3)
Apresentação da EMEI Carolina Maria de Jesus no debate on-line sobre agrupamentos multietários na educação infantil, junho de 2022.

Texto, fotos e cartaz do evento: Gislaine Oliveira