Três novos NAPS – Núcleos de Apoio à Pesquisa – na FEUSP

O último Edital para criação de Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) na USP mobilizou amplamente a comunidade da FEUSP. Como resultado, três novos NAPS exibem a participação de nossos docentes na qualidade de coordenados e/ou pesquisadores. São eles:

 

1) NAPIEC-Núcleo de Apoio à Pesquisa em Inovacão em Ensino de Ciências

 O NAP busca o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a promoção de inovações curriculares em ciências. Organizado a partir de três grandes linhas de pesquisa – Alfabetização Científica, Inovações de Conteúdo Curricular e Novas Tecnologias Digitais e Inovação no Ensino de Ciências – busca gerar parâmetros para construir, implementar e avaliar objetos de aprendizagem inovadores que possam ser usados em situações de ensino formais e não formais e disponibilizá-los para serem utilizados pelas escolas, professores, centros de cultura científica como os museus de ciências, entre outros. Já se acumulam dados oriundos de investigações que possibilitam um entendimento mais fundamentado sobre ações educativas desenvolvidas como base para inovações, quer seja na avaliação do que já foi feito ou na proposição de novas iniciativas no âmbito dos conteúdos e metodologias para a área de ensino de ciências. Considerando a expertise acumulada pelos pesquisadores associados a este núcleo, é intenção realizar um amplo diagnóstico de propostas que focalizam os conteúdos e metodologias no ensino de ciências, elaborar e implementar propostas inovadoras para o ensino e divulgação das ciências e desenvolver protocolos para avaliação e implementação em larga escala dessas propostas. Do ponto de vista teórico-metodológico, as linhas de pesquisa serão desenvolvidas a partir de perspectivas metodológicas de cunho qualitativo e quantitativo que gerem dados os quais serão transformados em indicadores para o desenvolvimento dos objetos de aprendizagem. A importância deste NAP reside em que ações decorrentes destes resultados impactem diretamente a aprendizagem das ciências no que diz respeito à formação de educadores, de estudantes, de visitantes de museus e, por conseguinte, dos cidadãos em geral.

Coordenação: Mauricio Pietrocola (FEUSP)

Vice-coordenação: Marcelo Giordan (FEUSP)

Pesquisadores: Martha Marandino (FEUSP), Silvia Luzia Frateschi Trivelato (FEUSP), Anna Maria Pessoa de Carvalho (FEUSP), Myriam Krasilchik (FEUSP), Lúcia Helena Sasseron Roberto (FEUSP), Cibelle Celestino Silva (IFSC), Salete Linhares Queiroz (IQSC), Ivã Gurgel (IF-USP), Marcelo Alves Barros (IFSC), Maria Beatriz Fagundes (UFABC), Maria Candida Varone de Morais Capecchi (UFABC), Viviane Briccia do Nascimento (UESC), , Waldmir Araújo Neto (UFRJ). Digna Couso-Lagaron (UABarcelona), Gesche Pospiech (TU Dresden), Marianne Mortensen (University of Copenhagen), Ricardo Avelar Karam (Universität Hamburg), Kenneth Tobin (CUNY).

Email Institucional: napiec@usp.br

 

2) Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica (EDEVO-Darwin)

O NAP tem por finalidade precípua pesquisar formas de ampliar o entendimento público da evolução biológica, focalizando atividades de ensino-aprendizagem no universo escolar, bem como sua compreensão pela sociedade, de maneira ampla. As atividades do núcleo pretendem influenciar a opinião pública e os sistemas de ensino a partir dos consensos dos cientistas sobre a evolução biológica e sua importância para a educação. Ao lado de atividades de formação contínua de professores e ações de apoio a atividades escolares, o núcleo pretende aprofundar a atividade acadêmica, na pesquisa e extensão, incorporando pesquisadores e estudantes de outras instituições, bem como professores e alunos da educação básica.

Coordenação: Nélio Bizzo (FEUSP)

Pesquisadores: Maria Isabel Landim (MZUSP, vice-coordenadora), Mário de Pinna (MZUSP), Paulo Sano (IBUSP) e Acácio Pagan (UFS).

 

3) Núcleo de Pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NPNAP)

Este NAP entende que é preciso assumir uma postura acadêmico-científica que leve à reinvenção da educação e dos processos pedagógicos inerentes às relações de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis e modalidades. Dentre outras ações se propõe a desenvolver projetos de pesquisa e de intervenção que incorporem na sua concepção as novas linguagens e tecnologias que permeiam a vida cotidiana das pessoas, a ética nas relações humanas, e as diferentes culturas dos sujeitos da educação. Dentre as metas estabelecidas para desenvolvimento nos próximos 36 meses, estão: oferecer cursos diversificados de formação de professores e outros profissionais; desenvolver meios inovadores de interação humano-computador para ambientes virtuais de aprendizado, em diferentes plataformas e linguagens, tanto para computadores pessoais quanto para dispositivos móveis; introduzir novos conteúdos curriculares, novas formas de instrução e representação dos conhecimentos e novas formas de interação entre os sujeitos da educação, visando a construção de aprendizagens mais significativas; produzir  artigos e trabalhos acadêmicos a serem submetidos a congressos e revistas científicas; formar pesquisadores, aptos a trabalhar, desenvolver e disseminar na sociedade Novas Arquiteturas Pedagógicas; criar materiais didáticos que incorporem novas e diferentes linguagens, considerando as representações dos sujeitos da educação sobre as relações de ensino e de aprendizagem.

Coordenação: Ulisses Araujo

Pesquisadores da FEUSP: Marcos Neira (coordenador), Carlota Reis Boto, Claudia Valentina Galian, Maria Cecília S. Cortez, Mary Julia Dietzsch,Paula Perin Vicentini, Rita de Cassia Gallego, Silvia Maria Gasparian Colello, Sonia Maria Vanzela Castelar, Sonia Teresinha de Sousa Penin, Valéria Amorim Arantes de Araújo e Vivian Batista da Silva.

Pesquisadores da EACH: Marcelo Fantinato, Maria Luisa Trindade Bestetti, Patrícia Junqueira Grandino, Paulo Rogério Miranda de Correia, Sarajane Marques Peres e Tânia Pereira Christopoulos.

Email Institucional: npnap@usp.br

Página web: http://www.nap.usp.br/npnap