Resultado do IV Seminário de Internacionalização da FEUSP

A Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação – CCInt-FE, realizou, nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, o IV Seminário de Internacionalização da FEUSP . Foram apresentadas cerca de 50 experiências internacionais recobrindo a pesquisa, o ensino e a extensão.

Estas experiências, desenvolvidas em 3 continentes (África, América, Europa), foram apresentadas por professores da FE, professores de instituições, brasileiras,  coordenadores de convênios de instituições estrangeiras  ou interessados em estabelecer convênios, por estudantes da FE que fizeram estágios fora do país e por alunos estrangeiros que encontram-se matriculados na FE.

Com a presença do Prof. Dr. Marcio Lobo, diretor adjunto na área de mobilidade acadêmica da AUCANI (Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional) do Prof. Dr. Marcos Garcia Neira, Diretor da  FEUSP e do Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto,  presidente da CCInt-FE, .

Os participantes estrangeiros eram oriundos das seguintes instituições: Universidad de La Plata (Argentina), Universidade Pedagógica de Moçambique, Institución Universitaria Antonio José Camacho (Colômbia), Universidade de Veliko Tarnovo (Bulgária), Instituto Superior de Ciências da Educação (Angola),  Universidad Mayor de San Marcos (Peru) e Escuela Colombiana de Ingeniería Julio Garavito (Colômbia)

Nossos alunos e professores relataram experiências nas universidades:  Aarhus University (Dinamarca), University of Stanford (EUA), Universidade Grenoble Alpes (França), Siauliai University (Lituânia), Beijing Normal Univesity (China), Biblioteca Maria Carolina (Angola), Universiteit Leiden (Holanda), Universidade Pedagógica de Moçambique e Universidade de Veliko Tarnovo (Bulgária).

Instituições do Brasil também foram representadas: Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), a Deutsche Forschungsgemeinschaf -Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa para América Latina, Fundação Humbolt, Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras-Smsp, UNICENTRO, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Santa Catarina, PUC-SP, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual do Mato Grosso e o Instituto SIADES.

Durante a primeira Mesa os palestrantes do grupo de estudos da CCInt-FE formado pelo Prof. Valdir, fizeram um estudo quantitativo e qualitativo dos relatórios da CCInt.

Como parte integrante do IV Seminário aconteceu simultaneamente o III Simposio Internacional  Educación, Diversidad, Lengua y Cultura – Encuentro de pares académicos Iberoamericanos da REDIP (Red Iberoamericana de Pedagogia), que contou com participantes das universidades (Escuela de Educación Técnica Biología Marina,  Santa Cruz -Argentina , Fundación universitaria del Area Andina, Colombia , Universidad de Los Lagos Chile, Instituto Superior de Formación, Buenos Aires, Argentina ,Universidad Nacional de la Plata, Argentina, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Duitama, Boyacá , Colômbia, Universidade Estadual de Goiás, Universidad de La Serena- Chile, Escuela el Paqui, Monte Patria, Chile, Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, Beacon School , Brasil, IC International Consultants, Brasil, Escola Neues Tor, Alemanha, Universidad del Quindío, Colombia, Facultad de Educación, Universidad Tecnológica de Pereira , Colômbia), Universidad Cardenal Silva Henriquez, Santiago – Chile , Universidad Autónoma de Baja California, México). O dia do encerramento deste Simposio,  foi durante o Seminário e ambos coordenadores dos eventos organizaram homenagens a pessoas e entidades que e entidades que fazem um trabalho digno de destaque no âmbito da internacionalização . Por exemplo o CEPEL (Centro de Estudos e Pesquisas em Ensino de Línguas-FEUSP) foi homenageado pelo serviço de assessoria linguística para aprendizagem de português que oferecem aos alunos estrangeiros matriculados na FEUSP e os testes de proficiência em inglês que oferece aos alunos da FEUSP. A Universidade Pedagógica de Moçambique também foi homenageada como a instituição que mais cooperou com a FEUSP, com a vinda de um total de doze doutorandos para intercâmbio na FEUSP e vinda também de professores para palestras e para o seminário nos últimos anos. A homenagem foi recebida pelo Diretor da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia, Prof. Dr. Felix Mulhanga, desta instituição. Por coincidência, a aluna colombiana em intercâmbio na FEUSP também fazia parte da rede e recebeu uma homenagem

O Prof. Valdir Barzotto também recebeu homenagens de instituições parceiras e se despede da CCInt-FE após 4 anos de muita dedicação e após ter organizado com excelência os 4  Seminários de Internacionalização.

Todas as apresentações contribuíram para pensar no processo de Internacionalização da nossa Universidade. As discussões foram frutíferas para a compreensão do que seja a internacionalização da universidade, e contribuirão na formação de novos convênios acadêmicos internacionais e no aprimoramento de nossa política de integração.