Projeto Música na Escola: colaboração entre ECA e FEUSP leva apresentações musicais a estudantes de escolas públicas

Apresentação para professores. EE Professor Antônio Francisco Redondo.

Semestralmente, formam-se inúmeros grupos musicais compostos por estudantes da ECA em disciplina ofertada pelo Laboratório de Música de Câmara (CMU-ECA/USP). Muitos desses grupos, sob a responsabilidade do professor Michael Alpert, têm se apresentado em diferentes unidades da USP em concertos ao meio-dia.

Numa parceria entre o professor Michael e o professor Antônio Carrasqueira e com a mediação das educadoras do Programa de Formação de Professores da FEUSP essas apresentações estão rompendo os muros da universidade e chegando a estudantes de escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino.

Trata-se do Projeto Música na Escola, um piloto iniciado neste semestre em quatro escolas que compõem o Guia de Escolas e o Projeto Escolas Campo – Formação em Diálogo, ambos projetos do Programa de Formação de Professores da FEUSP. Após a organização da proposta com as equipes gestoras, foram realizadas apresentações musicais para os professores conhecerem o projeto e, nos meses de setembro e outubro, @s estudantes já assistiram as primeiras apresentações. O objetivo é proporcionar aos estudantes acesso à diversidade musical, apresentando diferentes compositores, os instrumentos e a trajetória dos músicos que se apresentam. Além disso, o projeto é uma contrapartida da universidade às escolas que compartilham com a Faculdade de Educação a formação dos futuros professores da educação básica.

Também participam da organização do Projeto os estudantes de música da ECA Fábio Ferreira, Mariana Ceres, Alesi Souza e a mestranda em música Gina Falcão.

 

Apresentação para estudantes. EMEF Solano Trindade.

 

Texto: Jany Elizabeth Pereira e Marina Capusso

Fotos: Gislaine de Oliveira e Jany Elizabeth Pereira