Professor de Moçambique conversa com as crianças da escola campo EMEI Carolina Maria de Jesus

Professor Rui com crianças – Turma da Flecha.

As crianças da EMEI Carolina Maria de Jesus escolhem no primeiro semestre de cada ano um país do continente africano para estudarem. Faz parte da pesquisa que realizam conhecer as brincadeiras, a literatura, a comida, a vestimenta, a organização político-geográfica etc. do país escolhido. Essa é uma atividade prevista no Projeto Político Pedagógico da escola que tem como um dos seus objetivos discutir as questões étnico-raciais e a diversidade, considerando o contexto da comunidade escolar.

Como parte dessa atividade, o professor de Moçambique Rui Amadeu Bonde, doutorando na FEUSP, conversou com as crianças da EMEI respondendo a perguntas e apresentando questões históricas, geográficas e culturais do seu país.

Professor Rui com crianças – Turma do Urso.

Essa conversa foi articulada pelas educadoras do Programa de Formação de Professores da FEUSP como parte do projeto Escolas Campo: Formação em Diálogo. A EMEI Carolina Maria de Jesus é escola campo desde 2015, compartilhando com a FEUSP, em planejamento conjunto com as educadoras, a formação d@s futur@s professor@s.

Professor Rui com crianças – Turma do Beijo.

Texto e fotos: Marina Capusso