Índice
A
Formação de professores: análise da proposta de escrita autobiográfica no contexto do PEC-Municípios
Ana Carolina Bastides Horibe
Denise Trento Rebello de Souza
Dewey e a obra Arte como experiência - recorte estético-filosófico da arte rupestre e antiga: interdependência com o modelo biológico de adaptação do ser ao meio e seu conseqüente significado democrático
Ana Daniele de Godoy Dorsa
Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral
A divisão do trabalho docente no PEC - Formação Universitária Municípios: o papel dos professores – tutores
Andressa Christina Trevizan
Belmira Oliveira Bueno
Educação como Mercadoria: Uma Análise de Sítios Eletrônicos de Colégios Privados da Cidade de São Paulo
Ariam José Ferreira de Castilho Cury
José Sérgio Fonseca de Carvalho
B
Corpo, música e dança: possibilidades de ação pedagógica a partir de oficinas de conscientização corporal para professores.
Bárbara Alves Gondim de Freitas
Marcos Garcia Neira
C
Visões da Infância da Cidade
Carolina Coronato Bortoletto
Mary Julia Martins Dietzsch
Ricardo Nassif: Peculiaridades e contribuições de seu pensamento para a Filosofia da Educação na América Latina.
Carolina Rieger Massetti
Antônio Joaquim Severino
A produção de pesquisas sobre programas especiais de formação de professores (Brasil, 2001-2007).
Claudia Regina Oliveira Varanese
Belmira Oliveira Bueno
D
As múltiplas estratégias de escolarização do social em São Paulo (1835-1889): cultura e prática escolares
Denise Tadei Klein
Maurilane de Souza Biccas
E
Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: análise das ações do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) de Guaianases
Elaine Alves Raimundo
Rosângela Gavioli Prieto
A divisão do trabalho docente no pec-formação universitária municípios: o papel dos professores-assistentes
Eliana Scaravelli Arnoldi
Belmira Oliveira Bueno
G
Ensino Religioso em Escolas Públicas no Estado de São Paulo: A religião judaica dentro de escolas públicas das pequenas comunidades
Gabriela Abuhab Valente
Roseli Fischmann
As relações de ensino-aprendizagem na multissérie: a diversidade como possibilidade educativa.
Gisele Aparecida Reis Goulart
Helena Coharik Chamlian
I
Um estudo exploratório sobre o conceito da disciplina na ética de Confúcio e em Weber e Foucault
Inty Scoss Mendoza
Flávia Inês Schilling
J
Estudo exploratório sobre os sentidos na educação de adultos
Jan Peter Josef Paulics
Flávia Inês Schilling
Propostas de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: características, tendências e uso dos resultados - Estudo do Sistema de Avaliação do Estado de Alagoas (SAVEAL) e do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP)
Jaqueline Aparecida Barbosa
Sandra Maria Zákia Lian Sousa
Culturas infantis: uma análise sobre as relações entre as práticas escolares e as culturas infantis em uma EMEI do município de São Paulo
Jaqueline Carvalho Mota Cárdenas
Maria Letícia B. P. Nascimento
Tempos de escola: fontes para a presença feminina na educação em São Paulo (século XIX)
Jessika Flückiger Dupré Rabello
Maria Lúcia Spedo Hilsdorf
A formação dos monitores em Museus e Centros de ciências, um estudo da Estação Ciência
José Antonio Gomes
Martha Marandino
Formação e prática docente interdisciplinar e a contribuição das linguagens e códigos de comunicação no contexto da educação escolar de jovens e adultos
José Moraes Neto
Stela Conceição Bertholo Piconez
As múltiplas estratégias de escolarização do social em São Paulo (1770-1970): cultura e prática escolares
Juliana Karina Monteiro David Oliveira
Diana Gonçalves Vidal
Utilização de vídeos para o estudo das questões feitas pelos professores
Júlio César Gallio da Silva
Anna Maria Pessoa de Carvalho
K
Formação de professoras de unidade de educação infantil na perspectiva de contextos integrados - acompanhamento de processos.
Karina Massigli
Mônica Appezzato Pinazza
Relações de gênero e sexualidades nas políticas públicas de educação: um exame da produção acadêmica no brasil - 1995 a 2006
Karina Valdestilhas Leme de Souza
Cláudia Vianna
L
Mídia e Escola - uma ajuda mútua
Lidiany Teotonio Ricarte
Maria Leticia Nascimento
Conversas sobre ler e escrever: análise do debate pedagógico sobre alfabetização presente na Revista de Ensino (1902-1918)
Louisa Campbell Mathieson
Carlota Boto
Documentos legais como instrumento para proteção da diversidade cultural e racial na escola: um estudo preliminar
Luana Robles Vieira
Roseli Fischmann
M
Organização do Espaço em uma Escola Municipal de Educação Infantil
Maria Carolina Gonçalves Venuto
Mônica Appezzato Pinazza
Turmas de reforço escolar para alunos dos Ciclos I e II da Rede Pública de Ensino de São Paulo: Um trabalho com projetos interdisciplinares.
Maria Cláudia Ligori Figueiredo
Sônia Maria Vanzella Castellar
Um estudo sobre a série
Estudos e Documentos
publicadas pela Faculdade de Educação da USP
Meire de Paula Ribeiro
Cecília Hanna Mate
Materiais Pedagógicos: usos e significações
Mônica Cassiano da Silva
Tizuko Morchida Kishimoto
P
Literatura de Massa e Educação Feminina: o estudo das práticas de leitura de romances populares
Patrícia Aparecida do Amparo
Dislane Zerbinatti Moraes
R
Propostas de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: características, tendências e uso dos resultados - Estudo do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco
Raíssa de Oliveira Chappaz
Sandra Maria Zákia Lian Sousa
Representações de “aluno alfabetizado” na Rede Estadual de Ensino de São Paulo
Renata de Oliveira Costa
Claudia Rosa Riolfi
A relação homem/natureza no imaginário expresso nas canções e na roda de jongo de Tamandaré, Guaratinguetá
Renata Saiuri Mollan Saito
Marcos Ferreira Santos
Faculdade de Educação da USP: fragmentos para a organização de sua memória institucional
Rubens Massao Taira
Marta Maria Chagas de Carvalho
S
Patrimônio Público Documental: o que pensam os professores?
Sadhu Abraham Vicencio Andrade
Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Predicados suspeitos: a argumentação em textos de jornal
Suelen Gregatti da Igreja
Claudia Rosa Riolfi
T
A presença da Lingüística nas disciplinas encarregadas da formação de professores de português.
Tathiane Graziela Cipullo
Valdir Heitor Barzotto
W
Uso do livro paradidático no ensino de matemática
Wanessa Aparecida Trevizan
Nilson José Machado