Núcleo de Avaliação Institucional – NAI – Chamada para estágios

INFORMATIVO DO ESTÁGIO DO NAI-FEUSP

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2º sem. 2019

APRESENTAÇÃO:

Coordenado pelas Professoras Sonia Kruppa e Lisete Arelaro, o Núcleo de Avaliação Institucional (NAI-FEUSP) reúne gestores/professores da rede pública e pesquisadores interessados na temática da Avaliação Institucional: uma estratégia de autoavaliação participativa, baseada no diálogo, com a adesão e participação dos sujeitos envolvidos com a instituição escolar e conhecedores do contexto local e do entorno social da escola. Com apoio dos educadores e monitores, o projeto de estágio do Núcleo é voltado, neste semestre, para alunos de Política e Organização da Educação Básica (POEB/Licenciatura) e Programa Integrado de Estágio em Gestão, Política e Organização da Educação Brasileira (PIEG/Pedagogia).

A atuação do NAI tem como princípios fundamentais: a autoavaliação institucional da escola como ação contínua e fortalecedora da autonomia escolar; a relação dialógica entre a comunidade escolar e o território onde ela está inserida; a articulação em rede de escolas de diferentes territórios para o fortalecimento mútuo; a formação docente (inicial e continuada) pautada pela realidade das redes públicas de ensino; o direito dos estudantes a um currículo escolar comprometido com a transformação social.

Por que participar do NAI?

– A parceria do Núcleo com diversas escolas da rede facilita a inserção do estagiário no contexto escolar;

– O apoio e o acompanhamento durante o período de estágio possibilitam: trocas de experiências entre estagiários, contato com diversas escolas e a vivência em iniciativas significativas na rede de ensino metropolitana;

ESTRUTURA DO ESTÁGIO (2°Sem/2019)

O aluno deve cumprir sua carga horária (30H) na escola pública parceira do Núcleo, com base nas orientações da disciplina em que estiver matriculado, num trabalho de campo que considere seu interesse e, também, os objetivos do NAI.

Algumas informações importantes seguem abaixo:

1. Neste semestre (2019), o NAI continuará oferecendo o curso de extensão chamado Reelaborando o PPP: aspectos constitutivos para uma atualização da prática política educativa, destinado a gestores e professores da Rede, no qual os estagiários poderão participar, sendo obrigatória a presença na aula do dia 13/09, quando o curso terá seu encerramento, com uma troca de experiência dos estágios do semestre passado.
  2. São obrigatórias:
  • Atividade de visita às escolas indicadas no período de aula:

Datas: 25/09 às 13h30 ou 16/10 às 18:30h, com saída da FEUSP.

• Participação em momentos de orientação individual e em grupo (de acordo com o cronograma abaixo), que permitem o apoio e a troca de experiência do estágio entre os participantes.

Além da Ficha de Estágio de 30 horas, o aluno receberá uma declaração atestando todas as demais horas dedicadas ao Núcleo (+30h). Dependendo das exigências de estágios das disciplinas e/ou da frequência às atividades do NAI-FEUSP, os estudantes poderão receber, além da Ficha de Estágio 30h (assinada pela escola), uma declaração atestando horas de Estudos Independentes.

As 60 horas de estágio dividem-se tal como descrito a seguir:

CRONOGRAMA DO ESTÁGIO:

Atividades Data/Horário Horas
Primeira reunião com os/as estagiários/as 23/08 das 17h -19h 2 horas
Troca de experiências com estagiários do 1º semestre.

Obs.: Neste dia acontecerá o encerramento do Curso Reelaborando o PPP: aspectos constitutivos para uma atualização da prática política educativa.

13/09 das 19h30 até 22h30 3 horas
Encontro entre estagiários/as, monitores/as e Professora 20/09 das 17h -19h 2 horas
Visita do grupo de estagiários NAI até uma das escolas da rede com a prof. Sônia (a confirmar) 25/09 às 13h30

ou 16/10 às 18:30h

3 horas
Encontro entre estagiários/as, monitores/as e Professora 25/10 das 17h -19h 2 horas
Encontro entre estagiários/as, monitores/as e Professora 22/11 das 17h -19h 2 horas
Trabalho de campo na escola escolhida Durante o semestre 30h
Apoio dos/as monitores/as – Atendimento individual Durante o semestre 6 horas
Elaboração e sistematização do relatório final. Durante o semestre 7 horas
Devolutiva/apresentação do relatório para a escola de estágio e para a Rede NAI Dez. (datas a decidir) 3 horas
TOTAL DE HORAS: 60 horas

LISTA DE ESCOLAS E INSCRIÇÃO PARA O ESTÁGIO:

Na página do NAI no site oficial da FEUSP (https://www4.fe.usp.br/estagios/projeto-nucleo-de-avaliacao-institucional), encontra-se a Lista de Escolas do Núcleo.

A inscrição do estágio poderá ser feita por meio de formulário ON LINE de 05/08/19 até 21/08/19 pelo LINK: https://goo.gl/forms/Q1yPWkaMsvIlriF83

RESULTADO PARA INGRESSO NO NÚCLEO: 22/08, pelo e-mail do estagiário.

1ª REUNIÃO: 23/08 das 17h às 19h (sala a confirmar. Não falte!)