Nota de pesar pelo falecimento de Ubiratan D’Ambrosio

É com pesar que comunicamos o falecimento do professor Ubiratan, professor Emérito da Unicamp e colaborados da FEUSP como docente e orientador da Pos graduaçao e membro do GEPEM, Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática da FEUSP.

Ubiratan D’Ambrosio é reconhecido mundialmente por suas contribuições no campo da Educação matemática com seus estudos pioneiros na área de Etnomatemática. Doutor em Matemática, era professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de ter ministrado aulas em diversas outras instituições brasileiras e estrangeiras.

A árvore que está ao lado do prédio da biblioteca da FEUSP, que aparece na foto do banner, foi plantada em homenagem à Profa. Maria do Carmo dos Santos Domite, também do grupo de etnomatemática, quando ela faleceu. Chama-se Gurumixama. Segue acesso à  live de lançamento do livro do grupo de Etnomatemática: “O Florescer da Grumixama”.