Mesa de encerramento: “Matemática e emancipação”

Ciclo de Diálogos “Há uma forma matemática de estar no mundo” Ano 100 com Paulo Freire

O propósito deste Ciclo de Diálogos consiste em proporcionar uma oportunidade para que diferentes pesquisadores/as da Educação Matemática explicitem como a obra e o repertório de Paulo Freire têm sido mobilizados em suas pesquisas e seus trabalhos recentes. Este evento está organizado, portanto, de modo a favorecer o diálogo e o compartilhamento sistematizado das contribuições depreendidas do pensamento e da obra freireanos para o campo. Configura-se como um espaço celebrativo do centenário de Freire, comemorado em 19 de Setembro de 2021, em que estão reunidas perspectivas de trabalho na/da Educação Matemática e que discutem a formação de professores/as, os currículos e a própria matemática a partir da concepção de que “há uma forma matemática de estar no mundo”.

Responsáveis:

Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos (FE USP); Prof. Dra. Maurilane de Souza Biccas (FE USP); Prof. Dr. Júlio César Augusto do Valle (IME USP) e Profa. Dra. Ana Paula Jahn (IME USP)

Realização:

Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Educação (GEPEME – FE USP)
Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm – FE USP)
Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM – IME USP)

Inscrição on-line de participação

23 de Setembro de 2021, de 19h às 21h,

Mesa de encerramento: “Matemática e emancipação”

Prof. Dr. Arthur Powell (Rutgers University/EUA) e Profa. Dra. Milagros Elena Rodriguez (Universidad de Oriente/Venezuela)

Mediação GEPEME: Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos (USP)

Transmissão online

23/09 a partir das 19h – https://youtu.be/3mh16HIYpYw