Memória do Corpo Docente – Sílvia Luzia Frateschi Trivelato

SÍLVIA LUZIA FRATESCHI TRIVELATO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2022.)

Sílvia Luzia Frateschi Trivelato nasceu em 14 de dezembro de 1955, em São Paulo, capital.
Em 1978 formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1987 concluiu seu Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela USP e em 1993 o Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Trabalhou como professora de Biologia do Ensino Médio ainda como estudante, no segundo ano de graduação. Poucos anos depois trabalhou no CECISP – Centro de Treinamento para Professores de Ciências Exatas e Naturais de São Paulo, onde conviveu com as professoras Norma Maria Cleffi e Myriam Krasilchik. Nesse Centro, sob a supervisão dessas duas professoras, iniciou suas atividades relacionadas à formação de professores e produção de material didático. Simultaneamente, ingressou na Pós-Graduação em genética humana no Instituto de Biociências da USP, e concluiu o Mestrado sob a orientação do Prof. Dr. Osvaldo Frota-Pessoa, depois de trocar o tema para Ensino de Genética. Na Faculdade de Educação, fez o doutorado em Didática, orientada pela Profa. Dra. Myriam Krasilchik.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1982, como auxiliar de ensino, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando disciplinas ligadas à formação de professores e metodologia do ensino de Biologia e de Ciências, dentre elas: Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I e II; Metodologia do Ensino de Ciências; Fundamentos Teórico-Metodológicos para o ensino de Ciências; Projeto Integrado de Estágio em Docência em Matemática e Ciências e Elementos teóricos conceituais para o Ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Integrou a equipe que ofereceu a disciplina optativa: Natureza, Cultura Científica e Educação, uma experiência que foi bastante significativa por ensaiar diferentes formas de relação com o conhecimento e entre os envolvidos. Na pós-graduação: Características de pesquisas em ensino de Ciências: discussão de dissertações e teses da área. Aposentou-se em 2020, depois de 38 anos de exercício.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a orientação de alunos, quer seja na pós-graduação, quer seja na iniciação científica. A constituição de um grupo de pesquisa, que a todo tempo se renova com a entrada e saída de alunos, ofereceu unidade a todos os anos de atuação na FEUSP. Também a atuação junto à direção da Fundação de Apoio à FEUSP (FAFE). Embora a fundação não seja diretamente vinculada à FEUSP, sua orientação sempre foi voltada para os propósitos da Faculdade.