Memória do Corpo Docente – Selma Garrido Pimenta

SELMA GARRIDO PIMENTA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Selma Garrido Pimenta nasceu em 29 de setembro de 1943, na capital de São Paulo.
Em 1965 formou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especializações em Orientação Educacional e Pesquisa em Educação (1967). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1979 concluiu seu Mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela PUC-SP e em 1985 Doutorado em Educação: Filosofia da Educação, pela mesma instituição. No período de 1990 a 2013, realizou Estágios de Pós-doutorado na França, Canadá, Espanha e Portugal.
Trabalhou como professora no 1o. ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio; foi Orientadora Educacional na Educação Básica no Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental (GEPE), até 1969, quando as experiências educacionais no sistema público de São Paulo foram extintas pelo golpe civil–militar (1964). Lecionou Pedagogia em instituições particulares, ministrando as disciplinas: Orientação Vocacional e Educacional; Metodologia de Pesquisa em Educação; Didática e Avaliação. Na PUC-SP lecionou as disciplinas: Orientação Educacional e Vocacional no curso de Pedagogia (1973 a 1988).
Atuou na formação contínua de professores das Escolas Técnicas Federais de todo país, enquanto docente convidada, junto à equipe coordenada pelo Prof. Dr. José C. Fusari no Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional (CENAFOR – MEC), órgão do Ministério da Educação.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1989, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas: Didática; na Pós-Graduação: Referências Teóricas da Didática na Educação Escolar. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (1997/99) e exerceu o cargo de Diretora (2002 a 2005). Enquanto Diretora representou a FE nos órgãos centrais da USP em várias Comissões, destacou: a Comissão de Pós Graduação (PRPG); a Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA); e a Comissão Permanente de Avaliação (CPA). Foi Pró–Reitora de Graduação, durante a gestão da então Reitora Profa. Dra. Suely Vilela, até dezembro de 2009. Aposentou-se em 2013, desde então é Professora Titular Sênior, junto ao EDM.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, ter sido professora nos cursos de graduação em Pedagogia e Licenciaturas, sendo a graduação o espaço formativo humano/intelectual/crítico mais importante da Universidade para uma formação cidadã de futuros profissionais; A constituição do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GEPEFE), em 1989 e as parcerias que o GEPEFE estabeleceu com outros Grupos da FEUSP, como por exemplo: GEPAPE, então coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura e o Grupo de Comunicação e Mídia, então coordenado pela Profa. Dra. Maria Felisminda de Rezende e Fusari.
Compartilhou a coordenação do GEPEFE, a partir dos anos 2000, com a Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida e o Prof. Dr. José C. Fusari, ambos do EDM/FEUSP, cujos doutorados orientou. Também destacou, durante sua gestão: a construção e inauguração do novo prédio da Biblioteca; a aprovação e realização de vários convênios em parcerias com os sistemas/escolas públicos de educação do Estado; Formação inicial e contínua de coordenadores pedagógicos de escolas públicas; curso de graduação em Pedagogia para os militantes do Movimento Sem Terra (MST), realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes e cursos de Licenciatura para comunidades indígenas. Além da elevação da nota do Programa de Pós-Graduação junto à CAPES; ampliação de convênios internacionais e a presença de pesquisadores nacionais e estrangeiros, bem como de autoridades públicas, dentre as quais destacou a do então Ministro da Cultura Gilberto Gil.
Ressaltou a qualidade profissional e humana dos funcionários não-docentes como condição essencial para as realizações acadêmicas da FEUSP, em geral, e suas em particular, enquanto docente, pesquisadora e gestora. Também registrou que as condições de trabalho e carreira propiciadas pela FE/USP, possibilitaram a realização de estágios e participações em universidades e congressos nacionais e internacionais e a realização de inúmeras pesquisas (16, sendo 11 coletivas).
Destacou ainda que aprendeu a ser diretora com a amiga Profa. Dra. Anna Maria de Carvalho, do EDM e ex diretora da FEUSP; Anna, dentre outras realizações, abriu e incentivou os professores do EDM e da FEUSP para a conquista de bolsas e auxílios das agências de fomento, principalmente junto à FAPESP, CNPq e CAPES. E que prendeu a ser Pró-Reitora com o Prof. Emérito Dr. Franco Maria Lajolo, Vice-Reitor (2006 a 2010), período no qual criaram o Programa INCLUSP – Inclusão Social na USP, bônus no vestibular para os egressos das escolas públicas, que abriu os caminhos para a política de cotas posteriormente implantada na USP. E com o Prof. Dr. István Jancsó, Titular do Depto. de História, então Diretor do IEB – Instituto de Estudos Brasileiros, que com sua tenacidade fez emergir na USP a Biblioteca Brasiliana – Guita e José Mindlin.