Memória do Corpo Docente – Sandra Maria Zákia Lian Sousa

SANDRA MARIA ZÁKIA LIAN SOUSA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Sandra Maria Zákia Lian Sousa nasceu em 13 de março de 1953, na cidade de Campinas, São Paulo.
Em 1975 formou-se em Pedagogia pela Universidade Mackenzie Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1986 concluiu seu Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em 1994 Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP).
Trabalhou no Ministério da Educação, Cultura e Desporto Fundação de Assistência ao Estudante (1982 a 1991), como Assessora Técnica, tendo como principais atividades: desenvolvimento de propostas curriculares; elaboração de projetos de supervisão; acompanhamento e avaliação de programas de assistência ao estudante; coordenação do Projeto Capacitação de Recursos Humanos, componente do programa EDURURAL/Nordeste (III Acordo MEC-Banco Mundial); negociação, implantação e coordenação do Projeto Capacitação de Recursos Humanos, componente do programa de Educação Básica para as regiões Norte e Centro-Oeste (IV Acordo MEC-Banco Mundial). Assumiu os cargos de Coordenação e direção da área de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Instituto de Recursos Humanos João Pinheiro / FAE e Chefia da Divisão de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica do Instituto de Recursos Humanos João Pinheiro / FAE. Entre 1976 a 1981, exerceu função docente na Universidade Mackenzie, Faculdade de Ciências, Letras e Pedagogia. De 1971 a 1976, exerceu atividades didáticas em Pré-Escola e 1º Grau, em diferentes estabelecimentos escolares e coordenação pedagógica no 1º Grau. Em 1990 exerceu função docente na PUC-SP.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1991, onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, ministrando as disciplinas:Seminário de Administração Escolar II; Administração de Serviços de Educação Especial; Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º graus; Legislação de Ensino Política e Organização da Educação Básica no Brasil; Aspectos éticos-político-educacionais para integração da pessoa com necessidades educativas especiais; Política Educacional Brasileira e o Portador de Deficiências: inclusão, integração e segregação e Avaliação Educacional: pressupostos teórico-metodológicos e propostas em realização no Brasil. Dentre outros cargos e funções, exerceu: de Membro titular do Conselho do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação; Vice chefia e Chefia do EDA; Diretora Financeira da Fundação de Apoio à FEUSP; Membro titular da Comissão de Publicações da FEUSP; Membro titular da Comissão de Pesquisa da FEUSP; Membro titular da Congregação da FEUSP; Membro Titular do Conselho Técnico Administrativo da FEUSP; Membro Titular da Comissão de Pós-Graduação da FEUSP e Vice Coordenadora da Área Temática da Pós-Graduação “Estado, Sociedade e Educação”. Seu campo de pesquisa privilegiado foi: política e avaliação educacional, com produções divulgadas em artigos e capítulos de livros.
Aposentou-se em 2009. Desde então, vincula-se exclusivamente à Pós-Graduação como professora colaboradora.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, sua seleção para o doutorado, onde conheceu sua futura orientadora, a Profa. Dra. Beatriz Fetzon. Ainda como doutoranda, em 1990, foi aprovada como docente e, desde então, seus vínculos institucionais e com colegas, alunos e orientandos se fortaleceram e propiciaram contínuo estímulo para manter seu compromisso com a educação pública em nosso país. Também destacou a formação de orientandos no campo da avaliação educacional.