Manifestação de repúdio da Congregação da FEUSP quanto à retomada de atividades presenciais nas escolas

FEUSPblue

A Congregação da Faculdade de Educação da USP, reunida em 30 de julho de 2020, manifesta sua preocupação e seu repúdio à possibilidade declarada pelos governos do estado e do município de São Paulo, relativamente à retomada de atividades presenciais nas escolas. Entendemos que é nosso dever vir a público expressar que, em virtude dos dados apresentados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde, no tocante ao estado atual da pandemia, não há qualquer condição para a retomada das aulas presenciais ainda este ano. Assim como a Universidade de São Paulo optou por manter as atividades remotas até o final do ano letivo, sugerimos que o mesmo procedimento seja seguido da Educação Infantil à Superior, tanto pública quanto privada. Especialmente no que concerne à Educação Básica, qualquer educadora(or) tem consciência de que será impossível assegurar que crianças, adolescentes, jovens e adultos/as guardem as medidas de biossegurança que impeçam a circulação e propagação do vírus. Cabe lembrar, ainda, que, entre a equipe que compõe a instituição escolar (gestoras e gestores, professoras e professores, funcionárias e funcionários), há pessoas nos grupos de risco. Além disso, sabe-se que, não apenas as(os) profissionais da escola e alunas(os) estariam vulneráveis, mas também toda a comunidade escolar. Reconhecemos a insuficiência do ensino remoto para o aprendizado de todas(os) as(os) alunas(os) e reconhecemos, inclusive, a desigualdade de acesso e de domínio das ferramentas virtuais por parte das(os) alunas(os) e professoras(es). Porém, compreendemos que, nas atuais circunstâncias, cabe conferir prioridade às questões de saúde pública; e permanecer com a utilização de meios de comunicação e informação remotos até o final do ano letivo.