Lançamento do livro da Profa. Carlota Boto “A liturgia escolar na Idade Moderna”

A LITURGIA ESCOLAR NA IDADE MODERNA

Obra aborda os principais representantes da educação da infância, dos séculos XVI e XVII, analisando suas ideias sobre práticas educativas e escolares cotidianas

A escola moderna tem uma fisionomia própria que a diferencia de suas antecessoras. É aquela que se dedica, ao mesmo tempo, a ensinar saberes e a formar comportamentos: tem por intuito instruir e civilizar. Essa dupla lógica se ergue à frente dos historiadores da educação como um verdadeiro desafio a ser enfrentado. A liturgia escolar na Idade Moderna (Papirus, 320 pp., R$ 59,90) é fruto de muitos anos de estudo e reflexão derivados da docência nas áreas de história e filosofia da educação de Carlota Boto.

“São os usos e os costumes da escola que compõem os modos perante os quais ela se estrutura. A escola é sua existência. E, portanto, a escola é sua história. Por isso mesmo, para pensar na escola que desejamos, é necessário meditar sobre a escola que recebemos. A história que vamos contar perpassa a Renascença e o século XVII”, explica a autora na Introdução do livro.

A apresentação e a análise da obra de autores clássicos – Erasmo, Montaigne, Lutero, Calvino, Juan Luis Vives – alicerçam a construção do texto, tecido em constante diálogo com pensadores de hoje, especialmente os que abordam os conceitos de educação, escola, civilidade, cultura e cultura escolar.

O objetivo da obra é analisar as matrizes culturais da escola moderna pelo estudo das práticas escolares postas em vigor em distintos locais e épocas. Para isso, toma como ponto de partida momentos históricos relevantes que tiveram inegável contribuição para a difusão da cultura das letras e para o surgimento da escola moderna: a invenção da imprensa; a Reforma protestante; a Contrarreforma católica; a elaboração do Ratio Studiorum jesuítico; a publicação da Didática magna, de Comenius, e do Guia das escolas cristãs, de La Salle, entre outros.

A liturgia escolar na Idade Moderna é leitura obrigatória a todos os que trabalham com o ensino da história da educação e a estudantes de cursos de Pedagogia e especializações várias no campo da educação.

1