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Publicações

 

Teses defendidas em Educação Especial - Feusp*

2019

FARIAS, Roseane Rabelo Souza. Itinerários da institucionalização da educação especial no Estado do Pará: perspectivas a partir da história social. Orientadora: Shirley Silva.

IKONOMIDIS, Vula Maria. Formação de professores especializados: avaliação, planejamento e acompanhamento do desenvolvimento educacional de estudantes com surdocegueira. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

LOZANO, Daniele. A interface entre educação especial e educação do campo em uma escola municipal do interior paulista: um estudo de caso.  Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

MOLETTA, Andréia Fernanda. A construção da prática pedagógica por professores universitários de educação física jovens doutores. Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

VIANNA, Adriana Beatriz Botto Alves. A acessibilidade e a usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

2018

LOPES, Ingrid Anelise. Inclusão e direito à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escola municipal paulistana.  Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Fernanda Cristina de. Educação Infantil, educação especial e planos nacionais de educação no Brasil pós anos 1990. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2017

ANDRIOLI, Mary Grace P. Desenvolvimento na área de tecnologia assistiva: desafios e possibilidades em institutos federais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

DIAS, Marília Costa. Instruções discursivas acerca da deficiência intelectual: entre a concepções e implicaç?es para as políticas públicas. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

VIEIRA, Claudia Regina. Educação Bilíngue para Surdos: reflexões a partir de uma experiência pedagógica.  Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

2016

KUMADA, Kate Mamhy Oliveira. Acesso do surdo a cursos superiores de formação de professores de Libras em instituições federais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2015

ZANON, Christian. Studio comparato dell’attenzione educativa nella diagnisi e nel trattamento sul disturbo da deficit di attenzione e iperattivitá (DDAI) in Brazile e Italia. Universidad de Burgos. Espanha. Universidade de São Paulo. Brasil. Orientadores: Alfredo Jiménez Eguizábal; Fernando Lezcano Barbero. Rosângela Gavioli Prieto.

2014

BRANDÃO, Kelly Crsitina. Educação inclusiva: para todos ou para cada um? alguns paradoxos (in) convenientes. Orientador: Rinaldo Voltolini.

FRANÇA, Marileide Gonçalves. Financiamento da educação especial: complexas tramas, permanentes contradições e novos desafios. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2013

BRITO, Fabio Bezerra de. O movimento social surdo e a campanha pela oficialização da língua brasileira de sinais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

GONZALEZ, Roseli Kubo. Educação especial e processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2011

BAUTHENEY, Katia Cristina Forli. Transtornos de aprendizagem: quando ir mal na escola torna-se um problema médico e/ou psicológico. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

CORMEDI, Maria Aparecida. Alicerces da aquisição da linguagem em surdocegos congênitos: o caminho para o mundo dos significados. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

ESPIRIDIÃO, Neide.Educação musical e formação de professores: suíte e variações sobre o tema. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

MAIA, Shirley Rodrigues. Descobrindo crianças, com surdocegueira e deficiência múltipla, no brincar. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

SALOMON, Sonia Maria. Valorização da experiência sensorial, intuitiva e emocional, na prática educativa: contribuições para o desenvolvimento dos educandos, para uma formação ética e para a Inclusão. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2010

RAHME, Monica Maria Farid. Laço social e educação: um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar.  Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2009

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra. As múltiplas influências, família – escola, na inclusão escolar de crianças com deficiência visual. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2008

PEREZ, Maria Alice Rosmaninho. Educação Especial em tempos de inclusão: política educacional e laços sociais. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2006

ORMELEZI, Eliana Maria. Inclusão educacional e escolar da criança cega congênita com problemas na construção subjetiva no desenvolvimento.  Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2005

AMARO, Deigles Giacomelli. Análise dos procedimentos utilizados em uma proposta de formação de educadores em serviço para uma prática inclusiva. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

MITSUMORI, Nancy Miyo. Matizes da educação inclusiva: um diálogo psicanálise-educação. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2003

RABELLO, Roberto Sanches. Um experimento de teatro educação no Instituto de Cegos da Bahia – jogo teatral e texto dramático. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2002

LESSA, Priscila Augusta. A produção de estratégias de locomoção e de orientação espacial: um estudo com universitários cegos. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

1994

MANZOLI, Luci Pastori. Caracterizando o Aluno Portador de Deficiência Mental. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

NASCIMENTO, Estelina Souto do. O Cotidiano em Saúde-Doença de Crianças Escolares. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

Dissertações defendidas em Educação Especial*

2019

ROSA, Marcos Rodrigo da. Trajetórias do público-alvo da educação especial no ensino médio paulistano. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2018

MENDONÇA, Eliane Marques. Formação de leitores surdos e práticas de letramento na perspectiva bilíngue: um estudo do estado da arte. Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

OLIVEIRA, Fabia Carvalho de. Educação Profissional de pessoas com deficiência: política e produção acadêmica, no Brasil, pós Lei 8.213/1.991. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

RODRIGUES, Isabel de Barros. (D)Efeitos da medicalização sobre a escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

SANTOS, Angélica Niero Mendes dos. A língua brasileira de sinais na educação de surdos: língua de instrução e disciplina curricular. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Primeira infância e situações de deficiências: elementos para uma análise do (não) direito à educação.  Orientadora: Shirley Silva.

2017

ALEXANDRINO, Daniela Fantoni de Lima. O Pibid e a deficiência: entre ações e tensões. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

BELAUNDE, Caroline Zimmermann. Os processos perceptivos do aluno surdo: o universo da Arte. 2017. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

FERRARESSI, Vanessa. Do Organismo ao corpo: um estudo sobre a representação do autismo nos meios de comunicação. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Souza. Ensino de História para cegos: investigando práticas com uso da iconografia. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

MARINO, Virgínia Gonçalves de Oliveira. Educação e pessoas com deficiência? a transitoriedade entre a universalização e a focalização. Orientadora: Shirley Silva.

MARTINS, Aline Tofolli. Inclusão de estudantes com diferenças funcionais: a construção de um currículo cultural da Educação Física no Cieja. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

SANTOS, Fábio Júnio da Silva. Escolarização e currículo: considerações no campo das deficiências. Orientadora: Shirley Silva.

WATANABE, Dalva Rosa. O Estado da arte da produção científica na área da surdocegueira no Brasil de 1999 a 2015. Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

2016

DIOGO, Lisiane Fonseca. Inclusão escolar, salas de recursos multifuncionais e currículo: tecendo aproximações.  Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

PAIXÃO, Elaine Cristina. Formação de professores do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos em São Bernardo do Campo. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

RIBEIRO, Raquel da Silva. Política paulistana de educação especial e infantil para crianças pequenas público-alvo da educação especial. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

ZANELLATO, Daniella. Educação de surdos e museus de Arte: interconexões possíveis. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

2015

LUPINACCI, Luciana G. R. O olhar do professor para a inclusão escolar – possíveis aproximações entre educação e psicanálise. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2014

CUNHA, Mariana Henrique daPolíticas municipais de educação especial de Campinas de 2005 a 2012. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

DAVIDS, Claudine Esther Costa. Trajetórias escolares de pessoas com deficiência física no município de São Paulo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2013

RAIMUNDO, Elaine Alves. Avaliação externa e educação especial na rede municipal de ensino de São Paulo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOARES, Rúbem da Silva. Educação bilíngue de surdos: desafios para a formação de professores. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2012

BENDINELLI, Rosanna Claudia. Redes de apoio e a política de inclusão escolar no município de São Paulo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

BRAUNSTEIN, Valéria Campinas. A inclusão escolar do aluno com transtornos invasivos de desenvolvimento e o acompanhamento do psicólogo: uma história em curso.  Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

FAGLIARI, Solange Santana dos Santos. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: ajustes e tensões entre a política federal e a local. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2011

ARAÚJO, Fernanda Braga de. Escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial? Orientador: Rinaldo Voltolini.

DEZOTI, Mariângela Carvalho. Indivíduo com síndrome de Down: identidade, história e legislação. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

SOTO, Ana Paula de Oliveira Moraes. Programa Educação inclusiva: direito à diversidade – proposição/implantação no município de Feira de Santana – BA . Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Fernanda Cristina de. “Como lobo em pele de cordeiro”: discursos das diferenças em textos narrativos infantil sobre a pessoa com deficiência. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2010

DIAS, Marília Costa. Atendimento educacional especializado complementar e a deficiência intelectual: considerações sobre a efetivação do direito à educação. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

FREITAS, Ana Paula Ribeiro. A educação escolar de jovens e adultos com deficiência: do direito conquistado à luta por sua efetivação. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

LIMA, Cibelle Carlos Sousa. Não ser, eis a questão: a constituição da identidade do professor inclusivo. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

MARTINS, Mary Grace. Direito à educação e acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação por alunos com deficiência. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

MORAES, Marly Kamiyama de. As contribuições do atendimento educacional em ambiente hospitalar para crianças que realizam tratamento oncológico. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

PEREIRA, Maria Luísa dos Santos. Permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns: a ótica de professores de 5ª a 8ª séries. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

SILVA, Maria de Fátima Neves da. Encaminhamento de alunos para salas de recursos: análise sobre os argumentos apresentados por professores de classes comuns. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

SILVEIRA, Marina Rodrigues da. Análise dos discursos “psi” acerca da neurose obsessiva. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

TELES, Carolina de Paula. Representações sociais sobre crianças negras na educação infantil: mudanças e permanências a partir da prática pedagógica de uma professora. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Marcia Maurilio. Surdocegueira e deficiência múltipla sensorial: Análise do Programa de Atendimento Domiciliar & Famílias Apoiadas. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2009

VIDAL, Jussara. Um diálogo entre a política cultural e a educação não-formal: contribuições para o processo de constituição da cidadania das pessoas com deficiência. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2008

ANTUNES, Renata Almeida. Inclusão escolar na pré-escola: o acesso ao currículo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

GIACOMINI, Lilia. Análise de um programa: “passo a passo” orientação e mobilidade para pessoas surdocegas. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

LEODORO, Juliana Pires. Inclusão escolar e formação continuada: o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

OLIVEIRA e SOUZA, Tanya Cecília Bottas de. Análise de uma proposta de formação do professor no contexto da diversidade. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

TEIXEIRA, Valquíria Prates Pereira. Acessibilidade como fator de equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência na escola: análise de garantias legais em países da América Latina. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2006

ALAMINOS, Claudia. Discursos sobre inclusão escolar: o efeito Janus. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

ARAÚJO, Tatiana de. Educação e deficiência mental: a qualificação profissional como mediadora para a inclusão social e constituição do sujeito. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

GONZALEZ, Roseli Kubo. Análise dos critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco.  Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. Direito à educação e o Ministério Público: uma análise da atuação de duas promotorias de justiça da infância e juventude do interior paulista. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2005

DUARTE, Márcia Maria Baptista. Atendimento educacional público municipal aos alunos com necessidades educacionais especiais em Mauá: análise histórica de 1990 a 2003. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

ROSSI, Maria de Fátima Seixas Ferreira. Desmistificando o conceito de aluno deficiente mental – aspectos relevantes para a inclusão nas classes regulares da escola pública. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

2000

ORMELEZI, Eliana. O processo de formação de conceitos na criança cega. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

1996

GONÇALVES, Ana Carolina Ribeiro. A criança e a deficiência mental – a prática pedagógica e as concepções de Maud Mannoni em discussão. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

SALOMON, Sonia. Processo psico-pedagógico de desenvolvimento da eficiência visual de adultos portadores de visão subnormal: uma modalidade de atendimento, uma escuta, um olhar. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

1994

GIOVANONNI, Gilda Maria. Concepções de mães e professores sobre o portador da síndrome de Down. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

SANTOS, Edna Maria dos. Centro de Convivência e Cooperativa: um caminho em busca de uma perspectiva alternativa de saúde mental. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

Artigos

2019

ESTIMADO, Roberta Baessa; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de surdos e cegos na França e no Brasil. Revista Educação Especial, v. 39, p. 1-20, 2019.

LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; SOFIATO, Cássia Sofiato. A educação de cegos no Brasil do século XIX: revisitando a história. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, p. 283-300, 2019.

RODRIGUES, Isabel de Barros; KATZ, Ilana. ; ANGELUCCI, Carla Biancha . Inclusão escolar: para que o laço social suporte a diversidade da experiência humana. Psicologia, Ciência e Profissão – Diálogos, v. 15, p. 36-41, 2019.

SANTANA, Ronaldo Santos; SOFIATO, Cássia Geciauskas. Ensino de Ciências para todos: uma experiência com um estudante com deficiência intelectual. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 14, p. 1-27, 2019.

SILVA, Shirley; ZAGO, C. C. . A distopia provocada. Uma leitura sobre a formação docente e a atenção à escolarização de pessoas com deficiência. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 24, p. 191-204, 2019.

SOFIATO, Cássia Geciauskas; SANTANA, Ronaldo Santos. O ensino de Sciencias Naturaes e os alunos surdos do século XIX. Ciência & Educação (ONLINE), v. 25, p. 333-351, 2019.

VOLTOLINI, Rinaldo. Uma pedagogia esquecida do amor. ETD: Educação Temática Digital, v. 21, p. 363-381-381, 2019.

VOLTOLINI, Rinaldo. Interpretações Éticas à Educação Inclusiva. Educação e Realidade, v. 44, p. 1-18-18, 2019.

 

2018

ANGELUCCI, Carla Biancha; WATANABE, Adriana; BRANDSTATTER, Renata Montrezol. A produção conjunta dos pactos de trabalho em educação. ETD: Educação Temática Digital, v. 20, p. 475-494, 2018.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; SILVA, Shirley. SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Políticas, formação docente e práticas pedagógicas: reflexões acerca de uma Educação Infantil inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, p. 641-655, 2018.

BRITO, Fábio Bezerra de; PRIETO, Rosângela Gavioli. We did it ourselves?: The Deaf Social Movement and the Quest for the Legal Recognition of the Libras Sign Language in Brazil. Disability Studies Quarterly, v. 38, p. 1, 2018.

FRANÇA, Marileide Gonçalves; PRIETO, Rosângela Gavioli. Financiamento da educação especial no município de Vitória: desafios à gestão. Educar em Revista (IMPRESSO), v. 34, p. 279-296, 2018.

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Abordagem fenomenológica existencial: da educação formal às relações sociais na vida. Psicopatologia fenomenológica contemporânea, v. 7, p. 21-32, 2018.

RODRIGUES, Isabel. de B.; ANGELUCCI, Carla Biancha. Estado da arte da produção sobre escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. Revista Psicologia Escolar e Educacional. vol.22, n.3, 2018.

VOLTOLINI, Rinaldo. O psicanalista e a pólis. Estilos da Clínica (USP. IMPRESSO), v. 23, p. 47-61, 2018.

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação UniSinos (online), v. 22, p. 147-155, 2018.

OLIVEIRA, Fábia de Carvalho; ANGELUCCI, Carla Biancha. Educação profissional de pessoas com deficiência no Brasil: marcos legais e reflexões ético-políticas. REV. TRIANGULO, v. 11, p. 19-40, 2018.

SANTANA; Ronaldo Santos; SOFIATO, Cássia Geciauskas. O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Ciências para estudantes surdos. Práxis Educativa (IMPRESSO), v. 13, p. 596-616, 2018.

SILVA, Kelly Cristina Santos ; ANGELUCCI, Carla Biancha. A lógica medicalizante nas políticas públicas de educação. Revista Educação Especial, v. 31, p. 683-695, 2018.

SIMÕES, Anaís Suassuna; LORENZINI, Ana Rita; PRIETO, Rosangela Gavioli; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira; SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de; MELO, Marcelo Soares Tavares de. A Educação Física e o trabalho educativo inclusivo. Revista Movimento, v. 24, p. 35-48, 2018.

SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de surdos no século XIX: currículo prescrito e modelo de educação. Cadernos de Pesquisa, v. 25, p. 207-224, 2018.

VIEIRA, Cláudia Regina; Molina, Karina Soledad Maldonado. Prática pedagógica na educação de surdos: o entrelaçamento das abordagens no contexto escolar. Educação e Pesquisa, v. 44, p. 1-23, 2018.

2017

FRANÇA, Marileide Gonçalves; PRIETO, Rosângela Gavioli. Gestão dos recursos voltados à educação especial em município brasileiro (2008-2014). Educação em Revista (UFMG. IMPRESSO), v. 33, p. 1-28, 2017.

LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa. ; SOFIATO, Cássia Geciauskas; OLIVEIRA, Margarete. A imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino. Revista da Educação PUC-Campinas, v. 22, p. 51-63, 2017.

PRIETO, Rosângela Gavioli; ANDRADE, Simone Girardi; SOUZA, Márcia Maurílio. Inclusão escolar, permanência e direito à aprendizagem: estudo sobre trajetórias e desempenho escolar em uma escola municipal. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, p. 389, 2017.

SOFIATO, Cássia Geciauskas; ANGELUCCI, Carla Biancha. Educação inclusiva e seus desafios: uma conversa com David Rodrigues. Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 43, p. 283-295, 2017.

ZERBATO, Ana Paula; CLARO, Daiana Lopes. O processo de inclusão escolar do aluno surdo em escolas comuns: caminhos e perspectivas. Cadernos de Pós-Graduação (UniNove), v. 16, p. 77-98, 2017. (não disponível em formato digital).

2016

ANGELUCCI, Carla Biancha; ARIOLI, Inea Giovanna Arioli. Psicologia latinoamericana. Psicologia em Movimento, v. 06, p. 71-73, 2016. (não disponível em formato digital).

FRANÇA, Marileide Gonçalves; PRIETO, Rosângela Gavioli. Financiamento da educação especial: controle social e acompanhamento das despesas educacionais no Brasil. Revista Educação especial em debate, v. 1, p. 33-51, 2016.

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano; LOPES, R. A. ; MOURA, M. C. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; RIBEIRO, M. O. O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em cursos de graduação em Pedagogia: uma possibilidade real? Revista Trilhas Pedagógicas, v. 6, p. 212-228, 2016.

NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro; SOFIATO, Cássia Geciauskas . A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores. ETD. Educação Temática Digital, v. 18, p. 352-368, 2016.

PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina. A formação de professores para atuar na inclusão escolar. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 70-74, 2016.

PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina.; BISSOLI, Lara Aparecida Rancan. As salas de apoio e acompanhamento à inclusão em São Paulo. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 178-186, 2016.

PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina; PRIETO, Rosângela Gavioli. Atendimento Educacional Especializado em São Paulo. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 201-206, 2016.

SCHILLING, Flávia; ANGELUCCI, Carla Biancha. Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 46, p. 694-715, 2016.

SILVA, Elaine Cristina Paixão; SOFIATO, Cássia Geciauskas. Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos. Revista Letras Raras, v. 1, p. 11-26, 2016.

SOFIATO, Cássia Geciauskas. Ontem e hoje: o uso de imagens na educação de surdos. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 789-794, 2016.

SOUZA, Fernanda Cristina ; PRIETO, Rosângela Gavioli. Plano Nacional de Educação e educação especial. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 841-845, 2016.

VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Eniceia Gomes.; ZERBATO, Ana Paula O trabalho em colaboração para o apoio à inclusão escolar: da teoria à prática docente. Interfaces da Educação, v. 7, p. 66-87, 2016.

VOLTOLINI, Rinaldo.; KISIL, Isabel Abreu. Ouvrir la porte par le dedans: ponctuations sur la scolarisation inclusive des enfants psychotiques. La Nouvelle Revue de l’Adaptation et de la Scolarisation, v. 1, p. 193-207, 2016.

VOLTOLINI, Rinaldo.; KUPFER, Maria Cristina Machado; INAFUKU, Cristina Keiko. Le traitement d’enfants en groupe hétérogène au sein de l’Éducation à visée thérapeutique: conséquences pour les pratiques d’inclusion à l’école. Cliopsy, v. 16, p. 25-39, 2016.

2015

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. O Corpo na arte ou a arte no corpo? Corpo, arte e dança em diálogo com a fenomenologia de Merleau-Ponty. Revista Digital Arte ConTexto, v. 3, p. 01, 2015.

PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina; PRIETO, Rosângela Gavioli; SOFIATO, Cássia Geciauskas. Formação de Professores e Educação Especial: reflexões e possibilidades. Revista Olhares, v. 03, p. 32-57, 2015.

VOLTOLINI, Rinaldo; LERNER, Ana Beatriz Coutinho. Psicanálise, Ética e Inclusão escolar. Nuances, v. 26, p. 74-92, 2015.

ZERBATO, Ana Paula; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Desenho infantil e aquisição de linguagem em crianças surdas: um olhar histórico-cultural. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 427-442, 2015.

2014

ANGELUCCI, Carla Biancha. Medicalização das diferenças funcionais – constinuismos nas justificativas de uma educação especial subordinada aos diagnósticos. Nuances, v. 25, p. 20-38, 2014.

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Produção artística na educação do campo capixaba: uma experiência de aprendizagem significativa. Divers@! (Matinhos), v. 7, p. 7, 2014.

PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina; SOFIATO, Cássia Geciauskas. O estado da arte de pesquisas sobre a educação de surdos no Brasil de 2007 a 2011. Educar em Revista (Impresso), v. 52, p. 229-256, 2014.

PRIETO, Rosângela Gavioli; PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina; GONZALEZ, Roseli Kubo. Educação especial e inclusão escolar: tramas de uma política em implantação. Educação e Realidade, v. 39, p. 725-743, 2014.

RAHME, Monica Maria Farid; MRECH, Leny Magalhães. Os efeitos da inserção escolar para alunos pouco convencionais. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 1-335, 2014.

SOFIATO, Cássia Geciauskas. Um olhar para a formação em Artes visuais no Brasil do século XIX: raízes históricas. Educação e Cultura Contemporânea, v. 11, p. 186-208, 2014.

SOFIATO, Cássia Geciauskas; REILY, Lúcia Helena. Dicionarização da língua brasileira de sinais: estudo comparativo iconográfico e lexical. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 40, p. 109-126, 2014.

2013

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Ver e Não Ver a pessoa com deficiência visual em sua educação formal – recortes de pesquisas. Benjamin Constant (Online), v. 1, p. 16-25, 2013. (não disponível em formato digital).

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Pesquisas em surdocegueira. Distúrbios da Comunicação, v. 1, p. 35-44, 2013. (não disponível em formato digital).

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano; CORMEDI, Maria Aparecida. Educação e Alteridade? presencial e virtual. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, v. 1, p. 117-122, 2013.

PRIETO, Rosângela Gavioli; ANDRADE, Simone Girardi Ribeiro; SILVA, Raquel da. Formação continuada como estratégia para atendes as novas demandas da educação especial. Intermeio (UFMS), v. 19, p. 102-125, 2013.

SILVEIRA, Adriana; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão, educação especial e poder judiciário: do direito a usufruir direitos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, p. 719-737, 2013.

SOFIATO, Cássia Geciauskas. Representação pictórica da língua de sinais: trajetória histórica. Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. 39, p. 67-74, 2013. (não disponível em formato digital).

2012

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* Até 2016, a Educação estava configurada como uma área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Educação da Feusp. A partir de 2017, a Educação Especial passou a ser uma linha de pesquisa vinculada à Área de Concentração Educação e Ciências Sociais – desigualdades e diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Feusp.