Ladesp

Publicações

 

Teses defendidas em Educação Especial - Feusp*

2019

FARIAS, Roseane Rabelo Souza. Itinerários da institucionalização da educação especial no Estado do Pará: perspectivas a partir da história social. Orientadora: Shirley Silva.

VIANNA, Adriana Beatriz Botto Alves. A acessibilidade e a usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem e o estudante surdo. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

2018

LOPES, Ingrid Anelise. Inclusão e direito à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escola municipal paulistana.  Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Fernanda Cristina de. Educação Infantil, educação especial e planos nacionais de educação no Brasil pós anos 1990. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2017

ANDRIOLI, Mary Grace P. Desenvolvimento na área de tecnologia assistiva: desafios e possibilidades em institutos federais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

DIAS, Marília Costa. Instruções discursivas acerca da deficiência intelectual: entre a concepções e implicaç?es para as políticas públicas. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

VIEIRA, Claudia Regina. Educação Bilíngue para Surdos: reflexões a partir de uma experiência pedagógica.  Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

2016

KUMADA, Kate Mamhy Oliveira. Acesso do surdo a cursos superiores de formação de professores de Libras em instituições federais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2015

ZANON, Christian. Studio comparato dell’attenzione educativa nella diagnisi e nel trattamento sul disturbo da deficit di attenzione e iperattivitá (DDAI) in Brazile e Italia. Universidad de Burgos. Espanha. Universidade de São Paulo. Brasil. Orientadores: Alfredo Jiménez Eguizábal; Fernando Lezcano Barbero. Rosângela Gavioli Prieto.

2014

BRANDÃO, Kelly Crsitina. Educação inclusiva: para todos ou para cada um? alguns paradoxos (in) convenientes. Orientador: Rinaldo Voltolini.

FRANÇA, Marileide Gonçalves. Financiamento da educação especial: complexas tramas, permanentes contradições e novos desafios. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2013

BRITO, Fabio Bezerra de. O movimento social surdo e a campanha pela oficialização da língua brasileira de sinais. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

GONZALEZ, Roseli Kubo. Educação especial e processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2011

BAUTHENEY, Katia Cristina Forli. Transtornos de aprendizagem: quando ir mal na escola torna-se um problema médico e/ou psicológico. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

CORMEDI, Maria Aparecida. Alicerces da aquisição da linguagem em surdocegos congênitos: o caminho para o mundo dos significados. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

ESPIRIDIÃO, Neide.Educação musical e formação de professores: suíte e variações sobre o tema. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

MAIA, Shirley Rodrigues. Descobrindo crianças, com surdocegueira e deficiência múltipla, no brincar. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

SALOMON, Sonia Maria. Valorização da experiência sensorial, intuitiva e emocional, na prática educativa: contribuições para o desenvolvimento dos educandos, para uma formação ética e para a Inclusão. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2010

RAHME, Monica Maria Farid. Laço social e educação: um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar.  Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2009

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra. As múltiplas influências, família – escola, na inclusão escolar de crianças com deficiência visual. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2008

PEREZ, Maria Alice Rosmaninho. Educação Especial em tempos de inclusão: política educacional e laços sociais. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2006

ORMELEZI, Eliana Maria. Inclusão educacional e escolar da criança cega congênita com problemas na construção subjetiva no desenvolvimento.  Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2005

AMARO, Deigles Giacomelli. Análise dos procedimentos utilizados em uma proposta de formação de educadores em serviço para uma prática inclusiva. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

MITSUMORI, Nancy Miyo. Matizes da educação inclusiva: um diálogo psicanálise-educação. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2003

RABELLO, Roberto Sanches. Um experimento de teatro educação no Instituto de Cegos da Bahia – jogo teatral e texto dramático. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2002

LESSA, Priscila Augusta. A produção de estratégias de locomoção e de orientação espacial: um estudo com universitários cegos. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

1994

MANZOLI, Luci Pastori. Caracterizando o Aluno Portador de Deficiência Mental. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

NASCIMENTO, Estelina Souto do. O Cotidiano em Saúde-Doença de Crianças Escolares. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

Dissertações defendidas em Educação Especial*

2018

MENDONÇA, Eliane Marques. Formação de leitores surdos e práticas de letramento na perspectiva bilíngue: um estudo do estado da arte. Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

OLIVEIRA, Fabia Carvalho de. Educação Profissional de pessoas com deficiência: política e produção acadêmica, no Brasil, pós Lei 8.213/1.991. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

RODRIGUES, Isabel de Barros. (D)Efeitos da medicalização sobre a escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

SANTOS, Angélica Niero Mendes dos. A língua brasileira de sinais na educação de surdos: língua de instrução e disciplina curricular. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Primeira infância e situações de deficiências: elementos para uma análise do (não) direito à educação.  Orientadora: Shirley Silva.

2017

ALEXANDRINO, Daniela Fantoni de Lima. O Pibid e a deficiência: entre ações e tensões. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

BELAUNDE, Caroline Zimmermann. Os processos perceptivos do aluno surdo: o universo da Arte. 2017. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

FERRARESSI, Vanessa. Do Organismo ao corpo: um estudo sobre a representação do autismo nos meios de comunicação. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Souza. Ensino de História para cegos: investigando práticas com uso da iconografia. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

MARINO, Virgínia Gonçalves de Oliveira. Educação e pessoas com deficiência? a transitoriedade entre a universalização e a focalização. Orientadora: Shirley Silva.

MARTINS, Aline Tofolli. Inclusão de estudantes com diferenças funcionais: a construção de um currículo cultural da Educação Física no Cieja. Orientadora: Carla Biancha Angelucci.

SANTOS, Fábio Júnio da Silva. Escolarização e currículo: considerações no campo das deficiências. Orientadora: Shirley Silva.

WATANABE, Dalva Rosa. O Estado da arte da produção científica na área da surdocegueira no Brasil de 1999 a 2015. Orientadora: Karina Soledad Maldonado Molina.

2016

DIOGO, Lisiane Fonseca. Inclusão escolar, salas de recursos multifuncionais e currículo: tecendo aproximações.  Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

PAIXÃO, Elaine Cristina. Formação de professores do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos em São Bernardo do Campo. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

RIBEIRO, Raquel da Silva. Política paulistana de educação especial e infantil para crianças pequenas público-alvo da educação especial. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

ZANELLATO, Daniella. Educação de surdos e museus de Arte: interconexões possíveis. Orientadora: Cássia Geciauskas Sofiato.

2015

LUPINACCI, Luciana G. R. O olhar do professor para a inclusão escolar – possíveis aproximações entre educação e psicanálise. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

2014

CUNHA, Mariana Henrique daPolíticas municipais de educação especial de Campinas de 2005 a 2012. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

DAVIDS, Claudine Esther Costa. Trajetórias escolares de pessoas com deficiência física no município de São Paulo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2013

RAIMUNDO, Elaine Alves. Avaliação externa e educação especial na rede municipal de ensino de São Paulo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOARES, Rúbem da Silva. Educação bilíngue de surdos: desafios para a formação de professores. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2012

BENDINELLI, Rosanna Claudia. Redes de apoio e a política de inclusão escolar no município de São Paulo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

BRAUNSTEIN, Valéria Campinas. A inclusão escolar do aluno com transtornos invasivos de desenvolvimento e o acompanhamento do psicólogo: uma história em curso.  Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

FAGLIARI, Solange Santana dos Santos. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: ajustes e tensões entre a política federal e a local. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2011

ARAÚJO, Fernanda Braga de. Escolarização de alunos com graves acometimentos orgânicos e impasses na constituição psíquica: uma educação especial? Orientador: Rinaldo Voltolini.

DEZOTI, Mariângela Carvalho. Indivíduo com síndrome de Down: identidade, história e legislação. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

SOTO, Ana Paula de Oliveira Moraes. Programa Educação inclusiva: direito à diversidade – proposição/implantação no município de Feira de Santana – BA . Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Fernanda Cristina de. “Como lobo em pele de cordeiro”: discursos das diferenças em textos narrativos infantil sobre a pessoa com deficiência. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2010

DIAS, Marília Costa. Atendimento educacional especializado complementar e a deficiência intelectual: considerações sobre a efetivação do direito à educação. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

FREITAS, Ana Paula Ribeiro. A educação escolar de jovens e adultos com deficiência: do direito conquistado à luta por sua efetivação. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

LIMA, Cibelle Carlos Sousa. Não ser, eis a questão: a constituição da identidade do professor inclusivo. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

MARTINS, Mary Grace. Direito à educação e acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação por alunos com deficiência. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

MORAES, Marly Kamiyama de. As contribuições do atendimento educacional em ambiente hospitalar para crianças que realizam tratamento oncológico. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

PEREIRA, Maria Luísa dos Santos. Permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns: a ótica de professores de 5ª a 8ª séries. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

SILVA, Maria de Fátima Neves da. Encaminhamento de alunos para salas de recursos: análise sobre os argumentos apresentados por professores de classes comuns. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

SILVEIRA, Marina Rodrigues da. Análise dos discursos “psi” acerca da neurose obsessiva. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

TELES, Carolina de Paula. Representações sociais sobre crianças negras na educação infantil: mudanças e permanências a partir da prática pedagógica de uma professora. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SOUZA, Marcia Maurilio. Surdocegueira e deficiência múltipla sensorial: Análise do Programa de Atendimento Domiciliar & Famílias Apoiadas. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

2009

VIDAL, Jussara. Um diálogo entre a política cultural e a educação não-formal: contribuições para o processo de constituição da cidadania das pessoas com deficiência. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2008

ANTUNES, Renata Almeida. Inclusão escolar na pré-escola: o acesso ao currículo. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

GIACOMINI, Lilia. Análise de um programa: “passo a passo” orientação e mobilidade para pessoas surdocegas. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

LEODORO, Juliana Pires. Inclusão escolar e formação continuada: o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

OLIVEIRA e SOUZA, Tanya Cecília Bottas de. Análise de uma proposta de formação do professor no contexto da diversidade. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

TEIXEIRA, Valquíria Prates Pereira. Acessibilidade como fator de equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência na escola: análise de garantias legais em países da América Latina. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2006

ALAMINOS, Claudia. Discursos sobre inclusão escolar: o efeito Janus. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

ARAÚJO, Tatiana de. Educação e deficiência mental: a qualificação profissional como mediadora para a inclusão social e constituição do sujeito. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

GONZALEZ, Roseli Kubo. Análise dos critérios para promoção de alunos com deficiência intelectual em pré-escolas públicas de Osasco.  Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. Direito à educação e o Ministério Público: uma análise da atuação de duas promotorias de justiça da infância e juventude do interior paulista. Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

2005

DUARTE, Márcia Maria Baptista. Atendimento educacional público municipal aos alunos com necessidades educacionais especiais em Mauá: análise histórica de 1990 a 2003. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientadora: Rosângela Gavioli Prieto.

ROSSI, Maria de Fátima Seixas Ferreira. Desmistificando o conceito de aluno deficiente mental – aspectos relevantes para a inclusão nas classes regulares da escola pública. Orientadora: Edna Antonia de Mattos.

2000

ORMELEZI, Eliana. O processo de formação de conceitos na criança cega. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

1996

GONÇALVES, Ana Carolina Ribeiro. A criança e a deficiência mental – a prática pedagógica e as concepções de Maud Mannoni em discussão. Orientadora: Leny Magalhaes Mrech.

SALOMON, Sonia. Processo psico-pedagógico de desenvolvimento da eficiência visual de adultos portadores de visão subnormal: uma modalidade de atendimento, uma escuta, um olhar. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

1994

GIOVANONNI, Gilda Maria. Concepções de mães e professores sobre o portador da síndrome de Down. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

SANTOS, Edna Maria dos. Centro de Convivência e Cooperativa: um caminho em busca de uma perspectiva alternativa de saúde mental. Orientadora: Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini.

Artigos

AMIRALIAN, M. L.; PINTO, E.; GHIRARDI, M. I.; LICHTIG, Ida; MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano; PASQUALIN, L.; Conceituando a deficiência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n.1, p. 97-103, 2000.

ANDRE, M. E. D. A.; IGARI, C. O. ; ALVES, C. S. ; CUNHA, D. O. ; PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina; PACHECO, M. M. D. R. ; HOBOLD, M. S. . Pesquisas sobre formação de professores: uma análise das racionalidades. Educação & Linguagem, v. 9, p. 90-104, 2006. (não disponível em formato digital).

ANGELUCCI, Carla Biancha. Medicalização das diferenças funcionais – constinuismos nas justificativas de uma educação especial subordinada aos diagnósticos. Nuances, v. 25, p. 20-38, 2014.

ANGELUCCI, Carla Biancha; WATANABE, Adriana; BRANDSTATTER, Renata Montrezol. A produção conjunta dos pactos de trabalho em educação. ETD: Educação Temática Digital, v. 20, p. 475-494, 2018.

ANGELUCCI, Carla Biancha; ARIOLI, Inea Giovanna Arioli. Psicologia latinoamericana. Psicologia em Movimento, v. 06, p. 71-73, 2016. (não disponível em formato digital).

ANJOS, Cleriston Izidro dos; SILVA, Shirley. SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Políticas, formação docente e práticas pedagógicas: reflexões acerca de uma Educação Infantil inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, p. 641-655, 2018.

ARAÚJO, M. C. K.; LICHTIG, Ida; COUTO, Maria Inês Vieira; MONTEIRO, S. R. G.; RAMOS, J. L. A.; VAZ, F. A. C. Sequelas auditivas e neuropsicomotoras em recém-nascidos de termo ictéricos tratados pelos métodos convencionais. Pediatria (USP), São Paulo, v. 19, n.2, p. 101-109, 1997. (não disponível em formato digital).

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra;  MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. A relação fraterna de crianças com cegueira congênita: estudo de três casos. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 13(2), p. 160-178, 2008.

BRITO, Fábio Bezerra de; PRIETO, Rosângela Gavioli. We did it ourselves?: The Deaf Social Movement and the Quest for the Legal Recognition of the Libras Sign Language in Brazil. Disability Studies Quarterly, v. 38, p. 1, 2018.

CARVALHO, Luciana Regina de Lima ; LICHTIG, Ida ; COUTO, Maria Inês Vieira . Avaliação do benefício do uso de aparelhos de amplificação sonora individual em crianças. International Archives of Otorhinolaryngology (Print), v. 15, p. 170-178, 2012.

CARVALHO, Luciana Regina de Lima; MECCA, Fabíola Ferrer Del Nero ; LICHTIG, Ida. Avaliação das habilidades de metarrepresentação em crianças de sete a oito anos. Pró-Fono, v. 20, p. 81-86, 2008.

CASELLA, Erasmo Barbante; CYPEL, Saul; OSMO, André; OKAY, Y; LEFÉVRE, Beatriz Helena; LICHTIG, Ida; MARQUESDIAS, Maria Joaquina . Sequelae from meningococcal meningitis in children. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 62, n.2, p. 421-428, 2004.

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ESPERIDIÃO, Neide; MRECH, Leny Magalhães. Educação Musical e diversidade cultural:uma incursão pelo viés da psicanálise. Revista da ABEM, v. 21, p. 84-92, 2009.

ESTIMADO, Roberta Baessa; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de surdos e cegos na França e no Brasil. Revista Educação Especial, v. 39, p. 1-20, 2019.

FRANCA, Marileide Gonçalves; PRIETO, Rosângela Gavioli. Financiamento da educação especial no município de Vitória: desafios à gestão. Educar em Revista (IMPRESSO), v. 34, p. 279-296, 2018.

FRANCA, Marileide Gonçalves; PRIETO, Rosângela Gavioli. Gestão dos recursos voltados à educação especial em município brasileiro (2008-2014). Educação em Revista (UFMG. IMPRESSO), v. 33, p. 1-28, 2017.

FRANCA, Marileide Gonçalves; PRIETO, Rosângela Gavioli. Financiamento da educação especial: controle social e acompanhamento das despesas educacionais no Brasil. Revista Educação especial em debate, v. 1, p. 33-51, 2016.

GARRUTTI, Erika Aparecida; MATTOS, Edna Antonia. Educação Especial: uma análise das diferentes dimensões históricas e políticas na formação de professores. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 1, p. 123-139, 2012.

GARRUTTI, Erika Aparecida; MATTOS, Edna Antonia. A autonomia na escola inclusiva: contribuições da ludicidade para o ensino e formação do professor. Revista @mbienteeducação, v. 04, p. 53-59, 2011.

GATTI, Bernadete A. ; ALVES, C. S. ; PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina. ; HOBOLD, M. S. ; CUNHA, D. O. ; VIEIRA, M. M. S. ; PACHECO, M. M. D. R. . Identidade profissional de professores: um referencial para pesquisa. Educação & Linguagem, v. 10, p. 269-283, 2007.

GIL, Juca; PRIETO, Rosângela Gavioli ; SOTO, Ana Paula de Oliveira Moraes; FREITAS, Ana Paula Ribeiro; GRINKRAUT, Ananda; ZICHIA, Andrea de Carvalho; BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro; CURSINO, Paula Regina; GONZALEZ, Roseli Kubo. Gestão das políticas de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais em municípios paulistas. Jornal de Políticas Educacionais, v. 4, p. 15-24, 2010.

GIORA, R. ; MARTINS, M. C. ;  MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Organização das Revista Trama Interdisciplinar 2. Revista Trama Interdisciplinar, v. 1, p. 5-12, 2010. (não disponível em formato digital).

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LAPLANE, Adriana Lia Friszman; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão, diversidade e igualdade na Conae 2010: perspectivas para o novo Plano Nacional de Educação. Educação & Sociedade (Impresso), v. 31, p. 919-938, 2010.

LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; SOFIATO, Cássia Sofiato. A educação de cegos no Brasil do século XIX: revisitando a história. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, p. 283-300, 2019.

LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa. ; SOFIATO, Cássia Geciauskas; OLIVEIRA, Margarete. A imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino. Revista da Educação PUC-Campinas, v. 22, p. 51-63, 2017.

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LICHTIG, Ida; CÁRNIO, Maria Silvia; COUTO, Maria Inês Vieira; AKIYAMA, Renata; GOMES, Mariana S R; MECCA, Fabíola. Atendimento fonoaudiológico centrado na família de crianças surdas de 3 a 6 anos de idade. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. LIV, n.115, p. 177-186, 2001. (não disponível em formato digital).

LICHTIG, Ida; CÁRNIO, Maria Silvia; GOMES, Mariana; MECCA, Fabíola; COUTO, Maria Inês Vieira ; CARVALLO, Renata Mota Mamede . Disponibilidade para atividades de leitura e escrita de crianças surdas e ouvintes de 3 a 6 anos de idade. Pró-Fono, São Paulo, v. 12, n.2, p. 67-72, 2000. (não disponível em formato digital).

LICHTIG, Ida; COUTO, Maria Inês Vieira ; MECCA, FABÍOLA F.D.N. ; HARTLEY, Sally ; WIRZ, Sheila ; WOLL, Bencie . Assessing deaf and hearing children’s communication in Brazil. Journal of Communication Disorders, v. 44, p. 223-235, 2011.

LICHTIG, Ida; COUTO, Maria Inês Vieira; LEME, Vanessa. Perfil pragmático de crianças surdas em diferentes fases linguísticas. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (Impresso), v. 13, p. 251-257, 2008.

LICHTIG, Ida; COUTO, Maria Inês Vieira; SOUSA, L. P.; IDEHIRA, P. N. Estratégias de comunicação utilizadas pelas mães para transmitir tarefas para crianças ouvintes e surdas. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 6, n.1, p. 39-45, 2001. (não disponível em formato digital).

LICHTIG, Ida; COUTO, Maria Inês Vieira ; MONTEIRO, S. R. G. ; CASELLA, Erasmo Barbante ; CARVALLO, Renata Mota Mamede; NAVARRO, J. Avaliação e acompanhamento audiológico após meningite bacteriana. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 57, n.3B, p. 808-812, 1999.

LICHTIG, Ida; COUTO, Maria Inês Vieira; MONTEIRO, S. R. G.; CASELLA, Erasmo Barbante ; OKAY, Y ; NAVARRO, J. Evolução do comportamento auditivo após meningite bacteriana: relato de caso. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 55, n.2, p. 334-338, 1997.

LICHTIG, Ida; MAKI, K. Estudos de níveis de ruídos ambientais e de ruídos gerados por incubadoras em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Pediatria (USP), São Paulo, v. 14, n.1, p. 30-34, 1992. (não disponível em formato digital).

LICHTIG, Ida; MONTEIRO, S. R. G.; COUTO, Maria Inês Vieira; HARO, F. M. B.; CAMPOS, M. S. C.; VAZ, F. A. C.; OKAY, Y. Avaliação do comportamento auditivo e neuropsicomotor em lactentes de baixo peso ao nascimento. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 47, n.1, p. 52-58, 2001.

LICHTIG, Ida; QUEIROZ, C. N.; COUTO, Maria Inês Vieira; EGUTI, E.; PANTANO, T.; IBID, S. A comparative study of auditory habituation in premature and term newborns using the method of observation of multiple responses to synthetized sounds. Proceedings of Xxivth World Congress Of The International Association Of Logopedics And Phoniatrics, Amesterdã, v. II, p. 889-892, 1998. (não disponível em formato digital).

LICHTIG, Ida; QUEIROZ, C. N.; COUTO, Maria Inês Vieira; MONTEIRO, S. R. G.; ZILOITTO, K. N.; NAZARIO, D.; DINIZ, E. M. A.; CECCON, M. E. J.; KREBS, V. L. J.; VAZ, F. A. C. Comportamento auditivo em neonatos internados em uma unidade de cuidados intensivos para recém-nascidos externos. Pediatria (USP), São Paulo, v. 19, n.3, p. 183-189, 1997. (não disponível em formato digital).

LICHTIG, Ida; RUGGIERI, M. Recém Nascidos gerados por mães com alto risco gestacional: estudo das emissões otoacústicas produtos de distorção e do comportamento auditivo. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, São Paulo, v. 68, n.2, p. 230-237, 2002.

LICHTIG, Ida; SLOMSKI, Vilma Geni; TRETELL, Marina; BARBOSA, Felipe Venâncio; COUTO, Maria Inês Vieira; AKIYAMA, Renata. Proposta para a promoção da aquisição e desenvolvimento da língua de sinais pela criança surda. Arqueiro (Rio de Janeiro), v. 8, p. 16-20, 2003. (não disponível em formato digital).

LICHTIG, Ida; WELLS, P. A. Behavioural assessment of neonatal responses to auditory stimuli. British Journal of Audiology, London, v. 14, p. 61-68, 1980. (não disponível em formato digital).

LICHTIG, Ida; WIRZ, Sheila. Preparing professionals to work effectively with community rehabilitation services. Saudi Journal of Disability Rehabilitation, Arábia Saudita, v. 5, n.1, p. 1-6, 1999. (não disponível em formato digital).

LICHTIG, Ida; WOLL, Bencie; CÁRNIO, Maria Silvia; AKIYAMA, Renata; GOMES, Mariana Szymanski Ribeiro. Deaf staff members´ participation in a Brazilian intervention programme for deaf children and their families: impacts and consequences. Deaf Worlds, Gloucestershire, v. 20, n.3, p. 281-297, 2004. (não disponível em formato digital).

MALUF, Maria Regina; ZANELLA, Maura Spada; PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina.Habilidades metalingüísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileiras. Boletim de Psicologia, v. LVI, p. 67-92, 2006.

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Abordagem fenomenológica existencial: da educação formal às relações sociais na vida. Psicopatologia fenomenológica contemporânea, v. 7, p. 21-32, 2018.

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano; LOPES, R. A. ; MOURA, M. C. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; RIBEIRO, M. O. O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em cursos de graduação em Pedagogia: uma possibilidade real? Revista Trilhas Pedagógicas, v. 6, p. 212-228, 2016.

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* Até 2016, a Educação estava configurada como uma área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Educação da Feusp. A partir de 2017, a Educação Especial passou a ser uma linha de pesquisa vinculada à Área de Concentração Educação e Ciências Sociais – desigualdades e diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Feusp.