RECURSOS DIDÁTICOS
“Recursos didáticos são todos os recursos físicos, utilizados com maior ou menor freqüência em todas as disciplinas, áreas de estudo ou atividades, sejam quais forem às técnicas ou métodos empregados, visando auxiliar o educando a realizar sua aprendizagem mais eficientemente, constituindo-se num meio para facilitar, incentivar ou possibilitar o processo ensino-aprendizagem”. (CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M. B. Recursos Didáticos na Educação Especial. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, nº. 5, p.15-20. 1996 (p.02)).
Para o planejamento de um recurso, sugere-se considerar:
Exequibilidade do projeto;
Replicação do recurso;
Contexto inclusivo de sua utilização;
Público-alvo;
Nível e etapa da educação básica;
Ano escolar;
Componente curricular a ser trabalhado;
Tema a ser desenvolvido;
Situação de deficiência que se visa a garantir participação e aproveitamento.
Conteúdo sugerido do manual:
Nome das/os autoras/es;
Modalidade e etapa educacional a que se destina;
Componente curricular que pretende desenvolver
Situação de deficiência que se visa a atender;
Objetivo pedagógico – descrever os objetivos que se se pretende alcançar com o uso do recurso;
Componentes (o que compõe o recurso) – peças que fazem parte do recurso, por exemplo, dado, cartões, etc.;
Número de participantes (manuseio do recurso);
Regras/ possibilidades de uso – descrever os procedimentos para a utilização do recurso.
Alguns exemplos:
Comunicação e expressão
Matemática
Ciências
História e Geografia
Projetos Interdisciplinares