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Eventos Elaborados pelo Ladesp

Pesquisa e Política Pública Debatem: Programa BPC na Escola e a promoção de direitos das pessoas com deficiência em Suzano              

ApresentaçãoFEUSP

 

Transmissão pelo canal do Laboratório Didático de Educação Especial – Ladesp, no YouTube.

Apresentação dos resultados da pesquisa sobre o Programa BPC na Escola, desenvolvida pela profª. Biancha Angelucci e pelo pós-doutor Luís Fernando de Oliveira Saraiva, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do município de Suzano/SP, no período de 2017 a 2021. Trata-se da última atividade do ciclo de compartilhamento de resultados da pesquisa, com financiamento CNPq.

 

#descrição de imagem: card azul escuro com letras brancas. No alto, à esquerda, a logomarca do Programa BPC na Escola, estudantes com e sem deficiência em uma sala de aula, em volta do professor. Na sequência, o título da atividade: Pesquisa e Política Pública Debatem: Programa BPC na Escola e a promoção de direitos das pessoas com deficiência em Suzano/SP. 13/12/21, das 19h às 21h30min. A Programação: 19h10min – Programa BPC na Escola e a garantia de direitos das pessoas com deficiência. Luís Fernando de Oliveira Saraiva e Biancha Angelucci (Feusp); Cleia M. Januário e Joari A. S de Carvalho (Prefeitura de Suzano/SP). 20h10min – Considerações sobre políticas públicas e pesquisa acadêmica. Geraldo Garippo e Anderson de Oliveira (Prefeitura de Suzano/ SP); Biancha Angelucci e Luís Fernando de Oliveira Saraiva (Feusp). No canto direito inferior as logomarcas da Feusp e da Prefeitura Municipal de Suzano. Fim da descrição.

Organização: Biancha Angelucci – EDF

Conferência com prof. Finn Ó Murchú (Irlanda)

A Educação Inclusiva na Irlanda

13/11 19h 

 

 


Clique aqui para assistir a Conferência na íntegra. Tradução concomitante

Organização: Biancha Angelucci – EDF

Conferência com prof. David Rodrigues (Portugal)

Educação Inclusiva: construir o avião durante o voo

20/8/2019 Auditório da FEUSP

Av. da Universidade, 308. Bl.B. Térreo

 

Clique aqui para acessar a Conferência na íntegra.

Currículo do prof. David Rodrigues

Presidente e fundador da Pró-Inclusão / Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Professor de Educação Especial doutorou-se na Universidade Técnica de Lisboa. Lecionou em universidades portuguesas (Porto, Açores e Coimbra) e estrangeiras (Bélgica, Estados Unidos, Brasil e China). Cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Handicap Internacional. É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros, dezenas de artigos em revistas da especialidade e integra o Conselho Editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Recebeu em 2007 o Prémio de Investigação “União Latina” e em 2017 o “Distinguished International Leadership Award” concedido pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA) distinção que foi saudada com um Voto de Congratulação unânime da Assembleia da República. Integra o Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e é, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.

Organização: Biancha Angelucci – EDF


IV Seminário de Políticas Públicas: Gênero e Raça em Interlocução com a Área de Educação Especial
Período: 10/06/2019



Ementa: Trata-se do IV Seminário de Políticas Públicas organizado pelo Grupo de Pesquisa Políticas de Educação Especial. O objetivo específico é oportunizar uma discussão sobre a interface entre as pesquisas e os estudos das áreas de gênero, raça e educação especial.
Organização: Rosângela Gavioli Prieto – EDA

Conferência com Judith Mckenzie (África do Sul)

Educação Inclusiva na África do Sul Organização Biancha Angelucci – EDF Rosângela Prieto – EDA

Clique aqui para assistir a conferência na íntegra. Tradução concomitante.

Palestra com prof. Joaquim Melro (Portugal)

A educação de surdos em Portugal: tempos e contratempos
Investigador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Formação de Escolas Antônio Sérgio, Lisboa-Portugal.
Organização Cássia Geciauskas Sofiato – EDF

Inclusão, educação de surdos e as interfaces com o ensino de ciências
Período: 22/03/2019
Ementa: O grupo de estudos Libras em questão (GESLIQUE) convida para a palestra “Inclusão, educação de surdos e as interfaces com o ensino de ciências” que será ministrada pelo Prof. Dr. Vinícius Catão de Assis Souza, docente da Universidade Federal de Viçosa.
Organização: Cássia Geciauskas Sofiato – EDF; Ronaldo dos Santos Santana

2018

II Colóquio Escolas Protagonistas – DESAFIOS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO-SUJEITO: Alfabetização, a criança e seu semelhante, instrumentos de acompanhamento


Período: 02/11/2018 a 03/11/2018
Ementa: Não são poucos os desafios enfrentados hoje pelas escolas quando se veem diante de crianças com entraves estruturais em sua constituição psíquica.
O aprendizado e a escolarização são atravessados por diferentes barreiras que vão se formando no encontro da criança-aluno com seu modo peculiar de funcionar e o modo como as escolas estão organizadas para ensinar.
As dificuldades começam na entrada da creche, quando os educadores deparam com um bebê-sujeito em desconexão com os outros, e precisam identificar o sofrimento psíquico, intervir e se reinventar em suas práticas como educadores, apostando no potencial terapêutico da boa cena educativa. Na educação infantil os desafios desdobram-se na relação com os colegas, na aquisição da fala, das regras, no brincar e continuam no Ensino Fundamental, no qual a alfabetização, almejada pelos professores e esperada pelos pais, não encontra eco em muitas dessas crianças. O desejo de aprender a ler, a escrever e de conhecer os conteúdos escolares pode estar comprometido e persiste até o Ensino Médio, quando o adolescente terá que enfrentar um tempo novo nos laços com os pares.
Este colóquio, fruto de um ano de trabalho do Lugar de Vida em parceria com escolas inovadoras e a Universidade de São Paulo, discutirá formas de levar esses alunos-sujeito à escola, ao conhecimento e aos outros, apresentando instrumentos de acompanhamento de base psicanalítica como o IRDI e o APEGI, além de outros instrumentos educacionais construídos pelas escolas, que buscam se reinventar a cada ano.
O desafio maior está, porém, na possibilidade mesma de afirmarmos que a inclusão escolar é uma prática consolidada. Será que em nosso momento atual pode-se falar em avanços e conquistas do movimento inclusivo? Ou estaríamos assistindo à circulação de mais uma notícia ?fake?, em que o aumento no número de matrículas de crianças em situação de inclusão vem apenas mascarar as velhas e persistentes condutas de exclusão?
Organização: Rinaldo Voltolini – EDF; Maria Cristina Machado Kupfer – EDF

III SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS – POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Período: 05/11/2018 
Ementa: Iniciativa do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas de Educação Especial, coordenado pela Profª Drª Rosângela Gavioli Prieto, o evento apresentará os resultados de pesquisas e estudos no campo da pesquisa em financiamento público da Educação, com destaque à palestra “Financiamento em Educação: o novo Fundeb”, do Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo, a qual será seguida de comunicações orais e debate nessa temática. Na sequência, ocorrerá o lançamento do livro “Políticas de Educação Especial”, da Editora CRV, que reúne trabalhos de pesquisadores desse Grupo de Pesquisa na área da Educação Especial.
Organização: Rosângela Gavioli Prieto – EDA

A educação de surdos no Brasil: memória e história dos 160 anos do Instituto Nacional de Educação de Surdos
Período: 10/09/2018
Emenda: A palestra será ministrada pela Profa. Dra. Solange Rocha- Docente do Instituto Nacional de Educação de Surdos – Departamento de Ensino Superior.
Organização: Cássia Geciauskas Sofiato – EDF

Pessoas com deficiência: rupturas do capacitismo e despatologização de identidades


Período: 16/05/2018 a 17/05/2018
Ementa: Objetivo Geral: Debater amplamente a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, a partir das políticas públicas e o ativismo de pessoas com deficiência, considerando principalmente, as contribuições da Psicologia, como ciência e profissão.
Objetivos Específicos: Promover a discussão interdisciplinar e multiprofissional sobre as barreiras atualmente vividas pela população com deficiência, bem como compartilhar as experiências de enfrentamento;
Ampliar a visibilidade do tema junto a psicólogas/os e demais profissionais das políticas públicas e estudantes de graduação;
Contribuir com as discussões intersecionais, incluindo, além dos marcadores sociais de gênero e etnicorracial, o marcador social referente à deficiência.
Organização Carla Biancha Angelucci – EDF

O(s) plano(s) formativo(s) para a escolarização de pessoas com deficiência: desdobramentos do debate atual
Período: 11/03/2018 
Ementa: –
Organização: Shirley Silva – EDA

Ementa: Este Seminário abordou a “infância e as deficiências” com a exposição de uma perspectiva sociológica e com o retrato dessa relação na educação infantil brasileira.
Organização: Shirley Silva – EDA

2017

Ementa: Política linguística para surdos
Organização: Rosângela Gavioli Prieto – EDA
Ementa: Com base em sua Carta de Princípios, o Fórum Permanente de Educação Inclusiva promoverá debate como parte da Semana de Ação Mundial 2017, com a temática implementação e monitoramento do Plano Nacional de Educação, em específico das metas 4 e 6 (educação especial / inclusiva e educação integral).
Organização: Rosângela Gavioli Prieto – EDA
Ementa: Trata-se do primeiro Seminário de Políticas de educação especial organizado por ex e atuais estudantes do Programa de Pós-graduação da Feusp, vinculados ao grupo de orientandos da profa. Rosângela Gavioli Prieto. Esse evento de abertura tem como tema específico a produção de análises da política de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a partir dos dados de matrículas produzidos em edições anuais do Censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Organização: Rosângela Gavioli Prieto – EDA

2016

Ementa: O Colóquio visa divulgar os resultados da pesquisa “(Re) Conhecendo a USP: contribuições da pesquisa e da extensão no campo das deficiências – II” que se desenvolveu no interior do “Programa Unificado de Bolsas” da Pró-Reitoria de Graduação. A pesquisa teve como objetivo construir um panorama dos e das docentes, das diferentes áreas do conhecimento, da Universidade de São Paulo, que têm como foco e temática de suas atividades na graduação, na extensão, na pesquisa e na pós-graduação, as questões relativas às pessoas com deficiência.
Organização: Shirley Silva – EDA
Ementa: A V Mostra de Pesquisas da Linha “Educação Especial”, da Área Temática Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças, tem como objetivo divulgar as pesquisas realizadas na linha pelos alunos e alunas do mestrado e doutorado.
Organização: Shirley Silva – EDA

Colóquio sobre Práticas Escolares em Educação Especial
Período: 02/06/2016 a 03/06/2016
Ementa: Trata-se de colóquio sobre as experiências de práticas escolares em Educação Especial em curso na rede estadual paulista e das redes municipais de Franco da Rocha, Santo André, São Bernardo e São Paulo. Na ocasião, haverá a abertura da II Exposição de recursos didáticos, produção das(os) estudantes do curso de Pedagogia da FE USP.
Organização: Carla Biancha Angelucci – EDF

VI Fórum Internacional sobre surdocegueira e deficiência múltipla sensorial e II Encontro Ibero latino Americano na área da surdocegueira e deficiência múltipla sensorial
Período: 17/05/2016 a 20/05/2016
Ementa: Este evento pretende divulgar o conhecimento científico produzido por pesquisadores de diferentes países no que se refere à surdocegueira e deficiência múltipla sensorial. Além de divulgar produções brasileira tanto acadêmicas quanto práticas desenvolvidas em escolas das diferentes redes de ensino.
Organização: Karina Soledad Maldonado Molina – EDM

Grupo de estudos Libras em questão– Palestra: O acesso do surdo a universidade pública
Período: 27/04/2016
Ementa: O palestrante abordará a questão do acesso do surdo a universidade pública.
Palestrante: Prof. Ms. Márcio Hollosi
Organização: Cássia Geciauskas Sofiato – EDF

2015

Educação especial: recursos didáticos
Período: 19/06/2015
Ementa: Práticas escolares com alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação
Uso de recursos didáticos adaptados para alunos com deficiência física e visual
Organização: Rosângela Gavioli Prieto – EDA

Ementa: O evento tem por objetivos promover o debate sobre os aspectos políticos, linguísticos e educacionais da educação de surdos em âmbito nacional e internacional e sobre os avanços e tensões relativos à implantação de diretrizes para a educação especial na perspectiva inclusiva.
Organização: Rosângela Gavioli Prieto – EDA

Educação Bilíngue para Surdos: novos olhares para um velho dilema
Período: 19/05/2015
Ementa: Apresentar as reflexões de dois pesquisadores da área de educação de surdos a respeito da educação bilíngue, a partir de olhares diferentes para uma questão fundamental ao tratarmos da educação de pessoas surdas.
Organização: Karina Soledad Maldonado Molina – EDM

(Re) Conhecendo a USP – contribuições da pesquisa e da extensão no campo das deficiências
Período: 16/04/2015 
Ementa: Este Colóquio vincula-se a pesquisa realizada junto aos Projetos desenvolvidos no âmbito dos Programas Ensinar com Pesquisa e Aprender com Cultura, vinculados respectivamente, às Pró Reitorias de Graduação e Cultura e Extensão, no período de 2009 a 2014, que tiveram como proposição ações vinculadas às pessoas com deficiência.
Organização: Shirley Silva – EDF

Grupo de estudos Libras em questão: Letramento em Libras: a escrita de sinais em SignWriting
Período: 17/03/2015
Ementa: A palestra Letramento em Libras: a escrita de sinais em SignWriting será ministrada pela Profa. Ms. Maria Salomé Soares Dallan.
Organização: Cássia Geciauskas Sofiato – EDF

2014

Grupo de estudos Libras em questão: A campanha para o reconhecimento oficial da língua de sinais pelo Estado no Brasil –
Período: 08/12/2014 
Ementa: A palestra “A campanha para o reconhecimento oficial da língua de sinais pelo Estado no Brasil” trata do reconhecimento da língua brasileira de sinais e seu percurso histórico, político e social.
Organização: Cássia Geciauskas Sofiato – EDF

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL
Período: 29/10/2014 a 31/10/2014
Ementa: Divulgar a produção científica na área da surdocegueira e deficiência múltipla e trazer discussões teóricas a respeito da efetividade da inclusão escolar a partir do trabalho com pontes de aprendizagem e famílias.
Organização: Karina Soledad Maldonado Molina – EDM

IV Encontro do Observatório Nacional de Pesquisa em Educação especial
Período: 26/05/2014 a 28/05/2014
Ementa: Trata-se de evento para divulgação e discussão dos dados de pesquisa nacional que tem como foco o programa de implantação de “Salas de Recursos Multifuncionais” (SRMs) do MEC, financiada pela Capes na modalidade observatório, em que participam representantes de 18 estados brasileiros, vinculados a 43 instituições de educação superior de 18 diferentes programas de pós-graduação. O estudo em rede prevê pesquisas em municípios com professores de salas de recursos, baseados na metodologia da pesquisa colaborativa, que tem como foco produzir simultaneamente conhecimento e formação; combinado com um estudo nacional do tipo survey com questionário on line que pretende coletar dados com uma amostra de 2.500 professores das SRMs.
Organização: Rosângela Gavioli Prieto – EDA

 

Ementa: Palestra que discute a importância e as práticas de famílias de pessoas com deficiência como parceiros de comunicação.
Organização: Karina Soledad Maldonado Molina – EDM

 

Libras em questão: a língua de sinais atípica e o desenvolvimento escolar da pessoa surda
Período: 21/05/2014 
Ementa: A palestra versará sobre a língua de sinais atípica e sua relação com a escolaridade da pessoa surda.
Organização: Cássia Geciauskas Sofiato – EDF

Libras em questão – O Ensino de Arte para surdos na Pinacoteca do Estado de São Paulo: uma proposta bilíngue.
Período: 09/04/2014
Ementa: A palestra O Ensino de Arte para surdos na Pinacoteca do Estado de São Paulo: uma proposta bilíngue será ministrada por Margarete de Oliveira e Sabrina Denise Ribeiro. Ambas atuam na Pinacoteca do Estado de São Paulo no Programa Educativo Públicos Especiais (PEPE). O objetivo é conhecer e divulgar o trabalho realizado pela Pinacoteca do Estado, especialmente para o público surdo.
Organização: Cássia Geciauskas Sofiato – EDF

Libras em questão– ProDeaf – novas tecnologias e surdez
Período: 19/03/2014
Ementa: Nesse encontro será ministrada uma palestra relacionada ao tema novas tecnologias e surdez. Será apresentado o software ProDeaf.
“O ProDeaf é um software de tradução de texto e voz na língua portuguesa para Libras – a língua brasileira de sinais, com o objetivo de realizar a comunicação entre Surdos e ouvintes”.
Palestrantes: João Paulo Oliveira e Renato Kimura
Organização: Cássia Geciauskas Sofiato – EDF

2013

Ementa: Este seminário pretende divulgar aspectos teórico-conceituais a respeito da Síndrome de CHARGE. Propõe uma discussão a respeito da cognição tátil na atuação junto a pessoas com surdocegueira ou deficiência múltipla sensorial. Propicia vivência a respeito da educação física com pessoas surdocegas.
 
Organização: Karina Soledad Maldonado Molina – EDM
Ementa: Ciclo de conferências que têm como finalidade abordar o entrelaçamento que se estabelece em espaços eminentemente constituídos por acervos culturais a partir da relação entre cultura, educação e pessoas com deficiência.
Organização: Shirley Silva – EDA

Encontros Abertos do Grupo de estudos Libras em questão: Abertura dos trabalhos e inserção de temáticas para estudo e aprofundamento. Práticas em Libras
Período: 21/03/2013

Ementa
O Grupo
A motivação para a criação do Grupo de Estudos, Libras em questão, deu-se a partir de discussões na disciplina de Libras (língua brasileira de sinais), ministrada pela professora Cássia G. Sofiato, no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação no segundo semestre do ano de 2012. Ao final da disciplina, um grupo de alunos manifestou o interesse em continuar estudando tal língua e em aperfeiçoar-se na atividade de tradução e interpretação. O grupo inicia as suas atividades a partir do primeiro semestre de 2013 e está aberto a novos participantes (surdos e ouvintes).

Objetivos
O Grupo propõe-se como um espaço interdisciplinar para o estudo e a reflexão da língua brasileira de sinais e as implicações de tal língua para o desenvolvimento da pessoa surda. Além disso, perpassa a questão do uso da língua brasileira de sinais em atividades de tradução e interpretação.

Dinâmica dos encontros
A cada encontro serão discutidos temas relacionados ao nosso objeto de estudo, além da realização de atividades que envolvem o uso da língua brasileira de sinais. Também contaremos com a participação de alguns convidados que atuam na área da surdez e que desenvolvem trabalhos relacionados a Libras. Os encontros mensais serão realizados no Ladesp (Laboratório de Educação Especial da Faculdade de Educação- sala 126/ Bloco B)


O Grupo
A motivação para a criação do Grupo de Estudos, Libras em questão, deu-se a partir de discussões na disciplina de Libras (língua brasileira de sinais), ministrada pela professora Cássia G. Sofiato, no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação no segundo semestre do ano de 2012. Ao final da disciplina, um grupo de alunos manifestou o interesse em continuar estudando tal língua e em aperfeiçoar-se na atividade de tradução e interpretação. O grupo inicia as suas atividades a partir do primeiro semestre de 2013 e está aberto a novos participantes (surdos e ouvintes).

Objetivos
O Grupo propõe-se como um espaço interdisciplinar para o estudo e a reflexão da língua brasileira de sinais e as implicações de tal língua para o desenvolvimento da pessoa surda. Além disso, perpassa a questão do uso da língua brasileira de sinais em atividades de tradução e interpretação.

Dinâmica dos encontros
A cada encontro serão discutidos temas relacionados ao nosso objeto de estudo, além da realização de atividades que envolvem o uso da língua brasileira de sinais. Também contaremos com a participação de alguns convidados que atuam na área da surdez e que desenvolvem trabalhos relacionados a Libras. Os encontros mensais serão realizados no Ladesp (Laboratório de Educação Especial da Faculdade de Educação- sala 126/ Bloco B)

Encontros Abertos do Grupo de estudos Libras em questão: A Libras e o desenvolvimento do trabalho linguístico nas escolas municipais de educação bilíngues para surdos
Período: 18/04/2013
Encontros Abertos do Grupo de estudos Libras em questão: O que todo pedagogo precisa saber sobre Libras
Período: 15/05/2013
Encontros Abertos do Grupo de estudos Libras em questão: Gramática da Libras
Período: 13/06/2013
Encontros Abertos do Grupo de estudos Libras em questão: Ensino de História para surdos
Período: 21/11/2013
Organização: Cássia Geciauskas Sofiato – EDF

Docentes do Ladesp na Mídia

III Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas da Educação Superior e Profissional Tecnológico

Privatização da Educação - Políticas em Disputa na Educação Especial - Rosângela

Mesa 01: Privatização da Educação: Políticas em Disputa na Educação Especial

Participação da professora Rosângela Gavioli Prieto

Organização: Fórum Permanente de Educação Inclusiva ES

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Decreto 10.502 e o desmonte das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Decreto 10.502 e o desmonte das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva - Biancha

Participação da professora Carla Biancha Angelucci

Organização: Programa de Estudo Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP)

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Foro Sur Pandemia y Después

Foro Sur Pandemia y Después - Pandemia y Conmoción Social

Mesa 01: Pandemia y Conmoción Social

Participação da professora Carla Biancha Angelucci

Organização: Clínica Psicológica Udp

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La educación inclusiva en tiempos de pandemia

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Participação da professora Carla Biancha Angelucci

Organização: El Consejo de Transformación Educativa

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Live: Crianças e Adolescentes na Pandemia: proteger e produzir saúde mental

Live - Crianças e Adolescentes na Pandemia - proteger e produzir saúde mental - Biancha

Participação da professora Carla Biancha Angelucci

Organização: Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME)

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