IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA

Realizado em julho de 2016 como o tema central  “Financiamento da Educação: Avanços e impasses”

Em sua quarta edição, o Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) trouxe o tema “Financiamento da Educação: Avanços e impasses”. De acordo com o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Rubens Barbosa de Camargo, a reunião tem por objetivo incentivar mais pessoas a realizarem pesquisas sobre o assunto.

“A Fineduca se divide em três eixos: relação público e privado, condição do trabalho docente e políticas de fundos da educação”, destaca Camargo. A associação se reúne também para realizar reflexões acerca do papel da educação na sociedade brasileira; desenvolver estudos na área do financiamento da Educação; promover a divulgação de ideias e de estudos elaborados pelos sócios e colaboradores, entre outras atividades.

Criada em 2012, a Fineduca tem foco em contribuir para que os poderes públicos garantam a realização do direito à educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos, mediante um financiamento adequado, com a garantia de fiscalização e controle social.

Os vídeos a seguir são registros das mesas de debates e estão divididos pela exposição de cada participante (sem os debates).

dia 22/07/2016
Mesa de Debates 1   (videos)
A economia brasileira e as repercussões para a educação nacional

Prof. Dr. Thiago Alves – Universidade Paraná – Coordenador de mesa