III Seminário de Internacionalização da FEUSP

A Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação – CCInt-FE, realizou, nos dias 25 e 26 de maio de 2017, o III Seminário de Internacionalização da FEUSP . Foram apresentados 32 experiências internacionais recobrindo a pesquisa, o ensino e a extensão.

Estas experiências, desenvolvidas em 4 continentes (África, América, Europa e Ásia), foram apresentadas por professores da FE, professores de instituições estrangeiras coordenadores de convênios com a FE ou interessados em estabelecer convênios, por estudantes da FE que fizeram estágios fora do país ou por alunos estrangeiros que encontram-se matriculados na FE, bem como de funcionários.

Os participantes estrangeiros são oriundos das seguintes universidades: The Ohio State University (EUA), Universidad de La Plata (Argentina),Universidade Pedagógica de Moçambique, Université de Strasbourg (França), Universidad de Cartagena (Colômbia), Universidad Humanismo Cristiano (Chile), Université de Soubornne (França) e University of Tsukuba (Japão).

Nossos alunos relataram experiências nas universidades: Universidad Nacional de Tumbes (Peru), Universidad de Antioquia (Colômbia), Aarhus University (Dinamarca), Universita Ca´Foscari (Itália), Universidad Pedagogica Francisco Morazan (Honduras), Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Lisboa (Portugal), Aichi University of Education (Japão) e University of Johannesburg (Africa do Sul).

As mesas foram coordenadas pelos professores FEUSP chefes de departamento e presidentes de comissões.

Tivemos também a presença do Prof. Dr. Moacyr Ayres Filho, diretor adjunto na área de mobilidade acadêmica da AUCANI (Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional) e da funcionária Patrícia Lima também da área de mobilidade acadêmica da AUCANI, a Vice-diretora da FEUSP, Profa. Dra. Diana Gonçalves Vidal e o presidente da CCInt-FE, Profº Drº Valdir Heitor Barzotto.

A aluna francesa/congolesa fez uma apresentação artística com danças típicas WALA do Congo.

Todas as apresentações contribuíram para pensar no processo de Internacionalização da nossa Universidade. As discussões foram frutíferas para a compreensão do que seja a internacionalização da universidade, e contribuirão na formação de novos convênios acadêmicos internacionais e no aprimoramento de nossa política de integração.

A Comissão Organizadora do Seminário agradece a presença de todos!

Programação:

Dia 25 de maio