II Mostra de Estágio da FE discute importância das escolas na formação docente

A II Mostra de Estágios da FEUSP é um evento organizado por educadoras do Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação (PFP-FE) que tem como objetivo socializar experiências de estágio de estudantes das licenciaturas com professores e profissionais de escolas públicas e das diretorias de ensino, docentes e estudantes da USP.

Nesta segunda edição da Mostra, realizada nos dias 09 e 10 de março, duas Mesas foram dedicadas à apresentação de estágios desenvolvidos no âmbito do Projeto Escolas Campo, piloto iniciado no segundo semestre de 2015 com 05 escolas públicas, que tiveram a participação de diretores, coordenadoras e professoras destas escolas.

Nas apresentações dos alunos do Projeto Escolas Campo, o destaque foi o contato com as escolas mediado pelos educadores e o acompanhamento do estágio, que proporcionou acolhimento e segurança, além da imersão no contexto escolar. Os profissionais das escolas campo, por sua vez, destacaram que a experiência no Projeto contribuiu para a implicação da escola como espaço formativo dos estagiários e para a superação da visão dicotômica entre teoria e prática.

Nas demais Mesas, os alunos apresentaram diferentes experiências de estágios, realizadas em escolas públicas, algumas delas integrantes do Guia de Escolas, um material on line sobre 65 unidades escolares que o PFP-FE disponibiliza aos estudantes para a realização dos estágios vinculados às disciplinas da Faculdade de Educação. Algumas das questões levantadas pelos estudantes dessas Mesas foram as dificuldades advindas da fragmentação dos estágios e a compreensão sobre a complexidade da educação pública.

Prestigiaram a II Mostra 216 alunos de diferentes institutos da USP, além de professores da rede pública e docentes da FEUSP, referendando esta edição da Mostra como espaço de discussão e formação sobre a prática docente na educação básica.