Exposição de fotos

Exposição do Acervo de fotos Alice Meirelles Reis no Jardim de Infância da Caetano de Campos – 1923 – 1935,
de 15 de outubro a 15 de novembro de 2014, no 1º Piso do Edifício da Biblioteca da Faculdade de Educação da USP.

De forma inovadora a Escola Caetano de Campos, primeira instituição pública de educação infantil para crianças de 4 a 6 anos em São Paulo, desde 1896, forma professores/as para a infância. Nesse contexto, a professora Alice Meirelles Reis produz  registros fotográficos de novas práticas pedagógicas com crianças, no período de 1923 a 1935, expostos nesta mostra. Ela é protagonista dos primeiros passos do magistério em nível superior,  no contexto de amplas transformações da Escola Caetano de Campos e  do compromisso da USP, desde sua criação, em 1934,  na formação de professores/as, há 80 anos, comemorados neste ano.

–––
Ao comemorar 80 anos de existência, a USP é instada, mais uma vez, a olhar o passado, compreender o presente e antecipar o futuro. Nesse movimento, reafirmar seu compromisso com a escola pública básica de qualidade, sobretudo pela investigação acadêmica na arena educacional e pela insistência na formação inicial para o magistério, impõe-se como necessário. Como necessário também se faz ampliar as formas de acolhimento dos professores em exercício, oferecendo-lhes oportunidade da formação contínua. Estas foram preocupações que animaram a criação da Universidade de São Paulo e, ainda hoje, confirmam sua importância.

Como parte das comemorações “USP 80 anos”, a FEUSP apresentou no dia 15 de outubro a programação:

Cerimônia de Abertura
Representante da Reitoria
Representante da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão
Prof. Dr. José Goldemberg – Presidente da Comissão dos 80 anos da USP
Profa. Dra. Belmira Bueno – Diretora da FEUSP
Profa. Dra. Tizuko Kishimoto – Autora do livro e organizadora da Exposição
Inauguração da exposição de fotografias Jardim de Infância da Caetano de Campos – 1923-1935
Lançamento do livro Práticas Pedagógicas da Professora Alice Meirelles Reis – 1923 – 1935

Café acadêmico

Mesa-redonda USP: 80 anos de compromisso com a formação de professores
Coordenação: Profa. Dra. Diana Vidal – FEUSP
Profa. Dra. Myriam Krasilchik – FEUSP
Prof. Dr. Bruno Bontempi – FEUSP
Prof. Dr. Celso de Rui Beisegel – FEUSP
Profa. Dra. Janice Theodoro – FFLCH

Endereço:
Biblioteca da FEUSP, 1º piso,
Avenida da Universidade, 308.