Diversidade Cultural na Sala de Aula de Matemática: possibilidades de uso do Mancala e do Jogo da Onça
Período: 08/06/2017 a 08/06/2017
Historicamente, os currículos têm valorizado conteúdos, quase sempre distanciados dos saberes e fazeres dos próprios alunos e das comunidades que compõem as escolas públicas. Contudo, nas últimas décadas, diversas pesquisas têm mostrado a importância de descolonização das propostas curriculares e de decolonizar saberes e conhecimentos, inserindo temáticas ligadas às culturas indígena, africana e afro-brasileira que, muitas vezes, são invisibilizadas por uma cultura dominante e eurocêntrica, sobretudo, na matemática escolar. Nesta oficina, o participante terá a oportunidade de conhecer e jogar dois jogos de tabuleiro milenares: o Mancala, praticado por diversas etnias africanas e o Jogo da Onça, estruturado por povos indígenas nacionais. Além disso, pretende-se debater aspectos culturais, sociais e pedagógicos enfatizando que a prática destes jogos por educandos e educadores pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e do raciocínio matemático.
alunos de licenciatura em pedagogia ou matemática, professores de matemática e público em geral
08/06/2017 - 14:00 às 18:00 - Sala 123
Zaqueu Vieira Oliveira - EDM
Inscrições de participação: somente on line a partir de 20/04/2017 a 06/06/2017 - Vagas esgotadas