Inaugurar, cultivar, celebrar: a décima edição do Ciclo de Palestras Leitura, Educação, Literatura e Formação
Período: 06/06/2025 a 06/06/2025
Período: 06/06/2025 a 06/06/2025
Ementa | Resumo
Chegar à décima edição do Ciclo de Palestras Leitura, Educação, Literatura e Formação no primeiro semestre de 2025 é razão de festa. Queremos, de algum modo, celebrar a iniciativa que vem se marcando pela elaboração e partilha de reflexões cuja originalidade está em unir de maneiras novas os termos que intitulam o ciclo. Maneiras novas, em nosso entender, porque atentas à natureza dos estudos educacionais em suas dimensões epistemológicas, disciplinares e sociais em simultâneo. Concebido em 2019 e destinado à apresentação de ensaios para serem lidos e comentados pelos participantes desenvolveu, até o momento, os seguintes temas, em perspectivas sócio-histórica, psicológica, literária e didática :
1. A Formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos. 1º. semestre de 2019.
2. Obras literárias e seus efeitos educativos. 2º. semestre de 2019.
3. Os clássicos que escolhemos como nossos: reflexões sobre seus efeitos estruturantes em educação. - 1º. semestre de 2020 (não apresentado).
4. O que a escola faz? Apropriações de diferentes matrizes teóricas para algumas respostas. - 1º. semestre de 2022.
5. Os estudos educacionais e suas fontes. - 2º. semestre de 2022.
6. Ensinar e Aprender na Universidade. 1º. semestre de 2023.
7. Tempos e Espaços de Formação. 2º. semestre de 2023.
8. Relações pedagógicas na escola: os sujeitos e os saberes na produção da vida escolar. 1º. semestre de 2024
9. Autores, Interlocutores e Apropriações. 2º. semestre de 2024.
Inaugurar: Vale sublinhar que o momento inaugural da iniciativa surgiu também como decorrência de uma impecável colaboração do Prof. Dr. Décio Gatti, da Universidade Federal de Uberlândia, que apresentou aqui na FEUSP um estudo de sua autoria num modelo de exposição cuidadosamente concebida para leitura, em no máximo trinta minutos e exibiu de forma exemplar um investimento acadêmico de alto nível. Recuperamos o modelo para imaginar o Ciclo e para colocar nossos alunos em contato com algumas exigências próprias da vida universitária. Dentre elas a de uma exposição didática, sem ser simplificada, original e capaz e fazer proliferar entendimentos e ideias, partilhada sob a forma de leitura em tempo rigorosamente determinado, seguida dos comentários previamente elaborados por colegas que compuseram a mesa naquele momento. E assim se preservou a forma da leitura, como exposição didática e em estrita relação com a qualidade do texto exposto, bem como a elaboração prévia de um comentário escrito por um colega, lido na sequência da exposição, antes da abertura da palavra ao público. Exibindo, portanto, atributos que são característicos das aulas bem-feitas e da comunicação de resultados de pesquisas e reflexões. Cabe, assim, celebrar nesta hora, a contribuição que recebemos pela presença do Prof. Décio, que nos trouxe com a forma do seu trabalho, naquele momento, uma indicação para algo que nem sempre valorizamos e exploramos como recurso didático no cotidiano das trocas escolares/acadêmicas.
O fato de termos mantido, assim, ao longo dos anos entre 2019 e 2024, nossa iniciativa, fortalecendo-a institucionalmente e garantindo a divulgação dos trabalhos mediante as publicações dependeu também de uma feliz e bem-sucedida aproximação entre colegas e de uma grande disposição para o trabalho conjunto. Motivo de celebração, sem dúvida.
Cultivar: Tais foram algumas das condições que concorreram para que pudéssemos cultivar a iniciativa do Ciclo de modo a contribuir para a formação dos alunos, simultaneamente desenvolvendo articulações entre a pesquisa, o ensino e a extensão, pela divulgação ampla de nossas reflexões e debates. Ação de cultivar, no mais simples sentido do termo, passamos a cuidar da ideia e a alimentá-la como possibilidade de criar novas formas de ensino. E nessa direção a presença constante do recurso às obras literárias e o estímulo ao gosto pela leitura foi sendo também uma espécie de esteio para nossos interesses relativos à produção de conhecimentos de/sobre educação. Cultivo, cuidado e alimentação são metáforas fecundas para dar a medida do empenho que se põe no prolongamento do Ciclo, a cada semestre e para cada turma de alunos com quem partilhamos os trabalhos. Gostaríamos, então, de preservar essas vertentes no X Ciclo, a do amor dos começos, para usar uma expressão? de Pontallis, a inauguração da iniciativa, a ideia do cuidado tão necessária para que algo cresça e prolifere (o cuidado do mundo como herança para as novas gerações) e a possibilidade da celebração, como convite a novos investimentos e reconhecimento do que já se alcançou.
Celebrar: Desse modo, imaginamos que os ensaios a serem desenvolvidos e apresentados ao longo do primeiro semestre de 2025 pudessem retomar as ligações entre leitura, educação, literatura e formação, marcando as formas pelas quais se construíram os textos que cada um elaborou e ao mesmo tempo explicitando os ancoradouros teóricos que sustentaram as suas produções. Trata-se então, nesta próxima proposição, de estabelecer em nova reflexão, e pela observação das produções feitas no âmbito do Ciclo, o percurso intelectual que unifica (mas, pode até dispersar) os investimentos disciplinares ligados ao lugar de cada um dos professores participantes no quadro dos estudos sobre educação.
A vida escolar e sua cultura, os efeitos sociais e individuais da educação, a leitura e a literatura (as memórias, a ficção e as autobiografias, o pensamento educacional, as dimensões sociais, históricas e psicológicas sob o prisma do pensamento pedagógico, das ciências da educação (se assim podemos aqui conservar os termos) foram moldando nossos ensaios e fazendo proliferar nossos interesses de pesquisa, assim como novas ideias para a nossa atividade de ensino na graduação e na pós-graduação. Como tais questões se fizeram presentes? O que as unificou nos trabalhos? Como as escolhas teóricas que dirigem nossos estudos e pesquisas fortaleceram o tratamento dos problemas que são próprios da ligação entre os diversos planos da educação mencionados acima e tratados no âmbito dos ciclos? Tais são algumas das questões que motivam a elaboração dos trabalhos apresentados neste X Ciclo comemorativo.
1. A Formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos. 1º. semestre de 2019.
2. Obras literárias e seus efeitos educativos. 2º. semestre de 2019.
3. Os clássicos que escolhemos como nossos: reflexões sobre seus efeitos estruturantes em educação. - 1º. semestre de 2020 (não apresentado).
4. O que a escola faz? Apropriações de diferentes matrizes teóricas para algumas respostas. - 1º. semestre de 2022.
5. Os estudos educacionais e suas fontes. - 2º. semestre de 2022.
6. Ensinar e Aprender na Universidade. 1º. semestre de 2023.
7. Tempos e Espaços de Formação. 2º. semestre de 2023.
8. Relações pedagógicas na escola: os sujeitos e os saberes na produção da vida escolar. 1º. semestre de 2024
9. Autores, Interlocutores e Apropriações. 2º. semestre de 2024.
Inaugurar: Vale sublinhar que o momento inaugural da iniciativa surgiu também como decorrência de uma impecável colaboração do Prof. Dr. Décio Gatti, da Universidade Federal de Uberlândia, que apresentou aqui na FEUSP um estudo de sua autoria num modelo de exposição cuidadosamente concebida para leitura, em no máximo trinta minutos e exibiu de forma exemplar um investimento acadêmico de alto nível. Recuperamos o modelo para imaginar o Ciclo e para colocar nossos alunos em contato com algumas exigências próprias da vida universitária. Dentre elas a de uma exposição didática, sem ser simplificada, original e capaz e fazer proliferar entendimentos e ideias, partilhada sob a forma de leitura em tempo rigorosamente determinado, seguida dos comentários previamente elaborados por colegas que compuseram a mesa naquele momento. E assim se preservou a forma da leitura, como exposição didática e em estrita relação com a qualidade do texto exposto, bem como a elaboração prévia de um comentário escrito por um colega, lido na sequência da exposição, antes da abertura da palavra ao público. Exibindo, portanto, atributos que são característicos das aulas bem-feitas e da comunicação de resultados de pesquisas e reflexões. Cabe, assim, celebrar nesta hora, a contribuição que recebemos pela presença do Prof. Décio, que nos trouxe com a forma do seu trabalho, naquele momento, uma indicação para algo que nem sempre valorizamos e exploramos como recurso didático no cotidiano das trocas escolares/acadêmicas.
O fato de termos mantido, assim, ao longo dos anos entre 2019 e 2024, nossa iniciativa, fortalecendo-a institucionalmente e garantindo a divulgação dos trabalhos mediante as publicações dependeu também de uma feliz e bem-sucedida aproximação entre colegas e de uma grande disposição para o trabalho conjunto. Motivo de celebração, sem dúvida.
Cultivar: Tais foram algumas das condições que concorreram para que pudéssemos cultivar a iniciativa do Ciclo de modo a contribuir para a formação dos alunos, simultaneamente desenvolvendo articulações entre a pesquisa, o ensino e a extensão, pela divulgação ampla de nossas reflexões e debates. Ação de cultivar, no mais simples sentido do termo, passamos a cuidar da ideia e a alimentá-la como possibilidade de criar novas formas de ensino. E nessa direção a presença constante do recurso às obras literárias e o estímulo ao gosto pela leitura foi sendo também uma espécie de esteio para nossos interesses relativos à produção de conhecimentos de/sobre educação. Cultivo, cuidado e alimentação são metáforas fecundas para dar a medida do empenho que se põe no prolongamento do Ciclo, a cada semestre e para cada turma de alunos com quem partilhamos os trabalhos. Gostaríamos, então, de preservar essas vertentes no X Ciclo, a do amor dos começos, para usar uma expressão? de Pontallis, a inauguração da iniciativa, a ideia do cuidado tão necessária para que algo cresça e prolifere (o cuidado do mundo como herança para as novas gerações) e a possibilidade da celebração, como convite a novos investimentos e reconhecimento do que já se alcançou.
Celebrar: Desse modo, imaginamos que os ensaios a serem desenvolvidos e apresentados ao longo do primeiro semestre de 2025 pudessem retomar as ligações entre leitura, educação, literatura e formação, marcando as formas pelas quais se construíram os textos que cada um elaborou e ao mesmo tempo explicitando os ancoradouros teóricos que sustentaram as suas produções. Trata-se então, nesta próxima proposição, de estabelecer em nova reflexão, e pela observação das produções feitas no âmbito do Ciclo, o percurso intelectual que unifica (mas, pode até dispersar) os investimentos disciplinares ligados ao lugar de cada um dos professores participantes no quadro dos estudos sobre educação.
A vida escolar e sua cultura, os efeitos sociais e individuais da educação, a leitura e a literatura (as memórias, a ficção e as autobiografias, o pensamento educacional, as dimensões sociais, históricas e psicológicas sob o prisma do pensamento pedagógico, das ciências da educação (se assim podemos aqui conservar os termos) foram moldando nossos ensaios e fazendo proliferar nossos interesses de pesquisa, assim como novas ideias para a nossa atividade de ensino na graduação e na pós-graduação. Como tais questões se fizeram presentes? O que as unificou nos trabalhos? Como as escolhas teóricas que dirigem nossos estudos e pesquisas fortaleceram o tratamento dos problemas que são próprios da ligação entre os diversos planos da educação mencionados acima e tratados no âmbito dos ciclos? Tais são algumas das questões que motivam a elaboração dos trabalhos apresentados neste X Ciclo comemorativo.
Público
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Programação
Horários e Locais:
06/06/2025 - 09:00 às 18:00 - Auditório FEUSP
06/06/2025 - 09:00 às 18:00 - Auditório FEUSP
Organização
Juliana de Souza Silva - EDM
Denice Barbara Catani - EDM
Ana Laura Godinho Lima - EDF
Roni Cleber Dias de Menezes - EDF
Vivian Batista da Silva - EDM
Katiene Nogueira da Silva - EDM
Renata Marcílio Cândido (UNIFESP)
Patricia Aparecida do Amparo - EDM
Denice Barbara Catani - EDM
Ana Laura Godinho Lima - EDF
Roni Cleber Dias de Menezes - EDF
Vivian Batista da Silva - EDM
Katiene Nogueira da Silva - EDM
Renata Marcílio Cândido (UNIFESP)
Patricia Aparecida do Amparo - EDM
Inscrições: sem inscrição prévia
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br