Live do Observatório da Educação: Tecnologia, Educação e Cultura Digital (evento online)
Período: 26/09/2024 a 27/11/2024
Período: 26/09/2024 a 27/11/2024
Ementa | Resumo
Tecnologia, Educação e Cultura Digital
Palestrantes:
Prof. Dr. Sergio Amadeu da Silveira (Universidade Federal do ABC)
Prof. Dr. Sergio Bairon (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo)
Coordenação: Vivian Batista da Silva (FEUSP e EAFEUSP)
Ementa - Resumo
Hoje a cultura digital é um tema incontornável para a educação e suas tecnologias. Embora seja uma instituição marcada pela sua longa duração e por instituir tempos e espaços que em geral pouco se transformam, a escola sente o impacto dos usos de teclados e telas nas aulas. Desde as últimas décadas do século XX, em diferentes lugares do mundo, os governos têm se esforçado para levar os computadores às escolas, somando assim mais um recurso aos tão conhecidos cadernos e livros didáticos. Chegamos ao século XXI com as vastas possibilidades postas pela conexão com a internet e a ampliação dos usos de dispositivos digitais usados como os celulares e tablets, que imprimem novas lógicas de comunicação social, sobretudo entre os jovens, e reberveram também em novos desafios para a prática pedagógica dos professores.
Em 2020, com o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, o ensino à distância se tornou uma obrigação. Os usos das ferramentas digitais se firmaram numa situação imprevisível e dramática ao mesmo tempo. Por um lado, com o fechamento das escolas entre 2020 e 2021, elas perderam espaços, tempos, práticas e artefatos com os quais a vida escolar se organizava. Foi praticamente uma unanimidade entre alunos e professores a falta que se sentiu de crianças e docentes reunidos, da lousa escrita, das explicações, dos exercícios, das conversas, das dúvidas, dos cadernos sendo preenchidos.
Talvez não seja exagerado supor que esse sofrimento atingiu a todas as escolas, sobretudo as que contavam com condições de funcionamento muito precárias e até mesmo os colégios mais bem estruturados. Se não fosse a necessidade de isolamento social, talvez nem se imaginasse com tanta força o ensino fora da sala de aula. Nesse debate, grupos comerciais conclamavam o poder da cultura digital como a única e melhor alternativa para educar as jovens gerações. Ela poderia, nesse sentido, substituir a escola e os professores. Ao mesmo tempo, acompanhamos a defesa dos tempos e espaços escolares como um direito a ser garantido para todos. Entre os educadores sobretudo, ficaram claros os perigos postos pelos usos desordenados das ferramentas digitais.
Mesmo após a abertura das escolas, o debate continua. Várias escolas pelo mundo vêm proibindo o uso de celulares e outros dispositivos em sala de aula. Isso conduz a perguntas como: As tecnologias digitais são úteis à tarefa educativa? Podemos prescindir delas na escola? Conseguiríamos tirá-las do cotidiano de alunos e professores? Como a escola tem sido retratada através dessas redes sociais? Que tipo de interações sociais e relações com o conhecimento têm sido fomentadas e quais são os impactos para a educação? A live aqui proposta quer contribuir com essas reflexões sobre a tríade tecnologia, educação e cultura digital.
Público
Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação
Professores de Educação Básica (Educação Infantil: creche e pré-escola; Ensino Fundamental: EF I e EF II; e Ensino Médio) e Ensino Superior.
Diretores, Supervisores e Coordenadores Pedagógicos
Programação
Horário e local: 27 de novembro de 2024, das 20h às 21h30 - Plataforma online
Palestrantes:
Prof. Dr. Sergio Amadeu da Silveira (Universidade Federal do ABC)
Prof. Dr. Sergio Bairon (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo)
Coordenação: Vivian Batista da Silva (FEUSP e EAFEUSP)
Ementa - Resumo
Hoje a cultura digital é um tema incontornável para a educação e suas tecnologias. Embora seja uma instituição marcada pela sua longa duração e por instituir tempos e espaços que em geral pouco se transformam, a escola sente o impacto dos usos de teclados e telas nas aulas. Desde as últimas décadas do século XX, em diferentes lugares do mundo, os governos têm se esforçado para levar os computadores às escolas, somando assim mais um recurso aos tão conhecidos cadernos e livros didáticos. Chegamos ao século XXI com as vastas possibilidades postas pela conexão com a internet e a ampliação dos usos de dispositivos digitais usados como os celulares e tablets, que imprimem novas lógicas de comunicação social, sobretudo entre os jovens, e reberveram também em novos desafios para a prática pedagógica dos professores.
Em 2020, com o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, o ensino à distância se tornou uma obrigação. Os usos das ferramentas digitais se firmaram numa situação imprevisível e dramática ao mesmo tempo. Por um lado, com o fechamento das escolas entre 2020 e 2021, elas perderam espaços, tempos, práticas e artefatos com os quais a vida escolar se organizava. Foi praticamente uma unanimidade entre alunos e professores a falta que se sentiu de crianças e docentes reunidos, da lousa escrita, das explicações, dos exercícios, das conversas, das dúvidas, dos cadernos sendo preenchidos.
Talvez não seja exagerado supor que esse sofrimento atingiu a todas as escolas, sobretudo as que contavam com condições de funcionamento muito precárias e até mesmo os colégios mais bem estruturados. Se não fosse a necessidade de isolamento social, talvez nem se imaginasse com tanta força o ensino fora da sala de aula. Nesse debate, grupos comerciais conclamavam o poder da cultura digital como a única e melhor alternativa para educar as jovens gerações. Ela poderia, nesse sentido, substituir a escola e os professores. Ao mesmo tempo, acompanhamos a defesa dos tempos e espaços escolares como um direito a ser garantido para todos. Entre os educadores sobretudo, ficaram claros os perigos postos pelos usos desordenados das ferramentas digitais.
Mesmo após a abertura das escolas, o debate continua. Várias escolas pelo mundo vêm proibindo o uso de celulares e outros dispositivos em sala de aula. Isso conduz a perguntas como: As tecnologias digitais são úteis à tarefa educativa? Podemos prescindir delas na escola? Conseguiríamos tirá-las do cotidiano de alunos e professores? Como a escola tem sido retratada através dessas redes sociais? Que tipo de interações sociais e relações com o conhecimento têm sido fomentadas e quais são os impactos para a educação? A live aqui proposta quer contribuir com essas reflexões sobre a tríade tecnologia, educação e cultura digital.
Público
Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação
Professores de Educação Básica (Educação Infantil: creche e pré-escola; Ensino Fundamental: EF I e EF II; e Ensino Médio) e Ensino Superior.
Diretores, Supervisores e Coordenadores Pedagógicos
Programação
Horário e local: 27 de novembro de 2024, das 20h às 21h30 - Plataforma online
Público
Alunos de Educação Básica
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Diretores / Supervisores / Coordenadores Pedagógicos / Bibliotecários / Mães e Pais - familiares
Professores da Educação Básica
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Diretores / Supervisores / Coordenadores Pedagógicos / Bibliotecários / Mães e Pais - familiares
Professores da Educação Básica
Programação
Horários e Locais:
26/09/2024 - 20:00 às 21:30 - Plataforma Online
23/10/2024 - 20:00 às 21:30 - Plataforma Online
27/11/2024 - 20:00 às 21:30 - Plataforma Online
26/09/2024 - 20:00 às 21:30 - Plataforma Online
23/10/2024 - 20:00 às 21:30 - Plataforma Online
27/11/2024 - 20:00 às 21:30 - Plataforma Online
Transmissão Online (clique para ver os horários)
26/09/2024 - 20:00 às 21:30
23/10/2024 - 20:00 às 21:30
27/11/2024 - 20:00 às 21:30
23/10/2024 - 20:00 às 21:30
27/11/2024 - 20:00 às 21:30
Organização
Diretoria
Vinício de Macedo Santos - EDM
Vinício de Macedo Santos - EDM
Inscrições: sem inscrição prévia
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br