Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação: "Os 60 anos do golpe militar de 1964 e a Democracia hoje no Brasil"
Período: 25/04/2024 a 25/04/2024
No dia 25 de abril de 2024, ocorre no Auditório da FEUSP a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Educação, a ser ministrada pela Professora Emérita Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares, sobre o tema "Os 60 anos do golpe militar de 1964 e a Democracia hoje no Brasil". Como parte da Aula, será organizada uma caminhada até o Memorial aos Membros da Comunidade USP Vítimas do Regime da Ditadura Militar. Dadas as condições e desafios da democracia brasileira neste momento e a relação vacilante das instituições democráticas com a memória da última ditadura militar, e dado que no dia 25 de abril também se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, os participantes da caminhada levarão consigo os simbólicos cravos vermelhos, como modo de colocar em ressonância os gestos de resistência e levante que produziram o fim das ditaduras, cá e lá. A reivindicação da memória de nossa ditadura e daqueles e daquelas que a ela resistiram e a rememoração de gestos de levante e de potência que colocaram um fim à ditadura em Portugal, a despeito de suas singularidades históricas, são colocadas em relação no sentido da provocação de Michel Foucault, quando ao falar dos Direitos Humanos frente aos governos afirma que “Depois de tudo, somos todos governados e, a sob este título, solidários”. Ambas a necessidade de insistir em lembrar as vítimas e discutir essa parte de nosso presente, e a de recordar a beleza e os afetos em circulação no momento do levante nos animam na tarefa sempre recomeçada de enfrentar os autoritarismos e fascismos. A aula está marcada para as 18h e a caminhada para as 19h30 e são organizadas pelo Programa de Pós-Graduação da FEUSP.
25/04/2024 - 18:00 às 19:30 - Auditório FEUSP
Comissão de Pós-Graduação