XXIII SMELP - SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Período: 13/11/2024 a 14/11/2024
No currículo de língua portuguesa de todas as redes de ensino se observa uma grande mudança na presença e nas concepções de literatura e de seu ensino. As manifestações literárias afro-brasileira, e em menor escala as de outras pautas identitárias, têm ocupado espaço ao lado das literaturas que tradicionalmente faziam parte do currículo escolar. Trata-se de mudança não sem conflito, uma vez que diferentes argumentos se contrapõem em relação à legitimidade dessa presença, ou seja, critérios críticos estabelecidos pelos estudos literários se veem frente a correntes críticas mais contemporâneas que abrem outra perspectiva para a formação pela literatura. O SMELP mostra-se um espaço propício para colocar em pauta essa discussão tanto no seu âmbito teórico quanto do que revelam as práticas escolares.
Professores da Educação Superior
Professores da Educação Básica