Curso de Extensão: O Emílio de Rousseau e o conceito de formação humana
Período: 05/04/2024 a 05/04/2024
Curso à Distância

Objetivo: Trata-se, neste curso, de apresentar a obra Emílio, ou da Educação, publicada em 1762, situando-a no contexto histórico da França do século XVIII e, em particular, no quadro dos debates científicos de que participava seu autor, o genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). A última aula será reservada para um breve comentário sobre a recepção das ideias pedagógicas de Rousseau por parte de alguns protagonistas do movimento da Escola Nova no Brasil. A premissa adotada no curso pode ser assim enunciada: Emílio se inscreve num movimento cultural ligado ao Iluminismo que leva médicos e educadores a reflexões inéditas sobre a saúde do corpo infantil, não apenas no âmbito dos tratados de medicina, mas também na perspectiva da vida cotidiana, com efeitos sociais que remontam aos domínios da família e da educação doméstica. A prática do aleitamento materno entre as mulheres da nobreza, por exemplo, é um dos novos comportamentos inspirados pela leitura de Emílio que, ultrapassando a vida privada, terão reflexos na esfera pública. Adotando-se a perspectiva da longa duração, parece razoável a tese segundo a qual, no movimento de recepção da obra, as ideias pedagógicas de Rousseau não se encontram restritas à educação doméstica do Antigo Regime, mas antes, mostram-se constitutivas da estrutura de mentalidades na qual se inscrevem as ciências da educação do início do século XX, cujos sinais mais significativos em matéria de cultura escolar encontram-se nas práticas pedagógicas orientadas pelo conceito de "formação" e, por conseguinte, do ideal de aperfeiçoamento físico e moral do gênero humano.

On-line: de 01/03/2024 00:00 até 01/04/2024 23:59
Procedimento de inscrição: Preencher formulário no sistema APOLO; Anexar documentos pessoais: RG (não pode ser CNH) e CPF DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA INVALIDA A INSCRIÇÃO.

Carga Horária: 24 horas
Interessados nos estudos sobre Rousseau, em geral.
Professores da Educação Básica
Carlota Boto - EDF