Eventos

Evento

 
Agrupamentos multietários na educação infantil: potências, desafios e implicações da obrigatoriedade na rede municipal de São Paulo
Período: 30/06/2022 a 30/06/2022
Desde 2017, as educadoras do Programa de Formação de Professores (PFP/FEUSP) têm organizado debates com profissionais das redes públicas de educação básica a respeito de questões que as afetam diretamente. Alguns dos temas tratados foram igualdade de gênero, ocupação nas escolas, organização curricular, trabalho docente e reforma do ensino médio.

Para esses encontros são convidadas gestoras, coordenadoras pedagógicas, professoras e estudantes das escolas, em especial, daquelas com as quais o PFP estabelece parceria, para falar a partir de suas trajetórias de atuação e da experiência de suas unidades.

Neste semestre, em conversas com as unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo parceiras do PFP/FEUSP para realização dos estágios curriculares, foram recorrentes as falas sobre questões enfrentadas devido à implementação obrigatória dos agrupamentos multietários.

A proposta deste debate é evidenciar algumas dessas questões a partir da perspectiva plural e diversa que compõe as experiências de escolas da rede municipal de São Paulo. Promover debates dessa natureza, trazendo as vozes de profissionais da educação básica pública para dentro da universidade é uma forma de aproximar/estreitar laços entre esses dois espaços responsáveis pela formação de futuras/es professoras/es.

Profissionais convidadas:

Profa. Vydian Felix - graduada em educação física, professora na rede municipal de São Paulo desde 2002 e coordenadora desde 2010. Está coordenadora do CEI Samir Rachid Saliba desde 2019.

Profa. Maria Cláudia Fernandes - graduada em história, pedagogia, especialista em história social, professora na rede estadual até 2000 e na rede municipal de São desde 1997, tendo atuado também como coordenadora. Está diretora de escola desde 2007 e na EMEI Monteiro Lobato desde 2018.

Profa. Grazielli Lopes - graduada em pedagogia, especialista em educação infantil, professora na educação infantil desde 2008 e na rede municipal de São Paulo desde 2013. Está professora na EMEI Carolina Maria de Jesus desde 2018.

Debatedora: Profa. Natália Tazinazzo - graduada em pedagogia, professora desde 2005 e na rede municipal de São Paulo desde 2008. Está coordenadora no CEI Jardim São Joaquim desde 2019. Pesquisa artes e cultura da infância, com mestrado em educação pela USP e doutorado pelo Instituto de Artes da UNESP.

Mediação: jany elizabeth pereira - educadora do programa de formação de professores da FEUSP

O debate será transmitido no Canal da FEUSP no Youtube e as participantes poderão fazer comentários e perguntas pelo chat. Link de transmissão no Youtube: https://youtu.be/VeZCXJP_FLo
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Professores da Educação Básica
Programa de Formação de Professores FEUSP
Inscrições: sem inscrição prévia
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br