Temas Candentes do Brasil / Provocações Curriculares - Mineração no Brasil: da invasão portuguesa ao governo atual
Período: 15/12/2021 a 15/12/2021
As PROVOCACÕES CURRICULARES são um novo dispositivo formador do NAI-FEUSP, que será desenvolvido em pequenas séries, com informações que podem suscitar o debate e a reflexão sobre o os TEMAS CANDENTES do Brasil e sobre o momento atual.
Este dispositivo sempre será iniciado por uma exposição geral sobre o tema, seguido por dois ou três encontros de aprofundamento. Visa a instigar as comunidades escolares para que elas elaborem propostas curriculares relativas à TEMÁTICA, trazendo informações e estimulando a discussão pelas comunidades escolares (estudantes, professores, funcionários, pais e moradores do território escolar).
A primeira Provocação, voltada à Mineração no Brasil, será desenvolvida por Claudio Scliar: Géologo (UFRJ), doutor em Geociências (Unicamp), professor da UFMG (1980-2009) e Secretario de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (2003-2012). Atualmente é professor colaborador da Faculdade de Educação da UFMG e Coordenador do site CANAL MINERAL.
Os encontros de aprofundamento da TEMÁTICA MINERAL estão previstos para ocorrer no 1º semestre de 2022.
Alunos de Educação Básica
comunidades Escolares