Redes comunitárias: internet para escolas e comunidades?
Período: 26/11/2021 a 26/11/2021
Uma rede comunitária é uma rede de dados que provê conexão entre os dispositivos de acesso (computador, celular, tablet, etc.) dos usuários locais e uma forma de conectividade que busca suprir de forma independente e com baixo custo a falta de interesse comercial ou de infraestrutura de qualidade em certas regiões, geralmente de periferias urbanas ou áreas rurais.
Por isso, visando debater a proposta de implantação destas redes comunitárias tendo escolas públicas como articuladoras, o encontro será estruturado em dois momentos: um introdutório, focando o direito de acesso à internet nesse contexto e uma compreensão do que são redes comunitárias; e, depois, a discussão de experiências em curso, olhando para as comunidades constituídas e os possíveis papéis destas redes nos contextos locais, além de buscar compreender as infraestruturas necessárias e como mobilizar essa comunidade escolar para a temática. A título de experiências em curso, convidamos Hiure Queiroz, do Coolab e da Rede Portal sem Porteiras, para apresentar seu projeto de constituição de rede comunitária em Monteiro Lobato.
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Gestores e gestoras de escolas
Professores da Educação Básica