Período: 08/11/2021 a 29/11/2021
O V Seminário de Internacionalização e Nacionalização da FEUSP: Universidade e Solidariedade é a atual edição da série de eventos promovidos pela Comissão de Nacionalização e Internacionalização da FEUSP que teve início no ano de 2015. Em função da Pandemia de Covid-19 a quinta edição do Seminário será realizada de forma completamente remota e tem como objetivo apresentar as atividades de nacionalização e internacionalização realizadas pela Faculdade de Educação da USP, bem como refletir sobre os desafios atuais que se apresentam para nacionalização e internacionalização universitária. Para tanto o evento se desdobrará em mesas temáticas com docentes e discentes da Faculdade de Educação e de instituições parceiras onde serão tratadas pautas como as restrições de mobilidade no contexto pandêmico e as alternativas emergentes, as possibilidades e cooperação entre instituições de ensino e pesquisa do chamado Sul Global, as possibilidades e barreiras representadas pelo idioma para a cooperação internacional. Além das mesas temáticas, haverá seções em que estudantes de Graduação e Pós-Graduação apresentarão suas experiências de intercâmbios.
Programação:
Dia: 08/11, 10 h. Educação e formas de inclusão no sul global

Dia: 16/11 (terça-feira), 10 h. Mobilidade acadêmica na pandemia: restrições e alternativas emergentes;

Dia: 22/11. Apresentação de Experiências de Intercâmbio.

Dia: 29/11, 10 h. Os desafios da barreira lingüística para internacionalização
Professores da Educação Básica
Comissão de Cooperação Nacional e Internacional
Ana Luiza Jesus da Costa - EDF